A Hortaliça
www.hortifruti.org

 

O almanaque da família mandaquiense
#083 - São Paulo, 15 de agosto de 2010
É pudim no jantar (Stubb)
www.hortifruti.org
Especial Folha de S. Paulo
 

"Ai! Por que estas coisas, e não outras?"
(Beaumarchais)

 

AVISO
 

Prezados assinantes,

Segue a íntegra da edição #083 d'A Hortaliça. Ela foi publicada ontem, domingo, no caderno Ilustríssima da Folha de S. Paulo, infelizmente sem o close da tartaruga Jacinto.

Atenciosamente,
A Hortaliça Casa de Carnes & Serviços Contábeis

 

:: EDITORIAL ::

A Hortaliça, como todos sabem, é um conglomerado estrangeiro da mídia capitalista que se dedica a reproduzir, a troco de nada, as mais variadas porções de sabedoria humana. É um almanaque com citações despropositadas, textos alheios tirados do contexto e composições próprias sem razão de ser. De fato, atrás da décima-terceira estante da fileira C de um sótão na Praça Tito, s/n, estão empilhados os volumes da Prosaica Biblioteca de Citações Confusas, que abastecem este hebdomadário. Lá dormem os trechos pitorescos, os recortes ruins e os poeminhas constrangedores que ousamos anotar. Lá estão os trechos que não lembramos mais de onde vieram, como este, de cuja procedência não temos a menor pista: "um cavalheiro é alguém que sabe tocar acordeom — pausa teatral — mas não toca!".

É o único periódico do mundo que sai “de quando em quando” – quer dizer, possui uma periodicidade definida, os leitores é que não sabem. (Ao que tudo indica, ela é baseada na gestação dos sapos e na força de aceleração centrípeta do rodopio das baianas da Viradouro, mas a informação não é precisa e carece de checagem.) Os seis primeiros números de A Hortaliça, por exemplo, foram publicados numa louca quinzena de janeiro de 2002, um após o outro, com diferenças de às vezes dois dias. Já o hiato entre as edições #067 e #068 foi de sete meses. No ano de 2006, apenas três números foram publicados.

Esta é uma edição exclusivamente esculpida para o gáudio de um de nossos parceiros, a Folha de S. Paulo, que, como diz o nome, é adepta da causa leguminosa, embora tenha se recusado a mudar o título desta edição para Acelga de S. Paulo. Outra de nossas publicações parceiras é O Sol da Meia-Noite, um tablóide redigido por Nigel Findley que apura, com objetividade e ética, histórias completamente sem propósito, publicadas sob pseudônimo com fotos visivelmente fraudulentas. Algumas das manchetes mais recentes: "Ratos Inteligentes Tomam Conta de Uma Padaria", "Família de Doze Pessoas Vive Numa Caixa de Sapatos por 17 Anos!", "Como Saber se Seu Ramster Está Possuído?" e (numa edição esgotada) "Estigmas aparecem na Estátua da Liberdade". Outros parceiros de A Hortaliça são a revista Morbidity and Mortality Weekly Report!, com ponto de exclamação e tudo, e a longeva Seleções do Reader's Digest, com suas instigantes piadas de caserna.

 

:: NOTÍCIAS DO MANDAQUI ::
fornecidas pelo Raimundinho, do Horto

- Censo atualizado de gansos no Horto Florestal, devidamente contabilizados em 21 de maio de 2010: quarenta e quatro, sendo que três casais encontram-se namorando. Infelizmente não foi especificada a quantidade de machos e fêmeas, que será providenciada em breve.

- No ano passado, não houve nascimento de gansos(as) e pato(as), devido às enchentes ocorridas na ilha onde os ovos são chocados.

- Também nenhuma capivara nasceu naquele ano infértil e nenhum jatobá foi colhido. O sr. Raimundinho, que não quis fornecer seu sobrenome, prevê fertilidade em 2010.

 

:: O NÚMERO 7 ::
Almanaque Fantástico Cómico Científico de 1977

O número 7 possui propriedades extraordinárias. Se se multiplicar por 279.648, e se depois se dividir por 4.954.022, e se, depois de lhe ter extraído 777, se lhe acrescentar 7 vezes 70, multiplicando-se o resultado por 127/3, basta extrair-lhe a raiz cúbica para se obter um número tão belo que até custa tirar os olhos dele.

