A Hortaliça

www.hortifruti.org

O que seria de Xerxes sem Ataxerxes?
Edição #069, de 13 de junho de 2007
Edição especial de aniversário
Contém: temática confusa e linguagem rebuscada

hortalica@gmail.com

 

"I was born looking fifty."
(John Thaw, inspector Morse)


"O homem só tem duas missões importantes: amar e escrever à máquina.
Escrever com dois dedos e amar com a vida inteira."
(Antonio Maria)

 

NOTA DE REPÚDIO
 

Senhoras e senhores, cavalheiros do júri. Recentemente, esta publicação foi vítima de uma série de calúnias perpetradas pelo editor-chefe d'O Verdugo Soviético, o camarada André Ponte. O ilustre correligionário, enciumado com o aspecto das frondosas folhas cultivadas nesta edição, resolveu espalhar inverdades acerca de nossa moral proba e ilibada. Ora, não há sequer uma pessoa no mundo capaz de testemunhar contra A Hortaliça. Desde 1982, temos poupado diligentemente os recheios cremosos dos biscoitos. Há pouco tempo, aprendemos a nos portar à mesa. Nosso periódico, embora a denominação não lhe caiba, é justamente conhecido pela credibilidade e por veicular informações objetivas, confiáveis e pouco adjetivadas. Somos citados na comunidade agrícola como exemplo de seriedade empresarial. Nossos redatores colecionam prêmios em forma de alfaces, outorgados por associações austeras de todo o país com o dinheiro do povo. É lamentável, pois, que tamanho disparate possa ser dito impunemente. Senhoras e senhores, este é um país livre. Não obstante, este fanfarrão dirige um dos principais jornais da nação, impresso com o sangue do lumpesinato, e se arroga o direito de espalhar indiscrições mentirosas e invenções deslavadas. Cidadãos do júri, prestem atenção.

Não é verdade, por exemplo, que A Hortaliça alinhou-se aos interesses da classe latifundiária, chegando a comandar um esquema junto ao presidente do Ibama, dr. Bazileu Margarido, que supostamente teria arrebanhado uma cáfila de ribeirinhos para plantar legumes no estado do Amapá. (Nós damos preferência ao Piauí.) Tampouco é correta a acusação de que somos cabeçudos e temos orelhas de abano, pois já foi provado que a proporção ideal cabeça-corpo é, simssenhor, de 3:1, em favor de uma melhor distribuição de inteligência pelo espaço craniano. Outra inverdade praticada pelo despótico editor é que nossos repórteres teriam inventado todos os fatos, entrevistas, citações e dados de cada uma das 69 edições, além de inventarem os próprios repórteres, que não passariam de delírios de uma couve perturbada. Ora, o senhor diretor d'O Verdugo Soviético está convidado a visitar nossa redação à hora que quiser, de preferência após o meio-dia, a fim de constatar que ele próprio anda variando. E mais, A Hortaliça tem o hábito de checar as informações em diversas fontes, tais como: a Agência de Notícias Le gumé, o Gabinete Interamericano de Assuntos Hidropônicos, a Revista do Aipo, o presidente do Ibama, o Verdura Urgente!, a Associação Brasileira de Ioiô e o vizinho da frente. Entre nossos informantes, destacam-se personalidades cujo nome não iremos mencionar devido à concorrência desleal dos verdugos.

Por último, gostaria de mostrar aos senhores jurados a reportagem de capa da edição número dezesseis d'O Verdugo, datada de março/outubro de 2007. A capa mostra um legume de touca (fig. 1), em referência jocosa à nossa linha editorial. Cada página da matéria foi impressa em diferentes tipos de salada. Meus amigos, minhas amigas, trata-se de um desrespeito e uma provocação mesquinha do sr. André Fonte que, sem recursos para desmoralizar a Hortaliça, apelou para um golpe sujo e saqueou o nosso pomar. Estamos aqui, senhores e senhoras, nesta bela manhã de junho, pois queremos pedir justiça. O réu já passou pela polícia duas vezes, primeiro ao despejar um balde de lavanda nos condôminos do térreo (com uma atenuante, pois a loção Johnson & Johnson não agride os olhos e tem cheirinho de bebê) e, mais tarde, ao golpear a namorada repetidas vezes com um atum. Matou três tartarugas, um cão, algumas samambaias e uma pedra. A periculosidade do acusado é evidente. Peço que o tribunal condene o réu a pagar uma polpuda indenização por danos morais, referente às trezentas e quatorze vezes que me chamou de rechonchuda, além de cumprir pena em regime aberto com uma jaca presa aos pés.

