A Hortaliça

www.hortifruti.org

Almanacão de férias
Edição #061, de 1 de agosto de 2005.
[...] Só foi triste porque ela morreu banguela.

hortalica@gmail.com
Nesta edição: palhacinhos para colorir

 

"Tudo escorre"
(Lucrécio)

 

PRIMEIRO LIVRO DE BRUNO
 

Aos vinte e quatro assumirei a administração da Galáxia, e no primeiro dia de governo não restará um só Bruno sobre a Terra. [nota de rodapé: Talvez um Bruno de cabelo-tigela na Bulgária, não sei bem, ou uma colônia de nenês-Bruno em Saturno – decidir.]

O extermínio dos Brunos dar-se-á no alvorecer de 15 de junho, quando os mencionados tomarão choques no miolo dos dentes e se transformarão em estátuas de sal iodado. Espetáculos envolvendo nuvens de gafanhotos e sarças pirotécnicas estão previstos na programação, que também contará com um comício da vitória (à tarde) e cumprimento imediato das principais promessas de campanha, sendo elas:

1. Que o oceano se transforme em um grande mar de sopa

2. Que lhamas (vivas) assumam a administração dos centros urbanos com empáfia e lancheirinhas quadradas

3. Que sejam instaladas, em todas as esquinas do mundo Afora, máquinas automáticas de sachês de açúcar

4. Que o planeta receba imediatamente o novo nome de “Afora”, para que possamos fazer trocadilhos idiotas com a expressão “mundo Afora”

5. Importante: o páragrafo HUM do inciso anterior dispõe sobre a criação de comissões omnilíngües de trocadilhistas sem escrúpulos para substituir os poetas de rua, a ONU e a Academia de Letras. Em caso de guerra iminente, uma força de paz será enviada ao país em questão, sob o comando do general Jimmy Nutto, e atacará por meio de jogos de palavras como “era Shaw o que me faltava!”

6. Que se forme um mutirão de anjos, arcanjos, dominações, potestades, querubins e serafins para intervenção artística (livre) no fluxo das principais avenidas do mundo. Premiação para os melhores engavetamentos e trocas de placas mais inventivas.

7. Que seja respeitada a concordância verbal nos avisos sonoros da Companhia do Metropolitano de S. P.

8. Que não chorem por mim os cinamomos, murchando as flores ao tombar do dia

9. Que ocorra o instantâneo desaparecimento — em uma nuvem de enxofre — de toda sorte de objetos equivocados, tais como pochetes, luminárias de bambu, mímicos, moscas-da-fruta, pepino em conserva, manuais de refrigeração e móbiles

10. Que o Pentágono seja reformado a fim de abrigar a maior piscina de bolinhas da Via Láctea

11. Que seja formado um Batalhão de poetas simbolistas, assessores de imprensa, intelectuais de esquerda e monitores do MAM para combater os Brunos sobreviventes, que terão trocado seus nomes para Silas e atenderão a um cumprimento ritualístico discreto, como lamber o nariz ou estatelar-se no chão por vontade própria.

Agora você toma este panfleto nas mãos e fica pensando em um jeito de redimir sua espécie brunesca, o senhor que me deu uma fita verde e um mapa em escala 1:1 da cidade, depois me deixou quicando nas esquinas como uma bolinha de pinball e me perdeu entre a São Bento e o Largo do Café; amigo Bruno de cabeça quadrada que roubou uma edição de bolso de Hercólubos, O Planeta Vermelho, certamente pensando no meu período de estágio na Onipotência e no parágrafo sobre os cintos cheios de botões dos habitantes de lá (não há registro de venusianos pançudos), botões vermelhos, azuis e amarelos que acendem e apagam como um farol. Quando se vêem em perigo, eles apertam um botão-mãe (no teto da nave-tia) capaz de fazer voar uma colina e desintegrá-la no céu. Anotei no meu bloco rosa esta ótima idéia e prometi que a aproveitaria em mais planetas - por exemplo, neste aqui, que anda de uma mesmice monstruosa.


:: SOMOS PESSOAS ESTRANHAS ::
Rodrigo Garcia Lopes (furtei de)

somos
pessoas
estranhas
nem sabemos
que sonhos
que somos

esses
olhos
poucos

essas
folhas
secas?

esqueçam
fiquem
calados

somos
estranhos
no entanto

esta noite
dormiremos
lado a lado

:: JOGO DOS PONTINHOS ::

Desafie dona Alzira Zulmira:
http://www.alzirazulmira.com/dots/dots.htm.


:: QUEBRA-CUCA ::
email recebido há alguns dias

menina! estou na china! beijo!


:: ACEITAMOS SUGESTÕES ::

de respostas para a mensagem anterior.

:: EDITORIAL ::

O presente Almanacão de Férias possui figuras para colorir, palavras cruzadas, caça-palavras, duplex, histórias edificantes, Enriqueça Seu Vocabulário e tudo o que de mais moderno existe em matéria de entretenimento via e-mail. Preenchendo o cupão que se localiza na contracapa você ainda concorre a uma viagem para o VII Encontro Brasileiro de Passatempos e Cruzadistas, em São Tomé das Letras.


