Euforia olímpica

Postado em: 8th agosto 2012 por Vanessa Barbara em Crônicas, Folha de S. Paulo, Londres 2012
Tags: , ,

A vida está difícil para quem acorda de mau humor em plena Olimpíada

Folha de S.Paulo – Esportes
Especial Olimpíada
8 de agosto de 2012

por Vanessa Barbara

Estou hospedada num sobrado repleto de italianos, onde a língua oficial todo mundo sabe qual é: o grito. O Gianluca é crupiê e trabalha num cassino em Stratford, ao lado da Vila Olímpica. Ele vive gripado e anda pelo corredor de moletom, cabisbaixo, mas nos últimos dias parece contagiado pelo clima olímpico: Gianluca agora desce as escadas cantarolando e jogou vôlei comigo na cozinha domingo à tarde, ocasionando um pequeno incidente com uma xícara de Nescau.

O Giuseppe, que mora no andar de baixo, trabalha num restaurante. Ele também parece mais animado e falante, assim como seu colega de quarto, o Marco, que pratica tênis na parede.

Como previa o prefeito de Londres, a euforia olímpica alastrou-se pela cidade. No metrô, visitantes saltam barreiras como se estivessem numa corrida de obstáculos, e mágicos contratados fazem momices com baralhos.

Não sei que bicho mordeu os voluntários, mas, logo cedo, na entrada do Parque Olímpico, somos recebidos por saltitantes sujeitos com uniformes magenta e gigantescas mãos de espuma, cumprimentando os passantes numa confraternização quase infantil.

É com imensa alegria que eles oferecem ajuda, dão indicações e saúdam o público das mais variadas formas. Na Arena de Basquete, um coletor de ingressos se dedica a uma dancinha solitária de puro contentamento. Em Earl’s Court, uma mulher deseja um dia maravilhoso.

Ao megafone, um voluntário grita: “Eu amo vocês!”, ao que um popular responde: “Nós também”. Sem querer perder a disputa, ele retruca: “Eu amo mais!”.

É assim por toda parte, como se os voluntários estivessem sob o efeito de alguma substância ilegal. Do alto de suas cadeirinhas, são como salva-vidas zelando pela satisfação dos transeuntes: “Sorriam! Esta é uma ocasião especial que contaremos para os filhos… dos filhos… dos filhos… dos filhos… dos nossos filhos”, narrou Rachel Onasanwo, 23, com um tom monocórdio que fez sucesso no YouTube.

Segundo o “The Guardian”, os voluntários receberam um manual de etiqueta com 66 páginas contendo regras de conduta para recepcionar os espectadores dos Jogos. “Seja sempre otimista e educado”, diz o documento. “Agradeça ao visitante mesmo que você o esteja ajudando e não se esqueça de sorrir.”

Ao abordar estrangeiros: “Lembre-se que falar ou compreender a língua inglesa não tem nada a ver com a audição ou a inteligência da pessoa. Então não é preciso falar alto, apenas de forma clara”.

Eles se revezam em turnos de cinco horas e recebem uma ajuda de custo no valor de 5 libras (15 reais) por dia, o que é pouquíssimo para os padrões britânicos. Álcool é proibido. Talvez estejam é alucinando de fome.