A Hortaliça

www.hortifruti.org

campeões com a pelota nos pés
Edição #060, de 17 de junho de 2005.
(...)cujo tema central é a relação de uma bailarina com um hipopótamo

revisão: completar

hortalica@gmail.com

 

Nunca vi um sujeito vir à boca de cena e anunciar, de testa erguida:
"Senhoras e senhores, eu sou um canalha".
(Nelson Rodrigues)

 

BEM VERÃO
 

Quando as páginas pares de todos os livros da cidade amoleceram com o calor de Milwalkee, a ursa saiu da floresta e foi se refrescar na piscina de uma Boa Senhora. A ursa boiava de costas e de barriga, a ursa nadava cachorrinho e pensava na vida, admirando o céu; a Boa Senhora saiu de avental para dar migalhas aos pombos sem os óculos de leitura. Ao perceber que aquilo na piscina não era uma pelúcia gigante, a Boa Senhora tirou as crianças da água (pois elas estavam lá, acreditem) e chamou a Defesa Civil.

A ursa registrou uma movimentação estranha ao redor mas não deu muita bola. Apoiou-se na borda da piscina, aguardando a chegada de um martíni, e limitou-se a curtir o verão. Os Bons Homens da Defesa Civil esconderam-se nas árvores, armaram-se até os sisos, trouxeram a SWAT e após a contagem de three, two, one atacaram.

A ursa recebeu cinco injeções de tranqüilizante.


:: COM A BRECA! ::
apreciando uma tradução em que personagens de Shakespeare dizem

O que denominais amor não é mais do que um sarmento ou uma vergôntea.


:: COM OU SEM RADIAÇÃO ::
Bb.com.você, dez 2004

Segundo reportagem publicada em janeiro de 2003 no jornal britânico The Observer, Londres teve significante declínio na população de pássaros -- queda de 75% desde 1994, que coincide com a emergência dos celulares. O motivo: cientistas espanhóis descobriram que os pássaros tendem a evitar lugares com altos níveis de contaminação eletromagnética.

[final da matéria, absolutamente genial:] Com ou sem radiação, símbolo de status, objeto funcional ou companheiro virtual, não importa: o celular mudou definitivamente as nossas vidas -- e o seu alcance ainda nem chegou perto de todo o seu potencial.


:: EDITORIAL ::

Esta é uma edição bem verão, apesar dos esforços da alta-cúpula do Jump Day para alterar o esquema das estações do ano.

Depois de tocar o horror em Malakoff, onde restaram apenas crânios de boi e uma receita de cuscuz à paulista, os bravos justiceiros deste periódico decidiram retornar, a cavalo, durante os créditos "todos os personagens desta obra são ficcionais", e abrir uma vendinha de frutas e legumes até que surja alguém na cidade com uma cicatriz procurando pelo Búfalo Branco. Então teremos que levantar de pijamas, a mão no coldre, ficaremos em pé durante uns bons minutos com um olhar de pouco-caso, pensaremos na família e nos filhos (dos outros), ergueremos a sobrancelha esquerda

e lançaremos a edição cento e sete bem na testa do Bronco Bill.

De resto, esperamos que fiquem confortáveis e aproveitem nossas promoções de inverno.


:: DO ESMO COMO MÉTODO DE PESQUISA ::
a citação é do cavalheiro träsel

A grande dama da revista Vanity Fair, Tina Brown, responde à questão da seguinte maneira: "O problema não é o mau-gosto, é a falta de gosto."

Donde se conclui que um cavalheiro pode se vestir mal, desde que saiba o que está fazendo.


:: CITAÇÕES? LIGUE. ::
Edmund Wilson, Os anos 20

a literatura é apenas o resultado de nossas brutais colisões com a realidade, cujas repercussões, depois de nos recolhermos ao abrigo de nosso íntimo, tentamos explicar, justificar, harmonizar, colocar numa ordem lógica na corrente uniforme de um pensamento que se reestrutura depois de ser, por um momento, destroçado e dilacerado por elas.


:: HISTORINHA DE AMOR ::

Alice gostava de girar em torno do próprio eixo até ficar muito tonta e ser engolida por um vórtice temporal laranja. Alice Pai a puxava pelo pé e a rodava, rodava, vodara enquanto Alice Mãe gritava lá da churrasqueira, mas ela vai vomitaaaar. Alice acampava duas vezes por ano e ficava muito assustada quando Alonso comia oito bananas na hora da sobremesa e girava até ficar muito tonto e vomitar o vórtice laranja da equipe deles, ou alguma coisa azul que tinham comido no almoço. Era o suficiente para impressionar Alice, ele não sabia.

Alice só estava autorizada a fazer o suco e a salada na cozinha dos acampamentos para não se machucar, matar, derreter coisas caras, derrubar, derramar, esbarrar, enganchar, enfim, destruir em geral, então ela mexia a colher na jarra até ficar muito tonta e virar um liquidificador de oito velocidades, quatro vitaminas e ferro. O grito de guerra da equipe de Alice fora feito por ela e consistia basicamente em rodar e cair.

Alice Adulta que coordenava os Alice Pequenos tentara argumentar que aquilo não era um grito, vejam como estão em fila os meninos grandes e entoam o hino à bandeira, mas os Alice Amigos tinham curtido e não paravam de brincar de pião com os braços abertos. Quando perdia o eixo e caía de boca, Alice pensava que se tivesse conseguido rodar mais um pouco viraria suco ou cairia nos braços do Alonso, que ainda não tinha parado de se entupir de bananas e estava redondamente apaixonado.


:: OXAGUIÃ ::
de Mitologia dos Orixás

OXAGUIÃ - Orixá que inventou o pilão para comer inhame mais facilmente.


