É dada a largada

Postado em: 2nd agosto 2012 por Vanessa Barbara em Folha de S. Paulo, Reportagens
Tags: , , , , ,

Como está o clima nas ruas de Londres e o que fazer durante as partidas de esgrima e equitação

A Regent Street e a letra B

Folha de S.Paulo – Turismo
2 de agosto de 2012

por Vanessa Barbara

http://www1.folha.uol.com.br/turismo/1129805-londrinos-estao-em-estado-de-graca-com-os-jogos-olimpicos.shtml

Desde o dia 19 de julho, a emblemática London Eye, roda-gigante à beira do Tâmisa, tem sido o principal termômetro do ânimo da cidade com relação aos Jogos Olímpicos de 2012. A empresa EDF Energy desenvolveu um algoritmo para captar o espírito dos britânicos durante o evento, a partir de posts no Twitter. O código promete converter emoções em movimentos e cores, num espetáculo de luzes chamado “Energy of the Nation”, exibido todas as noites às 21 horas. 

Dia após dia, aumenta a quantidade de luzes amarelas (emoções positivas) com relação às esverdeadas (neutras) ou arroxeadas (negativas). 

Nas ruas do centro, o clima é de feriado prolongado. Desde junho, a Regent Street paramentou-se com gigantescas bandeiras dos países participantes, estando o lábaro brasileiro bem localizado na esquina com a Oxford Street, ao lado de Bolívia, Bósnia Herzegovina, Botswana e Brunei (a ordem é alfabética). 

Gigantescos anéis olímpicos foram instalados na Tower Bridge e no saguão principal de St. Pancras, a principal estação de trem. Quem chega de avião pelo aeroporto de Heathrow é recebido por enormes anéis de 300 metros de largura entalhados na grama do Richmond Park, a oeste de Londres. Também as estações de metrô ganharam placas cor-de-rosa apontando os estádios e instalações do evento. 

Na Primark, a loja de departamentos mais popular de Londres, que é como uma versão perene da 25 de Março na véspera do Dia das Mães, a seção de ofertas parece ainda mais cheia. Turistas brasileiros disputam a tapa com visitantes asiáticos uma certa camiseta da Union Flag bordada em lantejoulas. Seguranças indianos tentam não ser atingidos pelo vaivém de sacolinhas de papelão pardo com a marca da rede de varejo irlandesa, que vende 575 mil peças de roupa por dia e movimenta 2,3 milhões de euros nos fins de semana. (A abertura da loja principal na Oxford Street, em 2007, atraiu uma multidão tão grande que a polícia montada teve de intervir.)

No Hyde Park e no Victoria Park foram instalados telões para as transmissões ao vivo de alguns dos principais eventos da Olimpíada. O espaço, apelidado de BT London Live, também será palco de shows diários de música, prática de esportes menos conhecidos (badminton, lacrosse, críquete, rúgbi em cadeira de rodas) e a Zona dos Fãs, onde os medalhistas britânicos se encontrarão com o público para celebrar suas conquistas. Durante a transmissão da cerimônia de abertura, houve shows especiais com as bandas Snow Patrol, Stereophonics e Duran Duran. No encerramento será a vez de Blur e New Order.

Nestas três semanas, os ingleses têm agido de forma mais desinibida, agitando bandeirinhas, aplaudindo e correndo atrás da tocha, feito crianças. Alguns até já foram vistos puxando assunto com estranhos. Segundo a Time Out, estima-se que um em cada quatro londrinos planeja faltar ao trabalho alegando algum tipo de doença, só para poder assistir aos Jogos pela tevê. 

O McDonald’s, um dos patrocinadores do evento, lançou uma campanha publicitária elencando os principais tipos de torcedores: do “chorão” ao “agitador de bandeiras”, passando pela “nervosa que espia através dos dedos”, a “abanadora lateral de braços” e a “moça do vamos-lá-vamos-lá-vamos-lá”.

Uma das principais atrações paralelas é o London 2012 Festival (festival.london2012.com), que reúne milhares de eventos nas áreas de música, teatro, cinema, dança, acrobacia, artes plásticas, exposições e performances. O festival acontece de 21 de junho a 9 de setembro, com 10 milhões de ingressos gratuitos. 

Além disso, alguns museus e monumentos da cidade terão horários estendidos durante os Jogos. 

 

MAIS INFORMAÇÕES

BT London Live
http://www.btlondonlive.com
27 de julho a 12 de agosto
Hyde Park e Victoria Park
Transmissões de partidas ao vivo, shows de música, prática de esportes e encontro com os medalhistas britânicos.

