A Hortaliça
www.hortifruti.org

 

Almanaque de gratuidades
#086 - São Paulo, 25 de fevereiro de 2011
Edição especial "Endrigo, o Escavador de Umbigo"
www.hortifruti.org
 

"É o Gledson e a Joselina?"
(escrivão do cartório para nubentes)


"A tartaruga, toda cautela e convexidade."
(Guimarães Rosa)

 

EDITORIAL ou UMBIGURE
 

Caríssimos,

Todos nós sabemos as agruras e alegrias da manicure, essa curiosa profissional que se dedica a assear e enfeitar (inexplicavelmente) nossas unhas da mão. Todos conhecem os anseios e preocupações da pedicure, que se especializou nas lâminas córneas da extremidade dorsal dos nossos dedos dos pés. O que ninguém nunca questionou é a escassez de umbigures no mercado – essa audaz especialista em cavidade umbilical, que se ocupa em higienizar e (por que não?) decorar com guache, adesivos e glitter nosso primevo e côncavo orifício abdominal.

Já disse Fukuyama (1992) que estamos na era global da flunfa, caracterizada por vastíssima quantidade de pelugem umbilical proveniente dos gases tóxicos, da poluição, das roupas grudentas e da correria do cotidiano que nos impede de dar atenção a essa parte tão importante de nosso ser. Hoje não são poucos os flunfo-pançoterapeutas, que, como os seus pares psicodinâmicos, continuam tratando de nosso próprio umbigo, mas desta vez limitam-se a ele: a forma de nossa depressão cutânea revela muitas coisas sobre nossa personalidade, como falaremos a seguir, na tentativa de iniciá-los neste ramo promissor do conhecimento humano.

Em primeiro lugar, a profundidade e geografia do umbigo tem estreita relação com o elemento "mãe", sendo, portanto, uma pena que Freud não tenha falado em "Complexo de Embigo" ou "fase umbilicante". É responsabilidade do obstetra responsável pelo seu nascimento, que pode ter picotado o cordão com maior ou menor precisão, dependendo de seu estado etílico e da aproximação da hora da janta. Ora, embora tudo isso seja determinado em nosso nascimento, contra a nossa vontade e sem que possamos nos opor, é certo que ninguém é responsável pelo nosso umbigo além de nós mesmos, chafurdando na limpeza ao longo de toda uma vida. Não se pede para a esposa ou o amigo dar uma lustrada no umbigo enquanto fazemos o almoço. A limpeza da flunfa é algo íntimo, delicado e sério, e é precisamente o formato inato do umbigo que nos define enquanto pessoas.

Um exemplo: quando o umbigo em questão é profundo, acidentado e cheio de frestas inatingíveis, faz-se necessário que seu portador seja persistente, incansável e trabalhador. Quem possui uma depressão cutânea rasa, lisa e sem maiores subconcavidades se torna automaticamente acomodado, visto que a higienização é mais simples e às vezes nem sequer necessária, bastando untar o orifício com creme rinse. Quem nasce com o umbigo peludo é ao mesmo tempo metódico, insistente e cheio de si, pois que os pêlos são obstáculos e também elementos filtrantes do material tóxico em sua rota de aderência.

Quem tem o embigo profundo e mais próximo aos órgãos digestórios também sofre de cólicas no ato da assepsia, o que fortalece o caráter e torna o indivíduo menos propenso à dor. Quem limpa depois do almoço ou mais de duas vezes ao ano é guerreiro indômito, fadado ao sucesso.

São esses alguns dos conceitos da flunfo-pançoterapia moderna aplicado pelas umbigures, essas profissionais em constante progressão (horizontal) que nos próximos dez anos se tornarão parte indispensável de nosso cotidiano.

 

:: QUER SABER MAIS? ::
aqui entra um box explicativo com diagrama do umbigo

 

:: DEFINIÇÃO ::
Detour (1945), de Edgar G. Ulmer

Os filmes B são os enteados ruivos da indústria cinematográfica.

 

:: GRANDES TÍTULOS DA BIBLIOTECA NACIONAL ::
Bruno Brasil

"Colorindo com o Menino Jesus" foi feito no Tatuapé pela editora Marfe (que também edita a "Turma do Morcegon"). Temos só o nº 4 do ano 1, de outubro de 1999 - "Nesta edição: Torre de Babel".

Trecho: "Vendo Papai [do Céu] que o povo estava mesmo empenhado em finalizar tal obra, não agradou-se, pois sabia que o povo planejava levantar a torre para se tornarem poderosos e famosos. [...] O Senhor resolveu então confundir a linguagem, para que os homens não se entendessem, e assim a obra não poderia continuar". [sic]

Interessante mesmo é que a revista está (sobe fundo musical do Black Sabbath) localizada no 6º andar, estante 6, prateleira 6. Confira lá em http://periodicos.bn.br. É só digitar o nome da revista onde se pede o título e, quando ela aparecer, clicar em "Listar Todos".

