Traduções

Por Vanessa Barbara

Para ver os trabalhos de tradução avulsos, clique em “Traduções – Textos”

 

AVENTURAS DE ALICE NO PAÍS DAS MARAVILHAS
Lewis Carroll
Ilustrações: Yayoy Kusama

Ed. Globo, 184 pp.
Lançamento: 17/3/2014

Aventuras de Alice no País das Maravilhas, da Globo Livros, é forte candidato à lista dos grandes lançamentos editoriais de 2014 no Brasil. A edição promove o encontro de Lewis Carroll, precursor da literatura de vanguarda no século 19, com Yayoi Kusama, pioneira da pop art e do minimalismo no século 20. O resultado, potencializado pela tradução de Vanessa Barbara, é uma obra que resgata o prazer único do contato sensorial com o livro em plena virtualidade do século 21.

 


O GRANDE GATSBY
F. Scott Fitzgerald

Penguin/Companhia das Letras, 256 pp.
Lançamento: 30/09/2011

Nos tempos de Jay Gatsby, o jazz é a música do momento, a riqueza parece estar em toda parte, o gim é a bebida nacional (apesar da lei seca) e o sexo se torna uma obsessão americana. O protagonista deste romance é um generoso e misterioso anfitrião que abre a sua luxuosa mansão às festas mais extravagantes. O livro é narrado pelo aristocrata falido Nick Carraway, que vai para Nova York trabalhar como corretor de títulos. Passa a conviver com a prima, Daisy, por quem Gatsby é apaixonado, o marido dela, Tom Buchanan, e a golfista Jordan Baker, todos integrantes da aristocracia tradicional.

Na raiz do drama, como nos outros livros de Fitzgerald, está o dinheiro. Mas o romantismo obsessivo de Gatsby com relação a Daisy se contrapõe ao materialismo do sonho americano, traduzido exclusivamente em riqueza.

Aclamado pelos críticos desde a publicação, em 1925, O grande Gatsby é a obra-prima de Scott Fitzgerald, ícone da “geração perdida” e dos expatriados que foram para a Europa nos anos 1920.


AS AVENTURAS DE OOK E GLUK: MESTRES DO KUNG FU PRIMITIVOS DO FUTURO
Dav Pilkey

Cosac Naify, 176 pp.
Lançamento: Julho de 2011

Embalados pelo estrondoso sucesso de seu primeiro livro, As aventuras do Superbebê Fraldinha, Jorge e Haroldo voltam às livrarias com uma nova obra-prima. Desta vez, contam a saga de Ook e Gluk, dois amigos pré-históricos que, na luta contra o cruel Motopoto, acabam viajando no tempo e aprendendo kung fu com o Mestre Wong. A técnica e a filosofia dessa arte marcial milenar irão acompanhá-los numa jornada cheia de emoções fortes, paixões arrebatadoras e muita pancadaria. Todo em formato HQ, o livro inclui ainda Vire-O-Game em todos os capítulos, minicurso para aprender a falar cavernês (o idioma de Ook e Gluk) e mais de 527,2 erros gramaticais.


POR AMOR AO FUTEBOL!
Pelé

Companhia das Letrinhas, 40 pp.
Lançamento: 21/05/2010

O atleta do século. O maior artilheiro de todos os tempos. O rei do futebol. No país da bola, não são poucos os superlativos para descrever este que foi, sem dúvida, o símbolo máximo do esporte no Brasil. Em pouco mais de duas décadas de carreira, Pelé acumulou todos os títulos, marcas e recordes que se podem imaginar. Acumulou também lendas, como a de ter parado uma guerra para que as duas facções adversárias pudessem vê-lo jogar, ou a de quando um juiz, que o havia tirado de campo injustamente, acabou expulso do jogo pela torcida, que estava ali exclusivamente para ver seus gols.

Por amor ao futebol! é uma celebração dessa carreira. Dirigindo-se aos pequenos esportistas, Pelé fala de como surgiu sua paixão pela bola e do prazer de se estar em campo. Acompanhado das belas ilustrações de Frank Morrison, ele mostra aos jovens aspirantes a boleiros – e, de tabela, a nadadores, tenistas, corredores e a todos aqueles que um dia sonham com um futuro no esporte – que nenhum prêmio, título ou recorde pode prevalecer sobre o amor ao jogo, e que não há reconhecimento capaz de superar a ideia de que devemos viver, e nos dedicar, àquilo que realmente gostamos.


DIÁRIO DE UMA MOSCA
Doreen Cronin

Companhia das Letrinhas, 40 pp.
Lançamento: 16/4/2010

A vida de uma mosca pode ser mais interessante do que você pensa. Neste diário, conhecemos o dia a dia da nossa amiga Mosca, o que ela faz na escola, o que come, como são as aulas de voo, a sua enorme família e quem são seus melhores amigos: o Minhoca e o Aranha. Esses dois últimos, por sinal, são velhos conhecidos – para aqueles que já puderam ler seus diários, lançados em 2004 e 2008 pela Companhia das Letrinhas.