Agora, a acusação gostaria de apresentar como testemunha o sósia do Ronnie Von, que irá cantar uma música.

 

:: VIOLENTA DISCUSSÃO ::
em Guerra e paz (1966), de Sergei Bondarchuk
tradução de Alexandre Bazine

- E não me provoques mais!
- Ora, vais-te amarrar de mãos e pés.
- Vai pro diabo que te carregue...
(pausa)
- Isto é um molho de brócolos! Olha como palpita.


:: TRECHO ::
de um livro sobre hipnose

[...] Uma publicação oficial da cidade de Amsterdã, Holanda, do ano de 1660, informava que o exército do diabo contava com, exatamente, 7.405.928 soldados, não incluída nessa tropa a legião das bruxas, seu contingente feminino.


:: ANÚNCIOS ::

Pronto-Socorro dos Bebedouros
Assistência técnica – todas as marcas
Novos e usados – reforma em geral
Vendas, locação
www.psbebedouros.com.br
Tel (11): 5506-9294, 5507-3592


:: A SENHORA SATURNO ::
Exclusivo para A Hortaliça

Nossa leitora Solange Cavalcante, residente na Itália, falou com exclusividade à redação d'A Hortaliça e nos contou a seguinte anedota:

Solange tem um amigo chamado Hawannacazz (o nome é outra história), que um dia resolveu dar uma festa e estava procurando um lugar grande para caber todo mundo. Indicaram-lhe o galpão de uma mulher chamada sra. Saturno.

Então ele foi até lá e disse: "Senhora Saturno, eu vim aqui pra ver o espaço".

[... tudum-tudum-psss ...]


:: ANÚNCIOS ::

Tarraxas cromadas para bandolim
Music Tech Brasil
Venda de peças para guitarra, baixo e amplificadores valvulados.
www.musictechbrasil.com
Segunda a sexta das 8h30 às 18h
Tel: (71) 3243-3256
Salvador/BA


:: PALAVRA DO DIA ::

"Eutrapelia"

do gr. eutrapelía
Disposição de pilheriar agradavelmente, brincar amável e espiritualmente, engraçar-se; pilhéria grosseira, palhaçada

do gr. eutrápelos
Que gira facilmente, donde acomodável, ágil; versátil; que sabe retornar-se, arisco; leve de espírito, donde pronto nas respostas ou na reação, de humor grácil, que pilheria agradavelmente; troçador, birrento


:: PALAVRA-SUPLENTE ::

"Sinápico"