 

:: MUZORAMA ::
colaboração de André Deak

http://vimeo.com/4679687

 

:: ANA KARÊNINA ::
Tradução de João Gaspar Simões, Abril, 1971

– Esse Fômin deve ser um autêntico maroto – observou Grimiêvitch.

 

:: MAIS UM DE ANA KARÊNINA ::
Que é o livro mais hortaliça que existe

– E eu, eu sofro por não ser admitido como ama no asilo de crianças abandonadas – repetiu o velho príncipe, para gáudio de Turóvtsin, que deixou cair um aspargo no môlho.

 

:: EN PASSANT ::

[...] O André está jogando um game chamado Fat princess (A Princesa Gorda), tipo um pique-bandeira em que o inimigo tem que roubar a princesa gorda do seu time, carregando-a desgovernadamente pelo campo. A melhor tática de jogo é alimentá-la sem parar pra ela engordar bastante, dificultando assim o trabalho inimigo.

A princesa fica ali na tela, gritando FEED ME CAKE! FEED ME CAKE! (me dá bolinho!).

É uma situação curiosamente próxima à que ele vive todos os dias, na vida real.

 

:: O ÚLTIMO DA ANA KARÊNINA ::
e chega

– Perdão, um inglês, no alto mar, a bordo de um navio, conseguiu amamentar um filho – argumentou o velho príncipe.

 

:: BARTLEBY E COMPANHIA ::
de Enrique Vila-Matas, que, de resto

Durante muito tempo, deitei-me por escrito.

 

:: O AVÔ NA MPB ::
pausa musical

Nesta edição, toda a diversidade do avô brasileiro, o respeito, a malemolência e a inevitável hora de se despedir dessa figura familiar de lirismo incomparável.

Eu sou apenas um pobre amador
Apaixonado
Um aprendiz do teu avô
(Luiza, Chico Buarque)

Consideramos justas
Toda forma de avô
(Toda forma de avô, Lulu Santos)

Beija-flor que trouxe meu avô
Voou e foi embora
Olha só como é lindo o meu avô
Sou feliz agora
(Presente de um beija-flor, Natiruts)

E o avô é a coisa mais triste
Quando se desfaz
(O amor em paz, Tom Jobim e Vinicius de Moraes)

 

:: ESPORTE ESPETACULAR ::
colaboração da minha mãe

O time Viana do Maranhão tinha sua última chance de se classificar pra primeira divisão estadual, devendo necessariamente ganhar do adversário com três gols de diferença. O Chapadinha (rival) não se destacou no primeiro tempo, chegando a sofrer dois gols. O final do segundo tempo se avizinhava e nada do Viana reagir. Aí, faltando 9 minutos para o final, surpresa: um gol por minuto, fazendo com que ele vencesse por 11 a 0 e ganhasse o direito de ir para a primeira divisão. Um verdadeiro "milagre".

ps.: Acontece que o intervalo do jogo durou meia hora e deu tempo de a prefeita de Chapadinha intervir, convocar uma reunião com os técnicos de ambos os times, falar com os jogadores, enfim, tudo muito honesto. Pelo menos em comparação à partida anterior entre Moto e Santa Quitéria, quando o próprio prefeito da cidade entrou em campo:

http://www.youtube.com/watch?v=G_WU92dG-bo

 

:: NOS EXTRAS DE DETOUR ::
de Edgar G. Ulmer, edição da VideoFilmes

Ninguém considerava Detour um clássico, só achava patético.

 

:: PEQUENA COMISSÃO ::
ainda do mesmo filme

- Vou te ajudar a vender o carro.
- Obrigado. Sem interesses financeiros, não é? Não quer uma pequena comissão?
- Bem, já que insiste, não posso recusar. 100% bastam.
- Ótimo. Que alívio. Cheguei a pensar que você iria querer tudo.
- Não quero ser gananciosa.

 

:: MAIS DETOUR ::

É realmente um filmezinho sombrio, horripilante, perverso. Até hoje dá vontade de tomar banho depois de vê-lo.

 

:: TARTARUGAS, ANIMAIS AGRADÁVEIS ::
a parte quelônia vai ser rápida, eu prometo

http://www.youtube.com/watch?v=fJr2evLANsE

Turtle: I'VE GOT SOMETHIN TO TELL YA! IVE GOT SOMETHIN TO TELL YA!! HEYY!!!
Cats thought: IGNORE'IM. IGNORE'IM... Oh God he is touching me- IGNORE HIM!!!

