No Tolkien’s House, o estacionamento de equinos é por conta da casa.

Folha de S.Paulo – Turismo
21 de junho de 2012

por Vanessa Barbara

O prosaico Tolkien’s House é um pub temático encravado entre dezenas de outros bares, no alto da ladeira Opatovina. Seria normal se não estivéssemos falando de Zagreb, na Croácia, onde aparentemente J. R. R. Tolkien, autor britânico de “Senhor dos Anéis”, nunca pôs os pés.

É um bar onde se pode tomar praticamente todos os tipos de cerveja trapista do mundo, além de uma caneca da bebida da casa, a chamada “cerveja original dos hobbits”. Meio litro custa 20 kunas (6,50 reais).

Na parede, um aviso proíbe a entrada de orcs, trolls e goblins. O interior é escuro, apertado e cheio de garrafas decorativas. O pub dispõe de um bucólico terraço onde os clientes conversam em cadeiras dispostas sobre uma faixa de grama artificial. Há ainda uma exposição de peças obtidas em fictícias escavações pela Terra Média: um colete de mithril, meia dúzia de espadas e uma clava supostamente utilizada por um troll.

Leva-se um bom tempo para decifrar o cardápio, composto de quinze páginas em croata e quenya, a linguagem dos elfos – por sorte, a descrição dos drinques é traduzida para o inglês. Como música de fundo, uma boa seleção de Johnny Cash, Beatles, Bob Dylan e Elvis Presley, entre rompantes de música folclórica irlandesa e punk rock. Nos últimos anos, o Tolkien’s House tem comemorado o Dia de St. Patrick, feriado nacional irlandês.

 Fundada em 1996 pelo médico Roman Murr, a casa serve coquetéis com nomes como Aragorn, Lady Arwen, Red Mordor (vodca, suco de tomate, suco de limão, sal e pimenta), Sauron e Peter Jackson. Na categoria “soft drinks”, há o Beijo de Galadriel (Cointreau e Baileys) e Meu Precioso (licor de café, Amaretto e canela).

Pode-se pedir conhaque, licor, vinho, cidra, hidromel, uísque maltado e diversos tipos de brandy, como o de Gondor, feito de “15 ervas curativas”, e a Poção Uruk-Hai, um “brandy de cerejas que nossas avozinhas preparavam para manter o calor interno do corpo”. Outras opções: o Barad-dȗr Schnapps, feito de maçã, e os shots carinhosamente apelidados de O Cérebro de Sauron, Apocalipse e A Primeira Vez de Bilbo.

Entre os coquetéis sem álcool, destacam-se o refrescante Maçãs Amarelas do Condado (suco de limão, de maçã e água) e o Pôr do Sol na Terra Média (suco de laranja, limão e granadina). O Goblin Feliz serve duas pessoas e tem banana em sua composição.

Graças apenas ao boca a boca, o Tolkien’s House tem atraído turistas e locais, sobretudo por sua carta de cervejas: claras, escuras, tchecas, croatas, belgas, austríacas, inglesas, irlandesas (a O’Haras é considerada a melhor do mundo), orgânicas, de trigo, frutadas, pretas, de inverno e até cervejas alemãs de malte defumado.

Outra especialidade da casa é o chocolate quente. Os mais hobbits podem pedir a Floris, uma marca de cerveja branca com gosto de chocolate e bala toffee.

 

Link

http://www1.folha.uol.com.br/turismo/1107687-bar-na-croacia-homenageia-senhor-dos-aneis.shtml