do gr. sínapi
Relativo a mostarda


:: CONVERSA NA SICÍLIA ::
Elio Vittorini

Eu, naquele inverno, estava tomado de furores abstratos. Não direi quais, não é isso que me proponho a contar. Mas é preciso dizer que eram abstratos, nada heróicos, nem vivos; de qualquer maneira, furores pelo gênero humano perdido. Vinha assim há muito tempo, e andava cabisbaixo. Via manchetes nos jornais sensacionalistas e abaixava a cabeça; estava com os amigos, uma hora, duas horas, e ficava com eles sem abrir a boca; abaixava a cabeça; e tinha uma moça ou uma mulher que me esperava, mas nem com ela eu trocava uma palavra, mesmo com ela eu abaixava a cabeça. Chovia o tempo todo, passavam-se os dias, os meses, e eu tinha os sapatos furados, a água me entrando nos sapatos, e não era mais nada que isso: chuva, carnificinas nas manchetes dos jornais, e água nos meus sapatos furados, amigos mudos, a vida em mim como um sonho surdo, e não-esperança, calmaria. Isso era terrível: a calmaria na não-esperança. Dar o gênero humano como perdido e não ter vontade de fazer coisa alguma quanto a isso, nem vontade de me perder, por exemplo, com ele. Eu estava perturbado por furores abstratos, não no sangue, e ficava quieto, sem vontade de nada. Não importava que minha namorada estivesse me esperando, estar com ela ou não, ou folhear o dicionário, era para mim a mesma coisa; e sair para ver os amigos, ou ficar em casa, era o mesmo para mim. Estava quieto; como se nunca tivesse tido um dia de vida, nem jamais soubesse o que é ser feliz, como se nada tivesse a dizer, a afirmar, a negar, nada de meu para pôr em jogo, nada a escutar, a dar, e nenhuma disposição de ganhar, como se em todos os anos de minha vida nunca tivesse comido pão, bebido vinho, ou tomado café, nunca tivesse estado na cama com uma mulher, nunca tivesse tido filhos, nunca tivesse brigado a socos com alguém, ou não achasse tudo isso possível, como se eu nunca tivesse tido uma infância na Sicília, entre os figos-da-índia e o enxofre das minas, nas montanhas; mas, dentro de mim, eu me agitava com os furores abstratos, e pensava sobre o gênero humano perdido, abaixava a cabeça, e chovia, não dizia uma só palavra aos amigos, e a água me entrava nos sapatos.


:: VOZ EM OFF ::
em Mauvaise Graine (1934), de Billy Wilder

Pessoas felizes não possuem história, ou assim pensávamos. Henry Pasquier é muito feliz. A única coisa que falta em sua vida é uma nova buzina.


:: ANÚNCIOS ::

Molas
Embuchamento
Baran & Baran
tel: (11) 4701-6710


:: MAIS ANÚNCIOS ::

Casa da Jaca
E você tudo a ver
Temos variedades em doce
Temos geléia de pinga e doce de jaca
Pamonha com queijo, cural e suco de milho
Estrada de Santa Inês, 3200 – Mairiporã/SP
(Depois do Velhão)
Tel (11): 4485-9015, 9113-5268


:: SNAKES ON A PLANE ::
declaração do protagonista desta película extraordinária

Samuel L. Jackson: No movie shall triumph over Snakes on a Plane. Unless I happen to feel like making a movie called More Motherfucking Snakes on More Motherfucking Planes.


:: NO MAIS, TUDO É MENOR ::
Antonio Maria, 1963

Amor não é de tarde, a não ser em alguns dias santos. Só é legítimo quando, depois, se pega no sono. E há um complemento venturoso, do qual alguns se descuidam. O café com leite, de manhã. O lento café com leite dos amantes. No mais, tudo é menor. O socialismo, a astrofísica, a especulação imobiliária, a ioga, todo ascetismo da ioga... O homem só tem duas missões importantes: amar e escrever à máquina. Escrever com dois dedos e amar com a vida inteira.


:: ANÚNCIOS ::

Medidor de balões
Bagdad Balões
Fone: (11) 3981-3166
www.baloesbagdad.com.br


:: VISTA DE UMA ALDEIA DA FELIZ CEILÃO ::
legenda no almanaque O Mundo pitoresco (1944), tomo VI, de W. M. Jackson

As casas desta aldeia singalesa são sòlidamente construídas com barro e cobertas de telhas; as árvores da selva rodeiam-nas, mas uma boa estrada liga a aldeia à cidade. Os nativos do Ceilão constituem um povo jovial e pacífico. Os singaleses são benévolos e simpáticos, embora muito indolentes; em compensação, os tamileses caracterizam-se pelo seu ânimo empreendedor e estão sempre dispostos a realizar qualquer trabalho que lhes dê dinheiro. Nas selvas há muitos elefantes, ursos, veados, crocodilos etc.; há também selvagens mansos.

