A Hortaliça

www.hortifruti.org

Usar somente nas axilas
Edição #048, de 28 de janeiro de 2004.
"Também somos aquilo que perdemos" (Bias)
E, com os diabos, como poderia malograr semelhante nariz?

hortalica@gmail.com

 

"Mas que mulher indigesta
Merece um tijolo na testa"
(Noel Rosa)

 

RUI BARBOSA
da História do Brasil de Sebastião Nunes
 

Rui Barbosa era cabeçudo. Embora não o confessasse nunca, o corpo de Rui cultivava secreta vergonha da barbosal cabeça. Assim como se amplos exemplificassem, em sua psicofísica contradição, os inevitáveis conflitos entre a carne e o espírito, embora sejam comuníssimos os puramente somáticos, como entre os pés e as mãos, o calo e o câncer, a bunda e o pescoço, que freqüentemente se odeiam de morte (conta-se de certa bunda que tentou, alucinada, estrangular o correspondente pescoço, por ser alto e esbelto, e de certo calo que, à custa de envolvê-lo, destruiu enorme câncer, que o humilhava por seu tamanho; e de certos pés que, despeitados por sua inferior posição corporal, atacaram com tanta fúria as elevadas mãos que por pouco não lhes deceparam os dedos). Um notável exemplo filosófico, narrado pela irmã caçula do extraordinário pensador, demonstra-o por nós: os cabelos de Nietzsche, discretos e inteligentes, tinham justificada vergonha dos nietzschianos bigodes, pretensiosos e arrogantes. Aqueles bigodões ridículos!

Quando era pequenino, e atendia por Zinho, Rui Barbosa vivia dando cabeçada nas portas, nas janelas, nas paredes e até nas árvores dos caminhos. Dessa forma sua cabeça, que já era grande, tornava-se ainda maior, devido às gálicas protuberâncias oriundas de tais façanhas, crescendo-lhe, o depósito de neurônios e sinapses, às proporções do enorme, do espantoso e - sejamos dignos de nossa vetusta porém rigorosa ciência - do grotesco.


:: HERMES DA FONSECA (1855-1923) ::
idem, ibidem, biografias dos Presidentes do Brasil

Hermes da Fonseca parecia um boneco enfeitado, tipo general de banda. Costumava usar um chapelão, de feitio que nunca vi. Talvez mistura de megalomaníaco topete com asneiral parvoíce. Levava, nos ombros, umas coisinhas bordadas, que não identifiquei muito bem. Bigodes esquisitões, não sei como podia engomá-los naquela estranha posição. Imagino que, para dormir, os amarrava com um arame por detrás do pescoço, soltando-os e engomando-os novamente ao amanhecer.


:: EMOLIÊNCIA E CREMOSIDADE ::
citações a esmo

A vida é apenas um intervalo tedioso entre uma refeição e outra.


:: PERFIS DISTORCIDOS - PARTE I ::
pessoas vivas, atenuadas, imaginárias, lembráveis ou apenas doloríveis quando se aperta [aqui]

O Bruno diz as coisas com os olhos fechados. Em algum lugar do Egito ele comprou um roteiro de um filme barato assinado por dois caras franceses e vai recitando a fala de todo mundo, atropeladamente e de uma vez só, porque tem medo de esquecer a deixa. Quando abre os olhos, ele te encara com um sorriso cortado ao meio. Dá o maior medo.

"Meu nome é Genoveva", disse o secretário da psicóloga antes de desligar o telefone, mas não quero falar sobre isso.

O Joseph não se chama Joseph mas poderia. Ele mastiga azeitonas como um profissional da área, mas sempre deixa um pedaço parcialmente intacto para oferecer às visitas. O Joseph fala ZZÔRD porque ele mora num lugar onde o Bloco de Notas é alemão e o Windows tem hümpersfrigszenful no final. Ele me deixa quebrar as coisas da casa dele e só me acorda para trancar a porta e me virar de lado, como fazem os gordos de avental lidando com bons churrascos. O Joseph é um personagem bíblico adorável e agora tem liquidificador, mesa, um espremedor de laranjas (azul) e muitas coisas potencialmente quebráveis.

A Stephanie é uma grande anedota, e sequer é engraçada. Foi ela que inventou o Bruno (v. #004). Não satisfeita com a façanha, decidiu botar nomes aristocráticos em minúsculas escarolas cruas, para passar o tempo e consolidar sua velhice precoce. O único problema da Stephanie é que ela tem um cão medonho.