 

:: DOS RISCOS DA OBSESSÃO POR TARTARUGAS ::
Cat's Cradle, de Kurt Vonnegut

Após o incidente das tartarugas, meu pai ficou tão interessado nesses répteis que parou de trabalhar na bomba atômica. Por fim, alguns cientistas do Projeto Manhattan apareceram em casa para perguntar a Angela o que fazer. Ela sugeriu que tirassem as tartarugas do papai. Então, certa noite, eles entraram em seu laboratório e roubaram os quelônios e o aquário. Papai nunca disse uma palavra sobre o desaparecimento das tartarugas. Apenas foi trabalhar no dia seguinte e procurou coisas com que brincar e pensar, e tudo o que havia para brincar e pensar tinha a ver com a bomba.

 

:: O QUE PODEMOS APRENDER COM OS GANSOS - I ::
Interpretação dos sonhos, de Freud

- Com que sonham os gansos?
- Com milho.

 

:: O QUE PODEMOS APRENDER COM OS GANSOS - II ::
Moby Dick, de Herman Melville

E com que pena o Secretário da Sociedade da Supressão de Crueldade aos Gansos escreve suas circulares?

 

:: MEDO DE SARAMAGO ::
Bartebly & Cia., de Enrique Villa-Matas

Paranóico Pérez nunca conseguiu escrever um livro, porque sempre que tinha alguma idéia para um e se dispunha a fazê-lo, Saramago o escrevia antes dele.

 

:: É ESSE O ESPÍRITO ::
Alucinações musicais, de Oliver Sacks

Algumas pessoas - poucas - acabam por gostar de suas alucinações musicais. Muitas são atormentadas por elas, e a maioria, cedo ou tarde, chega a algum tipo de acomodação ou entendimento com elas. Isso pode às vezes assumir a forma de uma interação direta, como no simpático relato de caso publicado por Timothy Miller e T. W. Crosby. Sua paciente, uma senhora idosa e surda, "acordou certa manhã ouvindo um quarteto de música gospel cantando um velho hino dos seus tempos de criança".

Quando ela constatou que a música não provinha de nenhum rádio ou televisão, disse: "ela vem de dentro da minha cabeça", e aceitou o fato com a maior calma do mundo. O repertório de hinos do coro aumentou: "A música em geral era agradável, e a paciente muitas vezes se deleitava cantando junto ao quarteto. [...] Ela descobriu, também, que podia ensinar novas músicas ao quarteto pensando em alguns versos, e o quarteto fornecia as palavras ou versos que ela esquecera."

 

:: ANÚNCIOS ::
No jornal Existe, do Morro do Vidigal (jan. 1985), colaboração de Bruno Brasil

"Barraco – Faz a pior pizza do Rio – Entrega a domicílio."

"Cantinho do Vidigal – Ponto de encontro de amigos e pessoas simples e puras."

 

:: O MELHOR SLOGAN DO MUNDO ::
da Drogaria Onofre

"Papai Onofre, papai Onofre, qual o sentido da vida?"

 

:: REF.: ANÕES ::
O Livro dos Fatos, Isaac Asimov

Para atrair público, os Browns de St. Louis, da Confederação Americana, contrataram um anão na temporada de 1951. Eddie Gaedel tinha um metro e vinte de altura. Arremessou apenas uma vez, em jogo contra os Tigers de Detroit, e retirou-se em quatro arremessos. Hoje são proibidos anões nos times profissionais. (naquele ano, os Browns contrataram também um psiquiatra para o time. No ano seguinte mudaram-se para Baltimore).

 

:: GRANDES DIÁLOGOS DO CINEMA ::
Sábado, de Ugo Giorgetti

Ó aqui, ô, sete arroba, tu é um puta pé frio.

 

:: PEPINO HOLANDÊS ::
Ana Karênina, Tolstói, trad. João Gaspar Simões, 1971

[...] Graças à ginástica e muitos cuidados corporais, chegara a ter tanta força que, apesar dos excessos a que se entregava, parecia tão fresco que lembrava um grande pepino holandês muito brilhante.

 

:: A GRANDE PIADA PLANETÁRIA ::
Moby Dick, de Herman Melville

Há certas circunstâncias e ocasiões bizarras neste estranho e caótico negócio que chamamos de vida nas quais um homem considera todo o universo uma grande piada, ainda que mal perceba a sua graça, e mal do que suspeita que a piada seja feita à sua custa e de mais ninguém. [...] Em suma, o cachalote de Frederick Cuvier não é um cachalote, mas uma abóbora.