:: O SR. FALTA DE NEXO FOI DAR UMA VOLTA COM A DONA INCONGRUÊNCIA ::
anúncio no Jornal do Bom Retiro

 

:: DOCUMENTO CONFIDENCIAL DO GOVERNO AMERICANO ::

Cold War: Geneva (Reagan-Gorbachev) Summit (tea party between the First Ladies) [declassified 2000]
Document kind: Transcript
Importance ranking: Minor
Word count: 262 words
Themes: Foreign policy (USA), Foreign policy (USSR and successor states), Defence (general), Defence (arms control)
Declassified 5/15/00
F96-087#55

United States Department of State
Washington D.C. 20520

SECRET/SENSITIVE
MEMORANDUM OF CONVERSATION

SUBJECT: Tea Hosted by Mrs. Reagan for Mrs. Gorbachev

Date: November 19, 1985
Time: 3:34 – 4:30 PM
Place: Maison de Saussure, Geneva, Switzerland

PARTICIPANTS:
U.S. Side
Mrs. Reagan
E. Arensburger, Interpreter
Soviet Side
Mrs. Gorbachev
Soviet Interpreter

____________________

Mrs. Gorbachev commented on the large number of photographers and reporters and said there were far fewer in the Soviet Union.

Over tea, Mrs. Gorbachev began by describing the beauties of her country and invited Mrs. Reagan to come and visit it.

Mrs. Reagan replied that she would be pleased to come, but Mrs. Gorbachev had just mentioned Siberia, and that is one place Mrs. Reagan would not like to go; it is too cold.

Mrs. Reagan extended an invitation to Mrs. Gorbachev to come and visit the United States and said she would prefer a warm time for both visits.

The ladies then discussed the weather in Geneva, Moscow and Washington; and jet lag, which apparently affected them more than it did their husbands.

A remark about the bouquets in the room led to a discussion of flowers. Mrs. Gorbachev's favorite flowers, she said, are roses. After those, she prefers wild flowers. Mrs. Reagan spoke of the beauties of wild flowers at their ranch in California.

Both ladies expressed their hope that this meeting in Geneva would lead to greater understanding between their two countries, and eventually to peace in the world for this and future generations.

:: ESTRANHA ÁRVORE DO CEILÃO ::
legenda no almanaque O Mundo pitoresco (1944), tomo VI, de W. M. Jackson

A jaca é uma fruta que não possue sabor agradável, mas os nativos comem-na, às vezes. Em geral destina-se à alimentação do gado. A jaca pertence à família da fruta-pão.


:: ANÚNCIOS ::

Contra qualquer parasito, inclusive a baratinha-do-fígado
É só chamar Ivomec-F
Injetável para bovinos
http://br.merial.com


:: MAIS ANÚNCIOS ::

Vacinas contra febre aftosa
Soluções para controle parasitário
Controle e prevenção de aborto bovino, clostridioses, raiva, verminose, mosca-dos-chifres, carrapato bovino, berne e sarna
Pica-Pau Agropecuária
Ariquemes/RO
(69) 535-5600, 535-3692, 535-4579


:: ROUBOU UM BOTIJÃO DE GÁS E FOI PARAR NA DELEGACIA ::
da página policial do Jornal de Várzea Paulista

Hélio Vieira, de 33 anos, morador na Vila Cristo, foi indiciado por ter roubado um botijão de gás na Avenida Ipiranga, na última quinta-feira (14). O policial Luiz Carlos foi acionado via rádio sobre um furto na residência de um casal de policiais militares.

Em diligência tiveram êxito em localizar Hélio, que estava carregando o botijão de gás furtado. O indiciado foi encaminhado para a Delegacia de Polícia.


:: CHÁCARA É FURTADA NO BAIRRO DO GAUCHINHA ::
da série "Os crimes que abalaram Várzea"

Neste sábado (16), a chácara de propriedade de Arcângelo Zonho, de 51, morador em Jundiaí, foi furtada. Para entrar na casa o assaltante arrombou a janela e levou um aparelho de som, TV, facas para churrasco, vários litros de bebidas, panelas, liquidificador, aparelho telefônico e cobertas.


