Sigam aquele inhame

Postado em: 19th março 2013 por Vanessa Barbara em Crônicas, Folha de S. Paulo, TV
Tags: ,

Folha de S.Paulo – Ilustrada
19 de fevereiro de 2013

por Vanessa Barbara

Nunca tinha visto “Community” (Sony, quartas às 17h30 e sábados às 14h30) até ser atraída pelo episódio “Basic Lupine Urology”, eleito o melhor capítulo de comédia de 2012 pelo site TVLine.

A série aborda um grupo de adultos desajustados numa faculdade comunitária na cidade de Glendale, Colorado. Uma das peculiaridades da atração é o uso de metalinguagem em paródias cinematográficas e televisivas, e o episódio acima é um belo exemplo.

O capítulo segue os clichês de séries policiais na investigação do assassinato de um inhame, experimento de biologia que foi covardemente arremessado e pisoteado.

A cena do crime é lacrada e uma das alunas, fã de histórias policiais, destaca dois colegas para a investigação: “Encontrem testemunhas, estabeleçam a hora da morte, descubram o motivo e me tragam um suspeito. Vocês têm 48 horas antes que a trilha esfrie. Comecem pela última pessoa a ver o inhame vivo”.

Troy e Abed passam a agir como uma dupla de detetives durões. Munidos de frases de efeito, invadem um asilo para interrogar o velhinho responsável por regar a planta, que, pressionado, confessa que não chegou a fazê-lo. Seu álibi, considerado plausível pelos investigadores: “Adormeci tomando um solzinho”.

No laboratório, uma mulher faz a autópsia do legume e diz que “o cilindro vascular foi totalmente desintegrado”. Abed pergunta: “Alguma possibilidade de ter sido natural?”, e ela ri: “Para um inhame ficar assim, é preciso mais do que gravidade. Precisa de uma bota”.

Por trás do vidro de um aquário, na sala de interrogatório, o aluno designado para ser o “tira mau” perde o controle e brada: “Não faz sentido! Ketchup é um condimento!”, dando um soco na parede.

Na sequência, há uma perseguição em que ambos gritam: “Saiam da frente! Não somos policiais!”.

O episódio é bem encadeado e cheio de reviravoltas. Na hora de deter um suspeito, os policiais recitam: “Todd, você tem o direito de fazer o que quiser. Nada do que disser ou fizer poderá ser usado contra você, mas realmente gostaríamos que viesse, por favor e obrigado”.

Naturalmente, há um julgamento, quando os policiais afirmam que concordaram em omitir uma informação por motivos de “promessa do mindinho”.

O episódio tem cortes ousados, diálogos divertidos e cenas excêntricas. Será exibido na próxima quarta-feira, no canal Sony.