O mais vendido

Postado em: 13th agosto 2012 por Vanessa Barbara em Crônicas, Folha de S. Paulo, TV
Tags: ,

Folha de S.Paulo – Ilustrada
13 de agosto de 2012

por Vanessa Barbara

Assisti “Carrossel” quando passou pela primeira vez, em maio de 1991, do alto da minha segunda série. Torcia fervorosamente pela gordinha Laura e pelo Davi, dono de uma tartaruga, e imitava o estilo de cabelo da Maria Joaquina. Adorava o Kokimoto Mishima e morria de pena do Cirilo.

Produzida pela rede Televisa e exibida pelo SBT, a novela mexicana era o remake de um título argentino, “Jacinta Pichimahuida, la maestra que no se olvida” [A professora que não se esquece]. Dublada e reprisada no Brasil três vezes, chegou a ultrapassar a audiência do Jornal Nacional e da principal novela da Globo, “O Dono do Mundo”.

(Na época, a atriz que interpretava a professorinha Helena desceu a rampa do Congresso Nacional com o presidente Collor.)

Em outubro de 2011, o SBT começou a filmar o novo “Carrossel”, um remake do remake, com atores brasileiros. A novela foi anunciada à exaustão na própria programação da emissora, através de rápidas e inesperadas inserções publicitárias em outras atrações.

Foi assustador: em pleno episódio de “Dois Homens e Meio”, surgiu um frame verde com os dizeres “Carrossel vem Aí”. Na novela “Pequena Travessa”, que também possuía uma personagem de nome Helena, apareceu um insert de 0,35 segundos com a imagem da protagonista de “Carrossel”. Também durante um episódio de “Chaves” viu-se um pôster na vila anunciando a atração do SBT.

Dois dias antes da estreia, a emissora exibiu um especial de cinco horas com o elenco da novela e os palhaços Patati e Patatá. No domingo, os atores foram ao “Programa Silvio Santos”.

Na segunda-feira, 21 de maio, a atração foi enfim exibida com ótimos índices de audiência, que mantêm até hoje. Sem mais necessidade de ser vendida (subliminarmente ou não), dedicou-se ao passo seguinte: vender.

A marca de sabonetes Lifebuoy é anunciada sem pudor a qualquer momento, quando as crianças brincam com argila ou quando alguém espirra, em arremedos constrangedores.

No capítulo do dia 7 de junho, o tema da aula foi bactérias e a necessidade de se lavar as mãos com sabonete. A classe inteira rumou ao banheiro e Jaime Palilo ficou feliz ao reconhecer a marca usada em casa. “Sua família faz bem”, disse a professora. “Lifebuoy tem a fórmula Active 5, que protege contra até dez doenças, por isso é o mais vendido do mundo.”

Até parece que estamos sintonizados no canal de tapetes.

  1. Valdinei disse:

    Site muito ruim, pois o título que é procurado não condiz com o texto.