Pão com queijo no alto de um rochedo é a sugestão do dia

Folha de S.Paulo – Cotidiano
20 de novembro de 2012

VANESSA BARBARA 

Se o tempo finalmente abrir, a sugestão para hoje é empacotar um lanche, pegar um cajado e sair para passear no Parque Estadual Alfredo Löfgren, o Horto Florestal, na Zona Norte da cidade (rua do Horto, 931). Ele funciona diariamente das 6h às 18h e tem entrada franca.

Além do lago com patos e gansos, há bugios, biguás, esquilos e tucanos em meio à frondosa quantidade de árvores exóticas (eucalipto, pinheiro-do-brejo) e nativas (pau-brasil, carvalho-nacional e jatobá).

O local conta com pista de cooper, playground, equipamentos de ginástica, bicas de água potável e o Palácio de Verão do Governo do Estado. Ao lado do Museu Florestal Octávio Vecchi (o Museu da Madeira) encontra-se o marco do Trópico de Capricórnio, que corta a região.

Saindo do parque e seguindo pela rua do Horto, o intrépido peregrino dá de cara com o Parque Estadual da Cantareira – Núcleo Pedra Grande (rua do Horto, 1799), parte de uma das maiores florestas urbanas do mundo. O complexo de Mata Atlântica é formado por mais três núcleos com trilhas para caminhada: Águas Claras, Engordador e Cabuçu.

Todos abrem aos sábados, domingos e feriados, exceto em dias de chuva, das 8h às 17h (último horário de entrada às 15h), e custam R$ 9.

 O núcleo mais próximo do Horto tem um atrativo especial: a Trilha da Pedra Grande, com 9,6 km de extensão (ida e volta), que vai parar num mirante de granito, a 1.010 metros de altitude, de onde se tem uma vista panorâmica da cidade de norte a sul e trechos da Serra do Mar.

Um pouco mais à frente, a trilha dá no pacato Lago das Carpas.

O parque não tem lanchonete, de modo que é recomendável levar seu próprio pão com queijo, refrigerante e bolo com faquinha para coroar a jornada.

Outros caminhos mais curtos no núcleo Pedra Grande são a Trilha da Bica (1,5 km) e a Trilha das Figueiras (1,2 km), ambas circulares e de mata fechada, num clima úmido e tranquilo.

É bom se apressar, pois em breve o Rodoanel Norte promete cravar a área de túneis e viadutos para a circulação de tráfego pesado.

  1. Eduardo disse:

    É um dos meus lugares favoritos nessa cidade caos. Ótima dica para quem nem sabe que a Pedra Grande existe. E também para relembrar quem está devendo uma nova visita. Irei no próximo final de semana, após curar essa gripe chata que me pegou.

    Topa ir comigo?

    Eu me asseguro dos víveres!