Futebol é piada?

Postado em: 31st julho 2012 por Vanessa Barbara em Crônicas, Folha de S. Paulo, Londres 2012
Tags: ,

Folha de S.Paulo – Esportes
Especial Olimpíada
31 de julho de 2012

por Vanessa Barbara

“Quer dizer que o futebol na Olimpíada é uma piada? Não diga isso aos brasileiros”, recomendava a manchete do “Evening Standard” no último dia 20.

Considerado um dos esportes menos interessantes dos Jogos, o futebol tem falhado em atrair público. Uma exceção foi o duelo de anteontem entre Brasil e Belarus, em Manchester, que reuniu 66 mil pessoas – a grande maioria, brasileiros.

O fracasso em agregar os fãs habituais da Olimpíada se deve, em parte, por não se tratar de um torneio entre as seleções principais, mas entre equipes sub-23 (ao menos na categoria masculina).

A presença de seleções obscuras como Belarus, Gabão e Honduras também não ajuda, bem como a localização dos estádios, em cidades como Glasgow e Newcastle – a centenas de quilômetros de Londres. Um espectador normal da Olimpíada dificilmente irá viajar duas horas para ver um jogo de futebol.

Na semana passada, com 1 milhão de ingressos ainda disponíveis, o comitê organizador decidiu reduzir a capacidade dos estádios, bloqueando áreas inteiras e tirando de circulação metade dos bilhetes.

No primeiro jogo da seleção, quinta-feira, contra o Egito, mais da metade do Millenium Stadium estava vazia. Foram vendidos 26 mil ingressos para um espaço que comporta 75 mil pessoas, a preços médios de 30 libras (95 reais).

“Não sei o que é mais estranho, se é isso ou o casal atrás da gente com a bandeira da Finlândia”, comentou um brasileiro ao meu lado. Os patrícios compareceram em peso, ocupando as ruas de Cardiff e acenando para as câmeras. Alguém aproveitou para brandir um cartaz: “Mãe, aqui tá maravilhoso. Manda mais dinheiro”.

Durante a partida, uma menina nas imediações falou sem parar em comida: “Queria tanto comer um hot-dog agora, com uma salsicha enorme”, confessou. Dez minutos depois, perguntou ao namorado: “Sabe aquele sanduíche alemão que a gente comeu ontem?”. Ele respondeu com um resmungo. “Queria tanto um desses agora”, ela suspirou.

Mais tarde, porém, fez um comentário técnico: “Esse bandeirinha parece um caranguejo, correndo desse jeito na linha lateral”.

Um dos destaques desses dois dias de futebol masculino foi o capitão egípcio Mohamed Aboutrika. Formado em filosofia e envolvido em questões políticas e humanitárias, o meia ficou conhecido em seu país após se recusar a ganhar um salário maior do que seu colega de equipe. Entre passes perfeitos, Aboutrika certamente pôde refletir sobre a condição humana, o niilismo da existência e a redondice da bola, confundindo o juiz nos lances mais polêmicos.

Todos os atletas querem ouro, só Aboutrika quer Platão.

  1. […] Em parte porque, como já disse Vanessa Barbara na coluna dela de 31 de julho na Folha de S. Paulo (http://www.hortifruti.org/2012/07/31/futebol-e-piada/, leiam!), o futebol nas Olimpíadas é incrivelmente chato. A verdade é que eu nunca gostei de […]

  2. […] briga, o futebol olímpico masculino vai ficando como evento pra brasileiro ver. A verdade é que só a terra das bananas parece realmente se importar com os jogos do esporte bretão enquanto tanta coisa mais legal está acontecendo. Mesmo que vez ou outra nos brinde com […]