A didática de Jout Jout

Postado em: 4th março 2015 por Vanessa Barbara em Caderno 2, Crônicas, O Estado de São Paulo
Tags: , , ,

hqdefault

O Estado de São Paulo – Caderno 2
2 de março de 2015

por Vanessa Barbara

Dentro da comunidade sub-30, Jout Jout é tendência.

Estamos falando de um videoblog (série de vídeos curtos com observações pessoais, ensinamentos, lembranças e desabafos) da niteroiense Julia Tolezano, de 23 anos, “uma draga de sentimentos, um vórtice que aspira todas as atenções num raio de mil quilômetros” – como definiu um leitor desta coluna.

Com o nome “JoutJout Prazer”, o canal de YouTube foi criado em maio de 2013 e já contém verdadeiros clássicos do videoblogging brasileiro. Jout Jout possui tutoriais que ensinam a limpar a geladeira, dar banho no cachorro e lavar o carro. Fala sobre espíritos, biometria, Interestelar, naturismo, Romero Britto e como fazer cocô sem perder o romantismo de um namoro recente. Não há roteiro e tampouco um rumo, como se pode ver nos momentos em que ela hesita e fala qualquer coisa tola com um ar resignado.

Jout Jout pode decidir demonstrar “como devemos nos portar diante de pequenos problemas que nós pensamos que são grandes problemas porque a nossa perspectiva é esquisita”, como ocorreu num vídeo recente. Na ocasião, ela usou um brinquedo de encaixe chamado Urso Jumpy para tirar conclusões edificantes sobre a vida, ainda que aleatórias: quando Jumpy não consegue enxergar em perspectiva, “ele nutre aqueles problemas dentro dele. E aí depois de um tempo ele… morre”.

Trata-se de um humor seco, monocórdio e absolutamente conformado com o fardo da existência – um bom exemplo é o vídeo “Tá todo mundo mal”, no qual Jout Jout confessa: “Ontem eu me dei conta de que não trocava de roupa há três dias”.

Um dos meus preferidos é “Alerta encrenca”, no qual a moça elenca seus defeitos para dissuadir possíveis admiradores; ela assume que seu sistema digestivo não funciona bem, que gosta de fazer coreografias em dupla e que possui gordurinhas localizadas. “Você quer alças pra você? Alças nas costas?” E acrescenta, referindo-se ao namorado: “Caio aguenta porque ele é um santo”.

A graça é ver que Jout Jout usa seu didatismo sério para instilar pérolas de sabedoria nos espectadores, tal qual uma palestrante da Casa do Saber. Só que o tema é: calcinhas. “Eu sou tão didática que dá até nervoso”, admite.

Num vídeo sobre autoestima, ela recomenda assistir a algum filme “de Universo” para ver o quão pequena é a Terra, e então perceber como são minúsculas as suas celulites. “Se não dá pra ver de um satélite, deixa pra lá”, ela diz. Também aconselha encontrar, no corpo, duas pintas que se pareçam com olhinhos e desenhar sorrisos com uma caneta.

Jout Jout diz que decidiu fazer um vlog para superar sua aversão a críticas. “Na internet as pessoas não têm medo de te machucar; elas te machucam por puro prazer”, declarou.

Por isso, todas as terças e quintas, Jout Jout passa vergonha em larga escala. “Eu só meio que vou falando e vocês meio que vão ouvindo e a gente meio que vai se amando”, conclui.