 

:: BASCULANTE ROTUNDIDADE ::
Guimarães Rosa, em Ave Palavra

Tartarugão, tartaruga: semelhando-se ensopada, cozida. Bicuda. Circula, com borbol d’água, rema. Braceja: anjo gordo. E quase une as palmas das mãos atrás, às costas, de tanto que aplaude. Aporta contra o vidro sua basculante rotundidade, volve-se e exibe o abaulado quelão, de gomos sextavados. Sobe e desce – é um esvôo chato – completamente desterrestre.

 

:: O NARIZ ::
colaboração de Noemi Jaffe

O nariz "é o lugar da vergonha, do brio, da autoridade moral". Diz Luiz Henrique Franco Mendoncinha em "Locuções Tradicionais", artigo na Revista Brasileira de Cultura, Ano I, MEC/Conselho Federal de Cultura, Julho-Setembro de 1999, página 147, que por ele penetra o sopro vital, muito abundantemente em certos casos de narizes avantajados.

 

:: CALOR DE 400 GRAUS DESINTEGRA OVELHAS ::
Fenômeno inédito ocorreu em uma cidade da Jordânia

A manchete dispensa comentários.

 

:: GRAMÁTICA JAPONESA ::
dos contos húngaros do Kosztolanyi que o Alê me deu (ed. Hedra)

Uma vez eu o surpreendi lendo uma gramática japonesa.
- Você está estudando japonês?
- Não, só estou lendo.
Lia um pouco como outros rezam. Enlevado, movimentando a boca.

 

:: CONSELHO ::
Ciência Ilustrada, 12 de setembro de 1983

Coma pão, ele acalma e faz dormir.

 

:: BILHETE DO CÃO FAROFA ::
psicografado pelo meu irmão

Oi cara, meu tio deixou o computador ligado e eu aproveitei pra escrever cara, vocês não me entendem cara, quando eu lato significa que eu quero passear, PAS-SE-AR, não adianta fazer charminho cara, jogar o edredon em mim ou fazer cosquinhas na minha barriga cara, eu odeio isso cara, agora vou lá na varanda ficar olhando pra rua pra ver se vocês se tocam e me levam lá embaixo, cara.

Ass.: Farofa

 

:: MAIS DETOUR ::

Dinheiro. Você sabe o que é. Aquilo que você nunca tem o bastante.

 

:: NOS EXTRAS ::

- Quando John Ford fazia um filme, tinha tudo a seu favor: astros, orçamento, roteiro, tudo. Edgar Ulmer pegava um rato e preparava um jantar de gala com ele.
- Quem não faz um filme com 40 milhões? Quero ver fazer com 40 mil.
- E em seis dias.
- É.

 

:: OLIVER SACKS ::

 

:: AS MORTES MAIS BIZARRAS DA HISTÓRIA ::
parte dois

3. Por segurar o xixi
O nobre e astrônomo dinamarquês Tycho Brahe era um personagem interessante. Tinha um alce treinado como animal de estimação e também perdeu a ponta de seu nariz num duelo com outro nobre dinamarquês e teve que usar um nariz falso feito de prata e ouro, mas essa é outra história. Diz-se que Tycho teve que segurar a vontade de ir ao banheiro durante um banquete particularmente extenso em 1601 (levantar-se no meio de um jantar era considerado algo realmente ofensivo), a tal ponto que sua bexiga, levada ao limite, desenvolveu uma infecção pela qual morreu. Análises posteriores sugeriram que Tycho morreu por envenenamento com mercúrio, mas essa conclusão não é tão interessante como a história original.

4. Pela sobremesa
O rei Adolfo Federico da Suécia amava comer e morreu por isso. Conhecido como "O rei que comeu até morrer", faleceu em 1771 com 61 anos por causa de um problema digestivo depois de comer, literalmente, "mais que a barriga". O jantar do comilão era composto de lagosta, caviar, chucrute, sopa de repolho, cervo defumado, champanhe e catorze pudins de leite recheados com amendôas, seu doce preferido.

 

:: ÚLTIMA DO ULMER ::

Conseguia fazer salpicão de frango a partir de bosta de galinha.

 

:: LANÇAMENTO ::
email de Rodrigo Lacerda

[...] Mas essa história de distribuir cotonete me lembrou uma anedota-editorial verídica: Os dois editores e sócios Houghton & Mifflin iam publicar um livro chamado Homem Band-Aid. Aí, às vésperas da noite de autógrafos, tiveram a idéia de encartar um band-aid em cada exemplar do livro. Só que a tiragem do livro era de 20 mil exemplares! Então eles esgotaram o estoque de ban-aids das farmácias de Nova York e ainda precisavam de uns 5 mil.