:: FILOSOFIA DE VIDA ::

Calvin: The world is a complicated place, Hobbes.
Hobbes: Whenever it seems that way, I take a nap in a tree and wait for dinner.


:: FILOSOFIA DE VIDA II ::
Tito Puente para o chefe Wiggum

Por que furar seu corpo com balas
Se posso fazer sua alma arder no inferno com um MAMBO DIFAMATÓRIO?


:: CARTA DO LEITOR ::
Reclamação em juízo do sr. leitor Reinaldo Moraes, em resposta a anúncio veiculado neste jornal

Senhoras e Senhores

Seguindo orientação d'A Hortaliça, acabei de completar o seguinte curso anunciado por vocês: "Curso de ventriloquia por correspondência de Dom Cataldo e seu boneco Pepito". Não é que o curso seja ruim ou ineficaz, mas a questão é que doravante só consigo comer de boca aberta e falar de boca fechada. Quando falo com alguém a pessoa rotineiramente olha para trás e para os lados, sendo que algumas mais imaginativas chegam aolhar para cima, tentando identificar a origem da voz. Outrossim, quando vou a restaurantes ou jantares fomais, vejo pessoas virando a cara com engulhos ou me olhando com severa recriminação, pois não consigo mais fechar a boca ao comer, o que é especialmente constrangedor quando estou a mastigar salada de batas com maionese, ovos moles e mil-folhas recheado com chantilly, alguns de meus pratos preferidos. Já liguei no telefone que aparece no anúncio e tudo que consegui foi ouvir de D. Cataldo que esse meu problema deveria ser discutido diretamente com Pepito, e de Pepito que isso era problema de D. Cataldo, de modo que me vejo agora em uma situação deveras delicada e sem solução à vista. Um veículo sério e atuante na sociedade moderna, como é A Hortaliça, ao abrir espaço para anúncios deste jaez está automaticamente se co-responsabilizando por quaisquer incômodos, malefícios ou ziquiziras que eles, os anúncios, podem vir a acarretar para seus leitores. Ou seja: ajudem-me, ou vão plantar rabanetes na Quinta da Boa Vista!

Passar bem!

Gagomir Babujón de las Cruces y Credos


:: RESPOSTA DA REDAÇÃO ::

Caro sr. Moraes,

Em resposta à sua atenciosa missiva datada do mês de dezembro do Ano da Graça de Nosso Senhor, a Hortaliça Advogados Associados entrou em contato com o Boneco Pepito, CPF 295439128-90, que passava as férias incógnito na "Cidade de Albanoel" -- parque temático com motivos natalinos que precedeu o famoso "Albano Country City", complexo aquático sem grandes atrativos -- e depois de muita insistência conseguiu que o títere nos recebesse em seu luxuoso quarto-e-sala com vista para o Papai Noel. O Boneco Pepito, doravante conhecido neste documento como PEPITO, negou qualquer participação no curso de ventriloquia idealizado por Dom Cataldo, que por sua vez passava as férias no "Amazing Balls", parque de polipropileno de enorme importância cultural no condado do Mandaqui, como o sr. bem sabe. Procurado pela reportagem, Dom Cataldo, CPF 34823927402-X, doravante mencionado como CATALDO, alegou que o reclamante Reinaldo Moraes, doravante conhecido como PARTE DA PRIMEIRA PARTE, não realizou os exercícios de respiração como descritos na apostila de treinamento página 14-A. A parte da primeira parte deveria repetir quinze vezes: "Num ninho de catatrepas havia cinco catatrepitos, quem descatatrepar os catatrepitos bom descatatrepizador será" sem abrir a boca, enquanto mastiga cinco batatas-bolinha bem temperadas e tampa o nariz. CATALDO lamenta muito o incidente e aproveita para enviar-lhe um convite para o curso de levitação por correspondência, que deve ser realizado durante o corrente verão em uma sala de teto acolchoado e tapetes felpudos.