BBC Proms
http://www.bbc.co.uk/proms
13 de julho a 8 de setembro
Royal Albert Hall
Evento que se repete todos os verões desde 1895, os “proms” são concertos diários de música clássica oferecidos pela BBC no Royal Albert Hall. O termo vem de “promming”, a prática de assistir aos concertos em pé. A cada apresentação, cerca de 500 ingressos são colocados à venda por 5 libras para aqueles que não se importam com as varizes, e uma fila se forma diante do teatro nas horas que antecedem o espetáculo.

Em 17 de agosto, uma homenagem ao centenário do compositor John Cage – fitas cassete e cactos são insistentemente aguardados. No dia 31, um tributo ao guitarrista cigano Django Reinhardt.

World Shakespeare Festival
http://www.worldshakespearefestival.org.uk
Abril a novembro de 2012
Festival com apresentações da companhia teatral Royal Shakespeare Company em 25 cidades pela Inglaterra. Há projetos paralelos, como o Open Stage, que dá uma chance para as trupes amadoras que queiram se apresentar no palco em Stratford-upon-Avon. Já o Globe to Globe traz todas as 37 peças do bardo interpretadas por companhias internacionais numa maratona de seis semanas, cada qual em seu idioma. Há “Tito Andrônico” em cantonês, “Trabalhos de Amor Perdidos” em língua de sinais, “Macbeth” em polonês, “Ricardo III” em chinês e duas versões de “Romeu e Julieta”: uma ambientada em Bagdá, outra no circo. (Esta última é produzida pelo Grupo Galpão, de Belo Horizonte.) A BBC também participa do festival com uma filmagem da peça “Júlio César” e quatro filmes para a TV sobre peças históricas. 

The Genius of Hitchcock
http://www.bfi.org.uk/hitchcock
Agosto a outubro
BFI London
Exibição dos 58 filmes do diretor Alfred Hitchcock, com a eventual participação de atores como Tippi Hedren e Bruce Dern. 

Mittwoch aus Licht
http:://www.birminghamopera.org.uk
22 a 25 de agosto
Argyle Works, Birmingham
A badalada ópera eletrônica do alemão Karlheinz Stockhausen terá sua estreia mundial num galpão em Birmingham, e contará com a participação de 160 artistas e um quarteto de cordas tocando em quatro helicópteros. 

Damien Hirst
http://www.tate.org.uk/modern
4 de abril a 9 de setembro
Tate Modern
Exposição das principais obras do artista britânico. 

Playing the Games
http://www.criterion-theatre.co.uk
26 de julho a 12 de agosto
Criterion Theatre
Duas semanas de espetáculos de comédia e performance com a curadoria de Stephen Fry. 

Filme: “Carruagens de Fogo” (1981)
A partir de 13 de julho, nos cinemas
Exibições da versão remasterizada do filme baseado na história verídica dos atletas olímpicos Eric Liddell e Harold Abrahams. 

Invisible: Art about the unseen
12 de junho a 5 de agosto
Hayward Gallery
Exposição de arte invisível. Está em promoção: o ingresso de 8 libras agora custa 4. 

Magnum London
http://mymagnum.co.uk
20 de julho a 5 de setembro
Stratford
Na loja da Magnum do shopping Westfield, ao lado do Parque Olímpico, é possível montar seu próprio picolé com 18 ingredientes insuspeitos, como chili, jujubas, sal e pétalas de rosa. 

Ping!
http://pinglondon.com
Até 10 de agosto
Durante seis semanas, cerca de 700 mesas de pingue-pongue estarão disponíveis na cidade, com raquetes e bolinhas. Entre os pontos turísticos onde se pode jogar tênis de mesa estão o aeroporto de Heathrow, a Leicester Square, a British Library e a Roundhouse. Na programação há também aulas, campeonatos e a visita de promessas olímpicas. 

Visita noturna ao Zoológico de Londres
http://www.zsl.org/zsl-london-zoo
Sextas-feiras das 6 às 22h
Visitas guiadas, palestras, alimentação dos animais, pintura facial, shows de música e barracas de comida e bebida. 

Visita noturna à Catedral de St. Paul
http://www.stpauls.co.uk
Segundas e sextas das 6 às 21h
Entrada gratuita para orações e visitas, acompanhadas de música de órgão. Os padres estarão à disposição, bem como os guias da catedral. Pequena oração às 20h45.