 

:: A ESCALAÇÃO DO PAYSANDU EM 1968 ::
colaboração de Bruno Brasil

Manduca, Penna, Pedro, Mariano, Baptista, Vadico, Arleto, Cícero, Hélio, Heitor e Confusão. Reservas: Palmério, Bentes, Januário, Erberto, Vitinho, Sandoval e Athenagoras.

 

:: YOU ROMANTIC BASTARD ::
Trópico Enciclopédia Ilustrada em Côres, Volume II, editora Martins

O pinguim macho, quando deseja escolher a companheira, além de namorá-la por meio de graciosas mesuras arqueando o pescoço e emitindo, como num murmúrio, versos guturais, depõe-lhe aos pés... uma pedra.

 

:: OVOS, LEGUMES E BIFES ::
Duchamp, de Calvin Tomkins

Liderados por Tzara, Picabia e um carismático poeta mais moço, André Breton, os dadaístas de Paris eram extremamente bem-sucedidos em seu propósito de irritar e enfurecer as pessoas que iam, em massa, assistir a seus espetáculos. Os dadaístas atacavam tudo e todos e tinham um talento especial para promover-se. Seus anúncios chamativos estavam sempre enganando os ingênuos. Um deles dizia que Charles Chaplin tinha-se convertido ao Dadá e que estaria presente numa próxima matinê dadaísta; outro prometia que os dadaístas iriam todos raspar as cabeças em pleno palco. Embora as promessas raramente fossem cumpridas, comparecer aos acontecimentos dadaístas tornou-se imperativo na vida dos parisienses chiques, e as platéias não demoraram muito para assimilar o espírito Dadá, levando ovos, legumes e bifes para serem atirados naqueles que se apresentavam nos palcos.

 

:: YOU ROMANTIC BASTARD II ::
Detour, Edgar G. Ulmer

"Não deveríamos ter segredos, Sue. Semana que vem, teremos alianças e papel passado, seremos um time."
"Claro. Na segunda divisão."

 

:: HAPPY BIRTHDAY, TU YU ::
John Updike, especialista em piadas de chinês, na Serrote n. 2

 

:: INDEXÓLOGA ::
sobre a indexadora que adivinhava a personalidade dos autores pelos índices de seus livros, Kurt Vonnegut

"Ele nunca vai se casar com ela."
"Por que não?"
"É tudo o que posso dizer", ela disse.
"Fico feliz de ter encontrado uma especialista em índices que respeita a privacidade dos outros."

 

:: PARA REFLETIR ::

Entre 1995 e 2005, 67 pessoas foram mortas por pinguins.

 

:: FAMÍLIA EM DÜSSELDORF ::
Billy Wilder, em 1979

Imagine uma família em Düsseldorf. O marido está desesperado. Ele chega em casa e encontra uma carta da Receita Federal. Ou ele paga os 11 mil marcos de imposto devido, ou vai para a cadeia. A esposa abre o jogo: "Eu estou apaixonada pelo dentista e vou te deixar". O filho foi preso como terrorista, a filha está grávida e tem sífilis. Nesse momento chega alguém para visitá-lo e diz: "Sei que você teve um péssimo dia. Por que não vamos nos divertir um pouco? Que tal irmos ao cinema ver Despair, do Fassbinder?".

 

:: E TEM A HISTÓRIA DE... ::
João Vinícius Saraiva, assistente comercial da piauí

e tem a história do sismólogo que cismava em dizer que havia ameaça de terremotos futuros.
e tem a história do taxista que contava aos passageiros como sendo sua a história do passageiro anterior.
e tem a história do mulherão que não tinha ponto g, mas um epicentro.
e tem a história do dono da Unilever que pôs à venda sua casa com um quarto de creme hidratante.

 

:: INFORMAÇÃO ESSENCIAL ::
Borda da Mata (MG) é a Capital Nacional do Pijama.

 

:: OUTROSSIM ::
Humberto Werneck sobre os onésimos, em O Santo Sujo

Havia o veterinário que num anúncio avisando às pessoas amigas a morte de um filho e a hora do enterro, acrescentara: "Outrossim, avisa que mudou o seu gabinete de prótese para a rua Tal nº Tantos".