:: DUPLEX ::
Cícero, filósofo romano

O mundo está repleto de loucos.


:: TROCADILHO - O JÔGO DAS PALAVRAS ::
Jânio Quadros

Homônimos e parônimos prestam-se, com muita facilidade, para o trocadilho, para o jogo de palavras, ocasionando confusões de sentido, às vezes cômicas, às vezes apenas curiosas e pitorescas, outras vezes até malévolas.

Conta-se, por exemplo, a história de um médico que, estabelecendo-se numa pequena cidade, atende um cliente e receita-lhe uma pomada com a qual devia friccionar as "cadeiras", todas as noites. Passado algum tempo, o médico encontra-se com o cliente e pergunta-lhe: "Então, como vai? Ainda continuam suas dôres?"

E responde o simples do homem:

"Ah, doutor, as cadeiras estão bem lustrosas, bem brilhantes, mas a dor não desapareceu, não."

Eis no que consiste o jôgo das palavras, o trocadilho -- o calembour dos franceses.


:: INTIMUS DAYS ::
dicas bizarras impressas na etiqueta de absorventes

[S.O.S.] Não estrague aquele jantar romântico no restaurante japonês só porque seu namorado entornou molho shoyu na sua roupa. Peça um potinho de nabo ao garçom e veja o milagre: a mancha sai todinha na hora!


:: HENRIQUETA BRIEBA, ATRIZ ::

O endereço definitivo: www.coquetel.com.br.

[Assinando a Hortaliça você ajuda a restaurar a reputação do Torto no panteão das cruzadinhas via rede.]

:: SABEDORIA EM GOTAS ::
Miguel Sokol

Mãe é uma mulher que ficou louca.


:: HISTÓRIA SEM O MENOR SENTIDO ::
mil perdões

Todos os dias ele recebia telefonemas interurbanos e visitas lhe traziam biscoitos. Ele freqüentava o tintureiro aos sábados bem cedo, reunia em casa o pessoal da firma, bebia tudo o que tivesse gosto ruim: tinta plástica, suco de tomate. Alonso vestia uma touca preta nos dias de frio e seus amigos calçavam galochas nas festas a fim de tirar fotos engraçadas.

Alonso encostava nos azulejos da cozinha lotada de gente e contava piadas com uma caneca de salmoura na mão. Ele apertava o ombro das meninas e sussurrava para as mais chegadas o hino à bandeira, enquanto alguém colocava no som um disco raro de sessenta e seis, a prima dançando em cima do sofá com um par de galochas.

Alonso com aquela touca me lembrava o Pio XXI, a Greta Garbo, o Amado Baptista.

Deve ser triste pra ele
Parecer tanta gente.


:: INTRODUÇÃO ÀS BÍBLICAS ::

O bem-estar espiritual de nossos leitores é nossa principal meta. Somos o MAIOR e MELHOR hebdomadário não semanal da América Latina.


:: BÍBLICAS I ::

Não cortareis o cabelo em redondo, nem danificareis as extremidades da barba. (Lv. 19)


:: BÍBLICAS II ::

O rei Davi estava velho, com idade avançada; por mais que lhe pusessem cobertas, não conseguia se aquecer. (1Rs, 1:1)


:: BREAKING NEWS ::

Acabou de passar o carteiro. "Mandioca e correio!" --

Os profissionais do Mandaqui agora estão fazendo joint-ventures.


:: ANTES DE CONTINUAR ::

Sorria e diga "dízimo".


:: ALICE ::

Não, eu nunca consegui levar o queijo ao rato. Arrumava doença no dia de colar ervilha no casco da tartaruga. Se minhas notas em comportamento sempre foram boas e as de higiene alcançavam o razoável - quando eu cortava as unhas -, repeti três semestres em coordenação motora.

Sou aquela que hasteia bandeiras puxando a corda para o lado errado e honra o lábaro virada de costas. Até hoje não consigo usar uma tesoura sem perder o tampo de alguns dedos e arruinar o papel. (Alicate de unha, nem se fala.) Outro dia me perdi no Guia de Ruas entre o B5 e o D7, fui parar numa represa e nunca mais voltei. Por isso, quando o zoológico de São Paulo abriu 216 vagas — salários chegam a R$ 2.204 —, candidatei-me a texugo.

Meus amigos preferiram concorrer para zebra (embora seja obrigatório o uso de sunga), ariranha, leão-marinho e boto. Eu nunca passaria nos testes práticos, então anotei Opção Um: texugo diurno, Opção Dois: texugo integral. Para ocupar a jaula do texugo, diz-se, não é preciso ser bom em oratória, demonstrar desenvoltura na dança ou saber pegar fruta-pão com o rabo. Aliás, a vaga de texugo praticamente impõe uma condição: a falta de habilidade em todos os ramos da vida prática.

Nunca me adaptei às coisas de gente adulta.