O Houghton, ou o Mifflin, agora não lembro, tinham um amigo na diretoria da Johnson e Johnson em Los Angeles. Dada a iminência da noite de autógrafos, apelou para um telegrama: "Preciso urgentemente de 5 mil band-aids".

A resposta que ele recebeu dizia: "Band-Aids a caminho. Mas o que diabos aconteceu com você?!?!"

 

:: PÉROLAS DE SABEDORIA ::
Jennifer Garner, na revista Caras

O melhor de ser mãe é a criança em si.

 

:: RELEASE DO LIVRO ::
seguido pela foto de um de nossos leitores mais ilustres

Chega hoje às livrarias de todo o país o aguardado Endrigo, o Escavador de Umbigo (ed. 34), dos jovens artistas Andrés Sandoval, criador de "Chi Chum", e Vanessa Barbara, editora do noticioso "A Hortaliça". Trata-se do primeiro estudo sério sobre a flunfa na literatura mundial. "Coisa para Nobel", declarou o neurocientista Miguel Nicolelis. "É meio nojento", protestou um anônimo.

Endrigo, o Escavador de Umbigo, diferencia-se dos demais livros infantis pelo ineditismo, pela jactância e por ter um cheiro engraçado. Com maestria, Andrés Sandoval utiliza-se de vermelhos mondrianescos, fundo de papel amarelo pautado e apresenta sua visão de Guernica em cores, só que com artrópodos e crianças da quinta série.

A história fala do pomposo Endrigo, um estudioso mirim que se dedica à antropologia de sua própria protuberância umbilical. Com a ajuda de uma amável assistente, ele disseca as entranhas da cavidade e faz grandes descobertas históricas nas camadas mais profundas do composto viscoso.

Endrigo já está sendo adotado por escolas de toda a rede municipal por conta de seu conteúdo educativo: no livro, as crianças aprendem a higienizar corretamente a flunfa e são introduzidas à mais estrita metodologia científica. A rede estadual e federal estuda a possibilidade de adotá-lo como livro didático e distribui-lo aos necessitados. O grande lançamento com workshop de higienização e amostras de flunfas de todo o mundo está marcado para 26 de FEVEREIRO às 17h na Livraria da Vila (Fradique Coutinho, 915).

A autora se coloca à disposição do público para ministrar cansativas palestras a grupos de estudantes, administradores de empresa, emissoras de TV, auditórios lotados, autoridades públicas e desconhecidos em geral, aos quais pretende aplicar sua loquacidade para fins de auto-ajuda e motivação empresarial. Por uma quantia adicional, ela revela que procede à higienização de sua flunfa apenas duas vezes ao ano, "isso quando não está muito frio".

Vantagens de adquirir o seu exemplar de Endrigo:

- Praticidade
- Eficiência
- Economia
- Truculência
- Bom gosto

Tudo isso mediante o investimento de apenas meia parcela de R$ 72,00 ou uma de R$ 36,00 em dinheiro, cheque ou cartão. Não perca a oportunidade! É só até acabarem os estoques!

A propósito: agradecemos a inspiração dos releases redigidos por assessores de comunicação de todo o país e aproveitamos para anunciar que, com as recentes políticas de internacionalização do periódico A Hortaliça, meu nome de trabalho mudou de Vanessa para POETA.

Informações para a imprensa:


POETA
+55 (11) 3032-6755
http://www.editora34.com.br/detalhe.asp?id=575
Pouco Caso Consultoria & Assessoria em Comunicação

 

COLABORAÇÕES


Adriano Bastos, Alexandre Barbosa, Amanda Teixeira, André Deak, Andrés Sandoval, Bruno Brasil, Noemi Jaffe, Reinaldo Moraes, Rodrigo Lacerda, Stephanie Fernandes, VideoFilmes, minha mãe, meu irmão e o presidente Lula. E, claro, o basculante André Conti.

===========


"Para ser lido na maldita hora da noite em que tudo é engraçado -- logo após a hora em que nada faz sentido e antes daquela em que tudo faz sentido" (Stephanie Avari, a ex-moradora mais ilustre da rua Paulo da Silva Gordo) ## Você está recebendo !!Witzelsucht!! porque estava na mala direta. Ou então, ou então! Você está recebendo o !Rododendro! porque foi um dos 139 mil nomes escolhidos entre todos os possíveis, sorteados em uma grande urna chinesa. Você e o To Fu, que ganhou o direito de trazer um tufo de nenúfares e furar a fila. Caso não queira voltar a receber este jornalzinho, mande um e-mail para hortalica@gmail.com e diga na linha de assunto: "Foi demais para Kudno Mojesic", mesmo que você não seja -- e nem queira ser -- Kudno Mojesic
.

"Comprem o Endrigo"


God is coming.
Look busy.


 

 

 

2005 Vanessa Barbara