:: TABUS ::
ainda sobre o mesmo tema

(...) mas também restringem certos comportamentos que não incluem significativamente a relação com os outros, como, por exemplo, não tomar banho de mar, não subir em árvore, não usar roupa alheia, não raspar panela com faca.


:: NAÇÕES UNIDAS ::
Charles Berlitz, sobre as discussões do processo de descolonização da África

Um representante do minguante Império Britânico lia um relatório de atividades de uma região sob custódia do Reino Unido durante a Assembléia. Quando falava das tentativas do pessoal do lugar (...) para combater as pragas de besouros-rinocerontes, o intérprete de russo compreendeu a palavra "rinoceronte", mas não "besouro". O delegado soviético, portanto, interrompeu para perguntar como os nativos podiam equipar-se para resistir à invasão de inumeráveis rinocerontes. Recebeu a resposta de que o pessoal do lugar recebia vassouras e baldes de produtos químicos. Isso pareceu ao representante soviético não só armamento insuficiente para combater o ataque de hordas de rinocerontes, mas também prova da má vontade colonialista em distribuir armas de fogo aos africanos para proteção contra o ataque de animais ferozes. "Ao mesmo tempo", contrapôs o delegado soviético, "restam apenas algumas centenas de rinocerontes na África; por que deveriam ser exterminados?" A isso replicou o delegado britânico: "Ah, não! Há muitos milhões deles. Todas as primaveras eles voam do norte em grandes enxames e comem as cascas das árvores".

A essa altura a discussão já havia se complicado tanto que a sessão precisou ser suspensa até que a palavra besouro foi localizada e - finalmente - aposta a rinoceronte.


:: HISTORINHA MACABRA ::
colaboração involuntária de Tiago Mesquita

(...) Soube também de um cara chamado Genesis, Genesis p-Orridge para ser mais específico, que está se transformando em sua mulher. Sua mulher, enquanto isso, se transforma em Genesis.


:: FRASE DO MÊS ::
preservaremos a identidade dos envolvidos

"Não vejo a hora de chegar em casa e abraçar o meu computador."


:: TO PROVIDE A CONVENIENT RATIONALE FOR EATING FOOD OFF THE FLOOR ::

http://en.wikipedia.org/wiki/Five_second_rule


:: PAULA ::

"Segundo o New Zealand Herald, ele havia nascido com apenas uma orelha, o que afetava seu equilíbrio."

Quando saiu do bingo, Paula ajeitou o tule bege do pescoço e começou a andar tão rápido quanto podia. Passava pela calçada de cabeça baixa e achou estranho que a rua estivesse limpa demais. Pra lá da neblina (vagamente) amarela, assistia de vez em quando um casal de góticos tentando abrir um guarda-chuva, embora não estivesse garoando. Algumas pessoas pareciam muito felizes por lá, naquele frio e àquela hora, particularmente as que passavam de carro, e Paula pensava que não devia ter vestido uma saia de pregas.

Paula não olhou para os dois lados ao atravessar a rua. Na blusa, um vidro de Leite de Rosas ocupava o bolso da mão esquerda. Paula saltara da cadeira quando fechou a cinqüina, já pensando no que faria com cinco-mil-milhões-de-reais e fama, glória, uma escova progressiva que não a deixasse careca. Lá na frente, onde a luz era mais forte, disseram-lhe que tinha se equivocado, que o doze ainda não havia saído, e as mãos de Paula ficaram tão pequenas que o funcionário do bingo teve que procurar a bolinha pra provar que estava certo. Ninguém riu de Paula quando ele encontrou a pedra e gritou “dôuze, um-dois”, embora ela estivesse ridícula com meia-calça e coturno, lá na frente, onde a luz era mais forte, a cartela ainda nas mãos do Funcionário.

Como ela não fizesse menção de voltar para o lugar e os outros jogadores começassem a tossir, o Funcionário apanhou um vidro de Leite de Rosas do balaio de prendas da festa junina e embrulhou-o na cartela. Paula recebeu o prêmio de consolação e foi empurrada para a área das mesas pelo guri que encaixava no mural as plaquetas dos números. Ela continuou em pé sem atrapalhar ninguém.

Sexta-feira já tinha terminado quando o último ônibus passou em frente ao Bingo do shopping, deixando na calçada um palhaço bêbado de peruca rosa e a roupa toda molhada. Paula andava com um guarda-chuva na mão, sem olhar para os lados, pediu licença, soltou um espirro e se desequilibrou toda.


EXPEDIENTE

Este jornalzinho é impessoal, objetivo e imparcial. Computadores meticulosamente programados preenchem formulários, desenvolvem os textos, se emocionam, editam e publicam a visão neutra da coisa toda.


"Para ser lido na maldita hora da noite em que tudo é engraçado -- logo após a hora em que nada faz sentido e antes daquela em que tudo faz sentido" (Stephanie Avari, que realmente mora na rua Paulo da Silva Gordo)

## Você está recebendo !!Witzelsucht!! (saúde) porque estava na mala direta (Fnord). Ou então, ou então! Você está recebendo o !Rododendro! porque foi um dos 139 mil nomes escolhidos entre todos os possíveis, sorteados em uma grande urna chinesa. Você e o To Fu, que ganhou o direito de trazer um tufo de nenúfares e furar a fila (desculpe). Caso não queira voltar a receber este jornalzinho asseado, mande um e-mail para vmbarbara@terra.com.br, e diga na linha de assunto: "Foi demais para Kudno Mojesic", mesmo que você não seja -- e nem planeje ser -- Kudno Mojesic.

www.hortifruti.org
this is a Sicilian message. It means Luca Brasi sleeps with the fishes.


God is coming.
Look busy.



2005 Vanessa Barbara