:: BÍBLICAS III ::
Ct, 4: 9

Roubaste meu coração,
minha irmã, noiva minha,
roubaste meu coração
com um só dos teus olhares
com uma volta dos teus colares.


:: ESPAÇO PARA TESTAR HIDROGRÁFICAS ::

:: TRAGÉDIA DE OZIRES ::
confissão do senhor Cadu

[...] poxa, eu também jogo. Já joguei com o Renan. Tá certo que não aquele renan, jogava com o renan meu vizinho. Mas ele era fera.

Eu era o primeiro reserva do meu time na escola. E minha escola foi terceira colocada dos jogos de São Carlos (perdemos injustamente na semi-final).

Meu forte era a recepção. Hoje eu seria um líbero espetacular, mas na época não existiam essas variações e eu entrava quando o levantador secundário ia pro fundo, no 4x2, ou seja, eu nao levantava nunca. Mas eu passava pro levantador principal - Ozires - que tinha a fama de ser bem melhor que eu. Eu dava o passe na mão e ele levantava pro ponta. Se tudo desse certo, a turma gritava: "valeu, Ozires!!!"; nunca reconheciam o meu passe perfeito.

Isso me desanimou um pouco e eu resolvi mudar de esporte. Fui bater uma bola, futebol de campo. Eu nunca fui muito rápido, não gosto de correr demais, então o técnico me colocava de zagueiro. A bem da verdade? Zagueiro reserva. Fui reserva do Ozires.


:: PORTUGUESE ::

Portuguese is essentially Spanish as spoken by a Russian.
--Peter Clark

Portuguese is essentially bad Spanish, mumbled.
--Eugene Holman

Portugese is essentially Spanish while eating a hot potato.
--Mike Taylor


:: UMA HISTORINHA CONJUGAL ::
enviada pelo primo Abner

Um sobrevivente do campo de concentração nazista de Dachau, atualmente com 105 anos, e sua mulher, cem anos de idade, conquistaram o título de casal mais idoso do mundo. Ao ser conclamada a explicar como o casamento havia durado tanto tempo, Magda disse que o segredo era que ela mandava e o marido obedecia.


:: OUTRA FÁBULA MATRIMONIAL ::

Chovia, e ele estava lá fora com uma pá e dois sacos de lixo. Eram nove horas da manhã de uma terça-feira e o marido de Fabiana varria o meio da rua.

Nos primeiros meses de casamento, ele apenas juntava as folhas do quintal antes de ir trabalhar. Com o tempo, comprou um escovão e passou a higienizar a área duas vezes ao dia: pela manhã e à noite. Fabiana percebeu que em breve ficaria solteira no dia em que ele vestiu luvas de borracha e usou oito tampas de "Ajax festa das flores" diluídas em um litro d’água. Incluiu a calçada em seus domínios. Em questão de semanas, ela já não podia colocar o lixo no portão (impunemente) ou chegar da rua pela entrada principal. Corria o risco de deixar pegadas de lama no caminho e causar uma crise conjugal. Na semana das bodas de papel, o marido de Fabiana pediu demissão da Firma, calçou um par de galochas e se pôs a varrer a rua em horário comercial.

Foi quando começou a chover. Enquanto o marido fazia uma faxina no meio-fio, ela arrumava as malas. Fabiana pediria o divórcio e ficaria com a custódia dos materiais de limpeza. Saiu com a bagagem pela porta da frente, deixando pra trás um rastro de lama que, vá lá, a incomodou um pouco. Antes de entrar no carro, aproveitou para juntar umas folhas do quintal e amontoou-as perto da garagem. Naquele canto, encontrou um saco de lixo dobrado pelo marido especialmente para ela, como guardanapo de pano em restaurante chinês.

Fabiana foi embora, é verdade, mas voltaria no dia seguinte com uma pá maior.


EXPEDIENTE

Este jornalzinho é impessoal, objetivo e imparcial. Computadores meticulosamente programados preenchem formulários, desenvolvem os textos, se emocionam, editam e publicam a visão neutra da coisa toda.


"Para ser lido na maldita hora da noite em que tudo é engraçado -- logo após a hora em que nada faz sentido e antes daquela em que tudo faz sentido" (Stephanie Avari, que realmente mora na rua Paulo da Silva Gordo)

## Você está recebendo !!Witzelsucht!! porque estava na mala direta. Ou então, ou então! Você está recebendo o !Rododendro! porque foi um dos 139 mil nomes escolhidos entre todos os possíveis, sorteados em uma grande urna chinesa. Você e o To Fu, que ganhou o direito de trazer um tufo de nenúfares e furar a fila (desculpe). Caso não queira voltar a receber este jornalzinho bem-apessoado, mande um e-mail para vmbarbara@terra.com.br e diga na linha de assunto: "Foi demais para Kudno Mojesic", mesmo que você não seja -- e nem planeje ser -- Kudno Mojesic.

www.hortifruti.org
this whole zine is a Sicilian message. It means Luca Brasi sleeps with the fishes.


God is coming.
Look busy.



2005 Vanessa Barbara