Doreen Cronin e Harry Bliss, a dupla por trás dos três diários, tecem mais uma engraçada trama sobre o mundo flutuante deste incrível sujeito de muitos olhos e seus improváveis amigos.


AFLUENTES DO RIO SILENCIOSO
John Wray

Companhia das Letras, 304 pp.
Lançamento: 14/04/2010

Terceiro livro do elogiado autor norte-americano John Wray, Afluentes do rio Silencioso narra um dia decisivo na vida de William Heller, jovem de dezesseis anos que sofre de esquizofrenia. Acometido de um delírio, ele foge da clínica psiquiátrica onde está internado e empreende uma jornada pelo sistema de metrô de Nova York.

Sozinho entre os túneis subterrâneos, pelos quais tem fixação – o que justifica em parte o apelido Lowboy, “garoto de baixo”, que também pode significar “garoto para baixo”, uma referência à sua condição mental -, William se move como um minotauro pelo labirinto povoado de mendigos, imigrantes e trens fantasmas da Nova York invisível para quem olha a partir da superfície. Sem que ele possa imaginar, sua mãe superprotetora contrata um policial especializado em casos de resolução difícil e ambos saem em seu encalço.

Opondo a imagem da cidade frenética e iluminada da superfície à descrição dos subterrâneos opressores onde se movimenta o personagem, o livro oferece uma brilhante metáfora da mente não medicada de William.


BREAKDOWNS – Retrato do artista quando jovem
Art Spiegelman

Companhia das Letras, 80 pp.
Lançamento: 13/11/2009

Em 1992, Art Spiegelman tornou-se o primeiro quadrinista a ganhar o prestigiado prêmio Pulitzer, por seu trabalho em Maus, graphic novel na qual narrava a história do pai, um sobrevivente de Auschwitz. Retratando os judeus como ratos e os nazistas como gatos, Maus acabou por se tornar um paradigma dos quadrinhos modernos. Ao combinar uma poderosa história autobiográfica a uma técnica ligada até então ou às crianças ou à contracultura, Spiegelman levou o gênero a um novo público, expandindo as fronteiras e o alcance das HQs.

Antes de Maus, no entanto, Spiegelman já vinha se consolidando como um dos mais criativos artistas de quadrinhos. Em suas histórias curtas, transitava livremente por diversos gêneros, ao mesmo tempo que, influenciado por Robert Crumb e pela explosão da HQ underground, levava a linguagem dos quadrinhos ao limite, com experimentos formais que até hoje se fazem sentir na produção de outros artistas. Na década de 1970, Spiegelman, “ousando chamar seu meio de arte”, segundo ele mesmo coloca no epílogo deste livro, reuniu as histórias que havia escrito nos anos anteriores em um álbum de luxo, capa-dura, que ele pretendia que fosse vendido em livrarias.

O resultado foi Breakdowns, um trabalho inovador que serviu como primeiro passo para quadrinhos independentes ganharem o grande público. Uma coletânea de histórias de mistério, autobiográficas, eróticas e de humor, Breakdowns traz ainda a história curta que daria origem a Maus. Agora, mais de trinta anos depois, Spiegelman revisita o livro. Ao conteúdo do original, reproduzido na íntegra, acrescentou um epílogo em prosa e, mais importante, uma introdução em quadrinhos, “quase tão grande quanto o livro que ela introduz”, segundo o autor.

Nestas novas tiras, Spiegelman volta à infância, ao primeiro contato com os quadrinhos, às descobertas que moldaram seu percurso de artista. Leitor voraz do Mad, das revistinhas de suspense e terror da E.C. Comics e de toda a trupe que formaria a primeira linha do quadrinho independente americano, Spiegelman conta, num misto de cinismo, doçura e humor, episódios dessa inusitada formação cultural. Ao mesmo tempo um trabalho de resgate histórico, tendo em vista que a edição original tornou-se objeto de colecionadores, e uma nova visão sobre o quadrinho enquanto arte, Breakdowns é Spiegelman em seu melhor, do início aos dias de hoje.


AKIMBO E OS LEÕES
Alexander McCall Smith

Companhia das Letrinhas, 80 pp.
Lançamento: 6/1/2009

Akimbo vive em uma grande reserva na África, onde convive com os bichos mais diferentes: girafas, javalis, zebras, búfalos… Ele até já salvou um bando de elefantes, infiltrando-se entre os contrabandistas de marfim que os matavam para vender suas presas e deixavam os filhotes para trás, sozinhos e sem meios de sobreviver – aventura narrada em Akimbo e os elefantes.