O Cesar, abençoado pelas divindades do Tédio e da Imprecação, só existe para figurar nos sonhos das pessoas como Himself. É comum ele interromper nossos pesadelos habituais para comprar móveis no segundo andar de uma loja de antigüidades, que sequer existe.

O Victor foi pra Memphis e hoje varre feno em uma fazenda de gado pertencente a um velho bêbado amigo da Cat Ballou que usa costeletas e rebola quando corre. O Victor provavelmente não existe, apenas em uma caixa de sapatos amarela e num perfume que tem gosto de areia. Ele inventou cinco cores (céu-abertura do Windows) e a morte das tartarugas, o falecimento dos pequenos seres que bóiam nas bacias e vão batendo nas bordas (toc toc toc), que morrem com os olhos brancos fechados e os cascos cheios de mofo, depois são enterradas em caixas de chocolate feito sonhos perdidos.

O Victor amigo do búlgaro morreu engasgado com uma colherada de lentilhas e não vai mais incomodar ninguém, eu prometo.

Alheio aos problemas existenciais do Planeta e ao genocídio ocorrido em seu próprio sofá, o menino-Dadá vive, feliz, em um mundo onde as coisas são amarelas.


:: MAMÃE-NÃO-ME-PERCA-NO-TACHO-DE-DOCE::
de Hortaliças e assessores de imprensa

O museu Kunst Palast de Dusseldorf acolherá em breve uma obra denominada “Spectacular”, da dupla Michael Elmgreen & Ingar Dragset. No espaço de um dia, todo o acervo do museu será desmontado e removido de seu lugar habitual por uma empresa especializada em transporte de obras de arte, acomodado em caminhões e reinstalado exatamente como estava, depois de ser levada para uma voltinha em torno do museu. De acordo com o release distribuído pelo museu, "através deste deslocamento temporário da coleção permanente, Elmgreen e Dragset pretendem chamar a atenção do público para a beleza de se fazer algo inteiramente inútil".


:: PROVÁVEIS SLOGANS DAS ELEIÇÕES 2004 ::
enviado pelas vovós anarquistas do Canadá

Bush/Cheney '04: Because the Truth Just isn't Good Enough.
Bush/Cheney '04: This Time, Elect Us!
Bush/Cheney '04: Putting the "Con" in Conservatism
Bush/Cheney '04: Thanks for Not Paying Attention
Bush/Cheney '04: It Takes a Village Idiot
Bush/Cheney '04: Or Else.
Bush/Cheney '04: Rights? Just Trust Us
Bush/Cheney '04: Keep 911 Out of Politics
Bush/Cheney '04: Who Would Jesus Bomb?


:: PAPAI NÃO FUME PORQUE NÓS TE AMAMOS ::
frase do Hemingway, que, além de chato, é burro

Para onde vão os narizes? Eu sempre tive vontade de saber para onde os narizes vão.


:: SURTO ::
a arrecadação deste fragmento é doada ao progresso da ciência

A pequena Maya Kaczorowski orientou 145 de seus amigos a tomarem 100ml de sorvete de creme em menos de cinco segundos. Com a experiência, Maya acabou descobrindo o motivo daquela peculiar dor de cabeça que se sente ao tomar sorvete muito rápido. É assim: quando um alimento gelado toca o céu da boca em um dia quente, um nervo localizado na região reage imediatamente e provoca a dilatação dos vasos sangüíneos da cabeça – como se quisesse “esquentar” o cérebro. Daí, surgem 30 chocantes segundos de dor de cabeça.


:: VILA MADALENA ::
por Sebastião Nunes, nossa nova obsessão das madrugadas de Afora

A história é uma noite de autógrafos num bar da moda cheio de gente, entre bilhares de outros bares da moda cheios de gente -- onde nada acontece além de leros, leros - e mais uma bebedeira, e mais uma trepada, às vezes um pouco de sangue e vômito.


:: PERGUNTA DO DIA ::
o que você faria se alguém te ligasse exclusivamente para dizer ISTO?

"Então, ontem eu assisti um desenho onde duas pessoas brigam e ao final do duelo, o vencedor diz algo como: 'transformei-o num bombom de café'".


:: ESQUILOS, PÊSSEGOS E MAIS PESSOAS COM ARTIGO À ESQUERDA ::
parte II

A Esquila é uma criatura mitológica e sábia que vive cheia de bolhas -- a bolha gruda na pomada, a pomada no curativo, o curativo na camiseta e ela sai por aí, com a cadeira nas costas. A Esquila tem voz de mosquito e todo mundo gosta dela.