 

:: O AVÔ NA MPB ::
colaboração de Bruno Scomparin

Permita-me fazer uma pequena colaboração para a histórica série "O Avô na Música Popular Brasileira", desta Hortaliça:

"O seu avô é canibal
Comeu meu coração, mas agora tô feliz"
(Ivete Sangalo)

"O avô é bom, não quer o mal
Não tem inveja ou se envaidece"
(Legião Urbana)

 

:: TURNIBE SUA CARREIRA ::
Mais uma pérola da revista Higienópolis, desta vez na capa

 

:: É ESSE O ESPÍRITO - II ::
Alucinações musicais, de Oliver Sacks

A expectativa e a sugestão podem intensificar notavelmente a imaginação musical e até produzir uma experiência quase perceptual. Jerome Bruner, um amigo meu extremamente musical, contou-me que certa vez pôs um de seus discos favoritos de Mozart para tocar, ouviu-o com grande prazer e então foi virar o disco para ouvi-lo do outro lado. Descobriu, naquele momento, que não tinha posto o disco para tocar da primeira vez.

 

:: EXPLICAÇÃO METAFÍSICA ::
matéria de Marcos Sá Corrêa na piauí

Dizem que, ao fazer o mundo, Deus se distraiu com os besouros.

 

:: LADRÃO DE ALCOVA ::
Trouble in Paradise, 1932, Ernst Lubitsch

[O vigarista tenta impressionar a linda ladra com seu currículo.]
"Meu nome é Monescu. Gastón Monescu. Lembra do cara que entrou no Banco de Constantinopla e saiu COM o Banco de Constantinopla?"

 

:: CARTA DO LEITOR ::
Reinaldo Moraes

Sra. Hortaliça Nina Horta

Muito boa, deveras, a colheita deste número 082 de seu aleatório hebdomadário. Não saberia dizer qual o melhor item da atual cesta básica, se o parzinho de versos sobre a mente do Milton ou se a triste história do ciclista ciclotímico, a qual, aliás, nos levou a indagar se a cura definitiva da ciclotimia não estaria em ensinar os ciclotímicos – e não só os biciclotímicos, mas também os triciclotímicos e os quadriciclotímicos – a pedalar ciclos de uma roda só, os piopulares monociclos, de modo a que sua mente permaneça focada numa roda só.

Vale ressaltar igualmente que a panóplia de atrações oferecidas com alegre e randômica regularidade por A Hortaliça, órgão pioneiro da mídia eletrônica brasileira, não deveria jamais ser acusada de gratuidade só pelo fato de ser gratuita. Até porque, é sempre bom lembrar, as coisas gratuitas saem sempre muito mais em conta que as não-gratuitas.

A única ressalva que eu faria à atual linha editorial da revista, se me permite, diz respeito à inexplicável falta de um número inteiramente dedicado a dromedários, com a devida vênia às suas tartarugas devoradoras de obscenos morangos silvestres. Cara senhora, vamos enfrentar os fatos: um hebdomadário sem dromedários é como uma cleptocracia sem discos de Eric Clapton.

Atenciosamente
Malthus Salem
demógrafo e povoador aposentado

 

:: FRASE FINAL ::
Charada em Veneza (The Honey Pot, 1967, Joseph L. Mankiewicz)

Só desta vez seria legal se o maldito roteiro saísse do jeito que o escrevemos.

 

 

COLABORAÇÕES


Adriano Bastos, Alexandre Barbosa, André "Cardoso" Czarnobai (website) e o crocante André Conti. Infelizmente o resto do alfabeto não quis comparecer.

===========


"Para ser lido na maldita hora da noite em que tudo é engraçado -- logo após a hora em que nada faz sentido e antes daquela em que tudo faz sentido" (Stephanie Avari, a ex-moradora mais ilustre da rua Paulo da Silva Gordo) ## Você está recebendo !!Witzelsucht!! porque estava na mala direta. Ou então, ou então! Você está recebendo o !Rododendro! porque foi um dos 139 mil nomes escolhidos entre todos os possíveis, sorteados em uma grande urna chinesa. Você e o To Fu, que ganhou o direito de trazer um tufo de nenúfares e furar a fila. Caso não queira voltar a receber este jornalzinho, mande um e-mail para hortalica@gmail.com e diga na linha de assunto: "Foi demais para Kudno Mojesic", mesmo que você não seja -- e nem queira ser -- Kudno Mojesic.

 


God is coming.
Look busy.


 

2005 Vanessa Barbara