De Burundi a Dong Dong, os principais destaques de Londres 2012

Folha de S.Paulo – Esportes
Especial Olimpíada
10 de agosto de 2012

por Vanessa Barbara

“Aí vem a Mary Poppins para salvar o dia”, narrou o locutor da BBC durante a abertura da 30a Olimpíada, e isso foi só o começo. Hoje, com o evento em seus momentos finais, já é possível redigir um almanaque com os principais destaques de Londres 2012, conforme apuração da sucursal da Folha em Hackney.

Os locutores da BBC na cerimônia de abertura foram capazes de tornar curioso até o desfile das delegações. Durante o evento, aprendemos que o Camboja tem o maior alfabeto do mundo (74 letras) e que a bandeira do Paraguai é a única em que a parte da frente é diferente da de trás. “Burundi, taí um nome tremendamente interessante”, comentaram.

Mais cedo, um debate com especulações sobre a cerimônia contou com a participação de uma mulher aleatória. “Qual a sua relação com a festa de abertura?”, perguntou o apresentador. “Meu concunhado vai participar do evento”, foi a resposta.

Ainda no campo da família olímpica, a melhor manchete: “Atleta da canoagem é punido por mãe; pai pode recorrer”. A mãe de Mike Dawson foi juíza da prova, para desespero do treinador, pai do atleta. Especula-se que o castigo tenha sido uma semana sem sobremesa.

Entre os comentaristas brasileiros, quem leva o caneco é um locutor do SporTV, que declarou: “E vemos agora o cavaleiro australiano Rutherglen com seu cavalo Hoy. Corrigindo, o cavaleiro australiano Hoy com seu cavalo Rutherglen”.

Os melhores nomes do evento: Jimmy Pedro (técnico do judô, EUA), Ning Ding (tênis de mesa, China), Mark Barriga (boxe, Filipinas), Rosa Chacha (atletismo, Equador), Saeid Mohammadpourkarkaragh (levantamento de peso, Irã) e Mister Pooh (cavalo, Suécia). Vi também um inglês de sobrenome French, um australiano de sobrenome Ingles e o “Dong Dong, que não é de Hong Kong”, segundo a BBC.

Entre as atrações do intervalo, a Get Tricky, equipe de corda que se apresenta entre as partidas de basquete, com fileiras de gente pulando cordas entrelaçadas.

A grande vergonha desta edição: brasileiros vaiando o saque e arremessos do time adversário. Não consta que nenhum patrício tenha sido apupado pela torcida rival.

Em segundo lugar no pódio do constrangimento, o presidente do Comitê Organizador da Olimpíada, Sebastian Coe, declarando que os espectadores “provavelmente” seriam autorizados a entrar nos eventos usando tênis Nike. (A Adidas é a patrocinadora oficial.)

O bronze vai para o prefeito Boris Johnson, que afirmou, sobre a comida do McDonald’s: “Definitivamente repleta de nutrientes”.

Por último, mas não menos importante, lembremos do bêbado que atirou, no domingo, uma garrafa em Usain Bolt pouco antes da final dos 100 m e tomou uma surra da judoca holandesa Edith Bosch.