Mas agora ele está entediado: as férias começaram e seu pai, guarda-chefe da reserva, anda ocupado demais para dar atenção ao garoto. Até que, um belo dia de manhã, o pai de Akimbo avisa que vai se ausentar por alguns dias: precisa ir até uma das fazendas no sul, onde há ataques de leões a criações de gado. Leões!!! Akimbo não vai ficar de fora dessa. Ele não só convence o pai a acompanhá-lo na viagem, como passa a noite de tocaia com ele à espera do grande felino, e ainda acaba levando um filhote para casa.


TRÊS VIDAS
Gertrude Stein

Cosac Naify, 248 pp.
Lançamento: Novembro de 2008

Personalidade fundamental no modernismo e amiga de ícones como Picasso, Ernest Hemingway e Scott Fitzgerald, Gertrude Stein lançou Três vidas em 1909. Esse seu primeiro livro, composto por três novelas que contam as histórias de Anna, Melanctha e Lena, traz as marcas modernas da escrita de Stein, como a linguagem coloquial, as listas de adjetivos e a repetição de trechos ao longo da narrativa. Em texto especial para o site da Cosac Naify, Fabio de Souza Andrade destaca que as novelas “oscilam entre o naturalismo da leitora atenta que homenageia os Três contos, de Flaubert, e uma forma experimental mais revolucionária, antecipando um lugar central no modernismo anglo-saxão que, certamente, lhe coube por direito”.Três vidas, que, assim como as futuras obras de Stein, é recheado de referências à sua biografia, é o primeiro de quatro livros que a Cosac Naify publicará da autora.


TUTANKAMON – Vida e morte de um faraó
David Murdoch

Companhia das Letrinhas, 48 pp.
Lançamento: 3/11/2008

Em 1327 a.C., Tutankamon, faraó do Egito Antigo, foi enterrado numa tumba no Vale dos Reis. Trinta e dois séculos depois, em 1922 d.C., a tumba foi descoberta, com todos os tesouros praticamente intactos, pelo arqueólogo britânico Howard Carter e sua equipe. Graças a eles, o faraó esquecido tornou-se mundialmente famoso.

Foram meses de trabalho sem que nada fosse localizado até que a hipótese de Carter se confirmasse e ele encontrasse centenas de tesouros de valor inestimável empilhados dentro da tumba, em diversos cômodos. Vários em ouro maciço, esses objetos eram parte do material que, segundo os antigos egípcios, um faraó poderia precisar em sua vida pós-morte. Como é de se imaginar, muitos anos se passaram até que tudo fosse retirado, estudado e devidamente catalogado.

Partindo dessa descoberta incrível, arqueólogos e historiadores puderam compreender em detalhes diversos aspectos da vida no Egito Antigo. Os costumes, a religião, a política e a visão da morte, além da história da vida de Tutankamon, foram alguns dos aspectos revelados por meio de milhares de objetos variadíssimos dispostos na imensa tumba.


MOLVÂNIA – Um país intocado pela odontologia moderna
Tom Gleisner e Rob Sitch e Santo Cilauro
Tradução: André Conti e Vanessa Barbara

Companhia das Letras, 176 pp.
Lançamento: 27/10/2008

Bem-vindo à Molvânia, berço da coqueluche e maior produtor de beterrabas do mundo. Uma nação onde a bebida local – um brandy de alho curtido – deve ser evitada a todo custo e em que cada esquina promete uma surpresa, não necessariamente agradável. Esse minúsculo país no Leste Europeu (ao norte da Bulgária e próximo a Chernobyl, no sentido do vento) tem atraído milhares de visitantes à força ou por acidente, na tentativa de consolidar uma tradição turística à altura de seus imponentes charcos, fábricas de cimento e áreas radioativas dominadas por bandidos. Para se aventurar por esse terreno literalmente pantanoso, torna-se indispensável o uso do guia Molvânia: Um país intocado pela odontologia moderna, de Santo Cilauro, Tom Gleisner e Rob Sitch.

Nele, o intrépido viajante aprenderá a complexa cordialidade dos molvãos, com seus gritos histéricos e atitudes agressivas, bem como os segredos e os bastidores do prêmio Jovens Déspotas, que todos os anos agita a capital de Lutenblag. Conhecerá também um pouco da história molvã, desde a unificação do país pelo primeiro rei e santo padroeiro Fyodor I até o domínio soviético, passando por um breve período renascentista, que durou precisamente três semanas, no final de 1503. Fruto da mente de três humoristas australianos, o guia da Molvânia é uma divertida, e tortuosa, viagem à nação mais atrasada do mundo.