Sem mais, subscrevemo-nos
Atenciosamente
Hortaliça Advogados Associados
"Lentils just in weekend"


:: TRÉPLICA DO LEITOR ::

Prezados (ou prezadas, que me importa?) senhores (ou senhoras, e eu com isso?)

Consternado vejo cair no olvido, senão mesmo na chacota aberta e declarada, a minha atual condição de quase absoluta insociabilidade comprovadamente induzida pelo "Curso de ventriloquia por correspondência de Dom Cataldo e seu boneco Pepito", anunciado por vossas senhorias em vosso órgão veicular de circulação internética, qual seja A Hortaliça. Quanto a isso, já instruí meus advogados a completarem seu curso de direito nas Faculdades Hebdomadário-Bissextas do Vale do Sino, em São Badalo Grande, RS, e tirar sua carteira de habilitação na OAB-RS, a fim de que possam defender-me nos foros competentes contra VV. SS., e os supracitados Don Cataldo e seu boneco Pepito, doravante denominados sacripantas-de-marca-maior.

Creio ter descrito suficientemente a minha supradita condição de insociabilidade - advinda de só conseguir falar de boca fechada e comer de boca aberta - na referida missiva datada do final do ano translato p.p.. No entanto, e para não deixar margem a dúvidas, anexo a esta nova missiva um filme em vídeo digital em que sou visto comendo guacamole de boca inelutavelmente aberta na festa anual da Virgem de Guadelupe, na sede da União Desportiva Brasil-México, no Brás, sob os olhares estupefactos dos enojados comensais, com destaque para o band leader dos mariachis, que pode ser visto num canto a vomitar copiosamente na cuba do poncho. No mesmo vídeo, outrossim, sou enquadrado de boca permanentemente fechada a fazer um discurso aos presentes na cerimônia, em nome da FDP (Federação dos Devotos do Pebolim), enquanto os ditos presentes parecem perseguir visualmente um enxame de moscas ao redor, tamanha é a sua desorientação quanto ao foco emissor das palavras por mim ventrilocutadas.

Encerro estas considerações agradecendo - e recusando com veemente veemência - o vosso convite para o anunciado "Curso de levitação por correspondência", posto que resido em zona de alta incidência de ventanias e tufões sub-tropicais, e não quero ver-me arrastado pelos ares até os confins do Cazaquistão enquanto estiver levitando ao ar livre.

Desoladamente, despeço-me sem assinar, em candente protesto que, espero, seja devidamente registrado por vossas irresponsáveis senhorias.


San Pablo, 15 de janeiro de 2007

.........................................

 

EXPEDIENTE

Direção, roteiro e figurino: Bem Verão Produções Improváveis.

Contribuições de Solange Cavalcante, Alexandre Barbosa, Emilio Fraia, Antonio Prata, Paulo Werneck, Reinaldo Moraes, da minha mãe e do galante André Conti.

==================

"Para ser lido na maldita hora da noite em que tudo é engraçado -- logo após a hora em que nada faz sentido e antes daquela em que tudo faz sentido" (Stephanie Avari, que realmente mora na rua Paulo da Silva Gordo)

## Você está recebendo !!Witzelsucht!! porque estava na mala direta. Ou então, ou então! Você está recebendo o !Rododendro! porque foi um dos 139 mil nomes escolhidos entre todos os possíveis, sorteados em uma grande urna chinesa. Você e o To Fu, que ganhou o direito de trazer um tufo de nenúfares e furar a fila (desculpe). Caso não queira voltar a receber este jornalzinho, mande um e-mail para hortalica@gmail.com e diga na linha de assunto: "Foi demais para Kudno Mojesic", mesmo que você não seja -- e nem planeje ser -- Kudno Mojesic.

::: www.hortifruti.org :::


God is coming.
Look busy.



2005 Vanessa Barbara