O segredo de Gerson

Postado em: 21st novembro 2010 por Vanessa Barbara em Crônicas, Folha de S. Paulo, TV
Tags: ,

No próximo dia 29, segunda-feira, será revelado o segredo de Gerson, da novela “Passione” (Globo, 20h55). O personagem, vivido por Marcello Antony, tem uma obsessão patológica por algo que vê no computador, e que talvez esteja ligado a um abuso sexual sofrido na infância.

Desde meados de agosto, quando foi ao ar a cena em que a esposa de Gerson descobre o que há na tela, e o chama de “doente”, “podre” e “nojento”, pululam na internet várias especulações sobre o teor do mistério. Algumas alternativas já foram descartadas pelo autor da novela, Silvio de Abreu: Gerson não seria pedófilo e nem homossexual.

Além disso, a Globo teve de prometer à Goodyear, patrocinadora do personagem, que o enigma não seria nada escabroso. Segundo o diretor de marketing da firma, o que Gerson faz no computador “não é ilegal, é tratável e é algo do cotidiano”.

Portanto, podem esquecer as mirabolantes hipóteses de necrofilia, zoofilia e canibalismo, já que o relacionamento com cadáveres e coelhinhos não seria nada positivo para a imagem da empresa. Também coprofilia (fezes) é pouco provável, bem como formicofilia (relativo a pequenos animais, tais como caracóis, rãs e saúvas) e autonepiofilia (prazer em usar fraldas).

O acordo comercial que garante a caretice do mistério tirou um pouco da graça das especulações, que hoje se concentram em apostas mais modestas, como fetichismo por dedões do pé, voyeurismo via webcam e sadismo.

Outra explicação cogitada é a de que Gerson seria hacker – essa, além de tola, foi descartada assim que a esposa declarou que tinha “nojo” dele. A não ser que ele seja um enrustido usuário de Windows. “Não tem explicação! Você é podre!”, gritaria Diana, adepta da família Mac.

Fico imaginando a negociação entre os roteiristas e o patrocinador: fraldão pode? E envolver um punhado de besouros? Ter relações com alienígenas? Gostar de gente com soluço? Botar um trapézio no teto? Que tal se o Gerson fosse mulher, uma coruja ou o avô de si mesmo?

Nunca se sabe o que os anunciantes podem achar de um personagem que se revela, para nojo da esposa recatada, uma grande e gorda coruja. Pega mal em termos de RP.