COMO FUNCIONA O INCRÍVEL CORPO HUMANO
Richard Walker

Cia. das Letras, 64 pp.
Lançamento: 20/10/2008
Prêmio FNLIJ 2009 – Melhor tradução

Nós, seres humanos, temos uma atração irresistível pelo nosso corpo. Em vários ramos da ciência, como anatomia, microscopia, fisiologia, neurologia, endocrinologia e biologia molecular, médicos e cientistas têm feito grandes descobertas – lentas, porém definitivas – sobre o seu complexo funcionamento.

Com a apresentação dos Idéias-Brilhantes – pessoas pequenininhas de grandes idéias -, este livro traça um panorama leve, porém informativo, sobre os mais diversos aspectos que envolvem o incrível corpo humano. A anatomia e o DNA, a alimentação e o processo digestivo, a respiração e o soluço, o sangue e o sistema imunológico, as doenças e os diversos processos de cura, o esqueleto e os músculos, a função da pele e o poder do cérebro, os olhos e os ouvidos… Esses homenzinhos não se cansam nunca!


AKIMBO E OS ELEFANTES
Alexander McCall Smith

Companhia das Letrinhas, 80 pp.
Lançamento: 16/5/2008

Imagine viver no coração da África, onde o Sol nasce todos os dias sobre as montanhas, e a savana se estende até o horizonte. Imagine viver num lugar onde os animais circulam livremente – elefantes, leões, crocodilos. Akimbo vive num lugar assim. Mas a África pode ser tão perigosa quanto bonita.

Contrabandistas de marfim estão matando elefantes para vender suas presas e deixando os filhotes para trás, sozinhos e sem meios de sobreviver. As autoridades locais não conseguem pegá-los e até mesmo o pai de Akimbo, chefe dos guardas florestais da reserva, não consegue impedi-los de perseguir os elefantes.

Mas Akimbo tem um plano: disfarçado de caçador, infiltra-se entre os contrabandistas e parte para salvar os elefantes de sua reserva.


CABEÇA-TUBARÃO
Steven Hall

Companhia das Letras, 480 pp.
Lançamento: 1/11/2007

Certo dia, Eric Sanderson acorda sem vestígios de memória: não sabe quem é, onde está nem como foi parar ali. Não encontra nenhuma foto ou documento com seu nome estampado. Como se não bastasse, começa a receber cartas de si mesmo. Guiado por elas, conhece uma psiquiatra, que o recebe no consultório com um diagnóstico tenebroso: amnésia dissociativa, uma forma rara da doença que arrasta suas lembranças de volta à estaca zero toda vez que ele apresenta algum progresso. Segundo a médica, Eric perdeu a namorada há três anos em um acidente na Grécia, e desde então começou a apresentar lacunas na memória. A doença só piorou, e a cada recorrência – aquela seria a décima primeira – ele se lembrava menos.

Porém, aos poucos Sanderson descobre que suas memórias não foram perdidas, mas devoradas por um tubarão de idéias que continua em seu encalço. Enquanto foge desse monstro feito literalmente de palavras, vai juntando as pistas de sua identidade perdida, com a ajuda de cartas que enviou para si mesmo do passado.

Entre túneis de palavras, subterrâneos de papel, sociedades secretas de arqueologia, monstros conceituais e amores de carne e osso, Sanderson encontra outro poderoso inimigo de identidades, além de um cientista-samurai afundado em papéis e inúmeras figuras pitorescas que se juntam a ele na caçada final.

Cabeça Tubarão é um verdadeiro jogo entre o mundo conceitual e o real, e sua originalidade se estende aos truques tipográficos, às criaturas de palavras que saltam de suas páginas e à criptografia de textos. Por todo o livro, há códigos e mistérios a serem decifrados, numa prosa que combina o ritmo frenético de um blockbuster com o refinamento literário de um escritor jovem e promissor.

“Uma graphic novel em prosa.” – Joyce Carol Oates, The New York Review Of Books

“Um misto de Alice no país das maravilhas com o filme Tubarão. […]Cabeça Tubarão é um thriller inovador no qual os tubarões do inconsciente escapam do reino simbólico.” – Times Literary Supplement

“Uma odisséia pós-moderna.” – New Statesman


Título do LivroO HOMEM ATÔMICO CHEGOU
Mini Grey

Cosac Naify, 32 pp.
Lançamento: Outubro de 2006

Ninguém escapa do hora de arrumar o quarto, pegar o tênis na sala ou de levar a louça para a cozinha. Agora as crianças ganharam um ajudante e tanto: o Homem Atômico! Ele tem mãos firmes, olhos de águia, calças de combate chocantes e cabelos reais – trabalha apenas com uma corda e o mascote Escolvado. Seus principais dons: vigiar a casa, salvar brinquedos, proteger torradas. O Homem Atômico chegou para mostrar que, com um pouco de imaginação, as tarefas domésticas podem se tornar bastante divertidas. Um criativo e engraçado convite ao universo privado das brincadeiras infantis modernas. Para meninos e meninas que não fogem das obrigações de casa.