Os turistas de Eliézer

Postado em: 17th junho 2014 por Vanessa Barbara em Crônicas, Folha de S. Paulo
Tags:

Folha de S.Paulo – Folha na Copa
17 de junho de 2014

por Vanessa Barbara

Ninguém trata os turistas como Eliézer, motorista do ônibus executivo que sai do aeroporto de Salvador, passa por hotéis ao longo da orla e chega à Praça da Sé, depois de aproximadamente 34 km de percurso.

Já na saída, Eliézer pergunta a cada um dos passageiros qual o destino desejado – como não fala inglês, pede ajuda a outros turistas.

No meu caso, chegou a telefonar para o hotel usando o próprio celular: “Boa noite, meu nome é Eliézer, sou motorista da empresa Transalvador, estou transportando uma hóspede de vocês e vou deixá-la no Largo da Piedade”, disse ele, com a clareza e a circunspecção de um lorde. “Gostaria de pedir um ponto de referência do hotel. É próximo ao Bradesco? Ali no Campo da Pólvora? Pronto… perfeito.”

Ele não só indica o caminho como também dá conselhos firmes, tal qual um pai postiço soteropolitano. Quando um rapaz perguntou se poderia caminhar até o hotel em vez de tomar um táxi, ele reagiu com preocupação e me explicou: “É melhor que ele não faça isso. Ali tem muito ladrão”.

Num trajeto que demorou cerca de uma hora e meia, na véspera da partida entre Alemanha e Portugal, Eliézer despachou ao conforto de seus hotéis um total de quinze turistas, entre mexicanos, ingleses e alemães, revisando de vez em quando o trajeto: “Pituba, depois Rio Vermelho… Mar Hotel, Ondina… O senhor vai ficar onde mesmo?”.

A certa altura, chegou a descer do ônibus, atravessar a rua e pedir informações sobre a localização de um albergue.

Aos estrangeiros que desceriam no Pelourinho, rogou que não pedissem indicações a estranhos, mas recorressem a policiais ou taxistas. A um turista apressado, insistiu: “Tenha paciência… Por favor, tenha paciência”.

A linha S10, que opera apenas durante o período da Copa, tem uma tarifa de 28 reais e passa de vinte em vinte minutos. É uma alternativa razoável aos táxis, que, nos quiosques localizados dentro do aeroporto, cobram 130 reais pelo trajeto.

É uma opção também ao metrô de Salvador, que, depois de catorze anos em obras, finalmente foi inaugurado. Por enquanto, o sistema possui 6,6 km de extensão e consumiu 1 bilhão de reais, entre denúncias de superfaturamento e paralisações sucessivas. Nos dias de jogos, será exclusivo para torcedores com ingresso.

Na véspera da partida de ontem, de forma irônica, Eliézer acabou trabalhando até tarde e não sabia como ele próprio voltaria para casa. Talvez precisasse chamar um táxi e pedir reembolso da firma.

Ninguém trata os turistas como Eliézer. Resta saber como ele está sendo tratado.