Gerador de notícias

Postado em: 10th dezembro 2013 por Vanessa Barbara em Crônicas, Folha de S. Paulo, Revista

Folha de S.Paulo – revista sãopaulo
8 de dezembro de 2013

por Vanessa Barbara

No blog “Brasil do quê?” (brasildoque.wordpress.com), o geógrafo Rafael Galeoti montou um esquema para lides jornalísticos sobre os protestos populares. É mais ou menos assim:

 

manchetc3b4metro


Aqui vai minha ideia para um gerador de notícias, com o título: “Protesto termina em confronto e vandalismo em SP”. Serve para várias ocasiões e pode ser copiado e colado quantas vezes forem necessárias:

Nesta quinta-feira (24), em ato contra o Dia Estadual do Ovo instituído pelo governador Geraldo Alckmin, cerca de ____ manifestantes de diversas filiações políticas fecharam o trânsito da avenida _______, uma das principais artérias financeiras/comerciais/entupidas da capital, deixando um rastro de depredação e medo.

Por volta das __ horas, a passeata descia a avenida _______ quando o tumulto começou. Segundo a PM, um grupo de mascarados arremessou uma pedra/tijolo/garrafa/graveto/beagle contra a vidraça de uma agência bancária. Policiais militares entraram em ação e dispersaram o grupo com bombas de gás lacrimogêneo/ spray de pimenta/ balas de borracha/ golpes de cassetete/ bombas de efeito moral/ jatos de água/ todos os anteriores.

Na sequência, os vândalos se sentaram numa faixa de pedestres e bloquearam o tráfego, aos gritos de “Joga mais, joga mais/ Fiquei nóia deste gás” (sic). Foram cercados por hostes de policiais, helicópteros e pela tropa de choque.

Durante o ato, os baderneiros queimaram catracas e gritaram palavras de ordem contra o governador, o prefeito, o Magneto e a dupla de âncoras do Jornal Hoje.

Às __ horas, houve um princípio de tumulto e nova reação da PM. O cenário era de guerra. [Entra declaração de dono de banca de jornal.]

No local, adeptos da tática Black Bloc foram presos em depredação ao patrimônio público e flagrante delito à brancura dos muros. Foram apreendidos uma lata de spray, uma garrafa de leite de magnésia, um compasso escolar, um isqueiro, um sachê de vinagre, 200 pesos cubanos, uma bomba de chocolate, um código de processo penal (capa dura) e um lápis 2B excessivamente apontado.

Em nota, o governador prometeu endurecer as ações contra os arruaceiros, que poderão ser denunciados por formação de quadrilha e associação criminosa. 

 

gerador

  1. raphael disse:

    Bonito ver a lógica da velha Hortaliça chegando às bancas de domingo.