01/07/2008 às 18h19
da Folha Online

Jornalista paulistana nascida em 1982, Vanessa Barbara colabora, assim como Emilio Fraia, com a revista “Piauí” e é também editora do almanaque virtual “A Hortaliça”.

Divulgação
A escritora Vanessa Barbara, que participa da Flip-2008, em Paraty
A escritora Vanessa Barbara, que participa da Flip-2008, em Paraty

 

Recentemente, publicou “O Livro Amarelo do Terminal” (Cosac Naify, 2008), livro-reportagem sobre a rodoviária do Tietê. Com Emilio Fraia é co-autora de “O verão do Chibo” (Objetiva, 2008).

Seu “O Livro Amarelo do Terminal” une a linguagem jornalística com recursos narrativos dos mais variados, o que acompanha a própria polifonia visual do cuidadoso projeto gráfico: as páginas amarelas servem de elemento, por exemplo, complementar às letras que ficam parcialmente sobrepostas, ao contrário dos capítulos de cunho mais histórico –esses lembram os antigos bilhetes de ônibus.

O terminal rodoviário do Tietê é o laboratório onde Vanessa experimenta a linguagem oral e o relato anônimo, retratando um dos espaços mais importantes da cidade de São Paulo.

Já sua parceria com Fraia, em “O Verão do Chibo” fornece a perspectiva de uma literatura cada vez mais experimental, não em sua linguagem ou tema, mas justamente no modo em que foi concebido: a quatro mãos. Como Jorge Luis Borges e Adolfo Bioy Casares já fizeram outrora.

A mesa na qual tomará parte na Flip terá também Emílio Fraia, Michel Laub e Adriana Lunardi.

http://www1.folha.uol.com.br/folha/ilustrada/ult90u417407.shtml