Dia da noiva

Postado em: 3rd julho 2016 por Vanessa Barbara em Caderno 2, Crônicas, O Estado de São Paulo
Tags: ,

O Estado de São Paulo – Caderno 2
27 de junho de 2016

por Vanessa Barbara

Às vezes não dá para negar que a humanidade passou dos limites. Um exemplo claro é a exótica oferta de tratamentos estéticos e rituais de beleza oferecidos pelas clínicas e spas.

Não estou falando aqui de cirurgia plástica, mas de serviços igualmente alarmantes como “corrente russa” (eletroestimulação dos músculos para combater a gordura localizada), “carboxiterapia” (aplicação de injeções de gás sob a pele para eliminar marcas de celulite e estrias), “sutura silhouette (aplicação de um fio de ácido polilático nas áreas caídas da testa, pescoço e bochecha), “drenagem linfática” (técnica de massagem para diminuir a gordura localizada), “criolipólise” (algo a ver com o congelamento das células de gordura), “bambuterapia” (surra de bambu?) e outras coisas que me deixaram assustada antes mesmo de saber o que são, como “endermoterapia vibratória”, “radiofrequência”, “eletroporação”, “talassoterapia” e “fotobioestimulação”.

Foi-se a época em que bastava botar umas rodelas de pepino nos olhos e um CD com som de chuva para se considerar renovado; hoje temos uma vasta gama de massagens com pedras quentes (para “reacender a força interior”) e tratamentos de rejuvenescimento das mãos, além de uma técnica antirrugas que injeta o plasma do sangue no rosto do próprio paciente. Existem também cremes específicos para as pálpebras. (Em todo caso, no Japão há uma esfoliação com cocô de passarinho, de modo que os limites estão aí para serem ultrapassados.)

Às vezes tenho a impressão de que alguém um dia apareceu com vários objetos desencontrados – por exemplo: uma ventosa, uma vela e um fio desencapado –, e desafiou um amigo a inventar tratamentos estéticos baseados naqueles itens. O pessoal comprou fácil. Mas as coisas realmente úteis não vejo no rol de serviços de nenhuma clínica.

Seguem duas sugestões da minha lavra para acrescentar a uma típica programação de Dia da Noiva:

– A higienização da parte de trás da orelha, procedendo à retirada do cascão localizado com talhadeira tipo cinzel e aplicação de creme hidratante siliconado para prevenir o acúmulo de nojeira na localidade. O pacote envolve massagem holística nos pontos de tensão e realinhamento dos chacras auriculares. Mediante um pagamento extra, é possível aplicar uma porção de citronela atrás da orelha para espantar mosquitos. Aí a terapeuta pode dar aquela elogiada técnica para ganhar o cliente, tipo: “sua fossa escafoide é tão conservada!”. Duração: 45 minutos.

– A cuidadosa extração da flunfa umbilical (muco de resíduos têxteis acumulado na cavidade), seguida de esfoliação, adstringência e hidratação do umbigo, utilizando óleos emolientes com essência de alecrim (que traz vitalidade), hortelã (que purifica) e hamamélis (que favorece os gases). Cotonetes suíços de lã de ovelha serão utilizados no processo, que é indolor e promove uma desintoxicação espiritual. Duração: 60 minutos.