O Antonio usa meias cor-de-laranja e é uma das cinco pessoas mais legais do mundo, sendo as outras quatro puramente inventadas.

O Renato obriga os outros a fazerem coisas terríveis apenas porque o jogo começa às 11. O Renato é o tipo de pessoa que faz falta até quando está de pé na sua frente bebendo água sem gás. É a única pessoa do mundo que concorda com o corolário Smirnoff Ice ficaria melhor se só tivesse o limão. Ele assistiu o pornô dos Wachowski e ganhou um Verissimo mofado porque é o que ele merece.

A Clau tem um almofadão invejável.

Os Dadás comem margarina com colher quando ninguém está vendo.

Ninguém conhece a Tatiana, mas ela senta no meio da sala cheia e abre um volume antigo do Zola com cara de menina belga. Depois faz gargarejos de soda cáustica, levanta e implora Ó Sol, tu que és tão forte.

ELA -- ela, em pessoa -- ri alto. Há meses. Ninguém consegue fazê-la parar de rir. Quando ela não está gargalhando, bota um monte de comida desencontrada na mesa da sala (pão, lingüiça, banana e chocolate morno) e chama os amigos imaginários para tomar chá. Ela gosta dos hobbits apenas porque eles fazem seis refeições ao dia.

O Bernardo chama os vizinhos às três da manhã como se fossem três da tarde.

A Oona entra toda de vermelho no meio de uma solenidade nacional, como se fosse a coisa mais comum do mundo. A Solange tem um spray de regar as plantas e vai aos jantares natalinos da Cultura Inglesa disfarçada de Beatles apenas para roubar cerejas.


:: MILÍFULAS ::
porque não temos mais o que botar nos títulos

100 pessoas em média por ano engasgam-se até à morte com tampas de canetas, informou a CMM Produções Improváveis.


:: UM PEPINO PODE SER APENAS UM PEPINO ::
copiado de algum lugar

Em setembro de 2002, o estudante de arte Nathan Banks, de 22 anos, do Colégio Purchase (Nova York), pintou palavras em 60 vacas que pastavam, com o intuito de verificar se elas eventualmente conseguiriam formar frases poéticas ao acaso.


:: CLASSIFICADOS EMPREGOS ::
subtítulo desnecessário

TÉCNICO SANDÁLIAS
Tipo "Havaianas". Precisa-se para tempo integral ou assistência. Cartas a/c deste jornal sob sigla SANDÁLIAS.

...Daí a gente fica imaginando um cara batendo na sua porta às três e meia da manhã, vestido com um sobretudo bege e uma improvável boina de pelica. Antes de atender à campainha você olha pelo buraquinho da porta mas acaba enxergando apenas um enorme olho esquerdo, ampliado doze vezes, tentando espiar do lado de lá. Ele usa rímel. Tremendo, você tira a correntinha da porta, respira fundo, vira a maçaneta e encara o visitante misterioso, que corta o silêncio com uma voz rouca e diz apenas

[ SANDÁLIAS.]

De trás da poltrona, os carteiros vêm abraçá-lo.


:: HISTORINHA ::
por Francisco Adolfo Varnhagen, História Geral do Brasil

(...) Sendo imediatamente informado o governador deste horrendo sucesso, o ajudante de ordens Alexandre Tomás correu ao dito quartel, mas ao aproximar-se, lhe mandaram dar vivas à pátria, e exclamando ele: "Qual pátria, qual diabo!", caiu atravessado de balas.

:: PESSOAS ::
última parte

O Marcos tentou furar os meus olhos porque queria ver como funcionava o mecanismo da bolinha. Ele usou óculos escuros e dançou Era Um Biquini de Bolinha num dia de sol, depois me acertou uma bola de basquete na testa e a caixinha de jóias em forma de coruja, por isso eu fiquei meio. Todo mundo gosta do Marcos, ele comprou uma sanduicheira e um aparelho de DVD e me ensinou a não mexer com esquilos. (Todos riem, menos o Esquilo)

O mojo tem trezentas e quinze vozes diferentes e um nome de se escrever em minúscula.

O Emilio morreu engasgado com as pelotas do mingau, depois de me ver chorando com os olhos abertos. (Antes ele do que eu)

O Danilo é uma espécie de reencarnação executiva do Burt Reynolds, não que isso seja bom.

O Marcelo mastiga uma mão na outra e tosse entre as frases, escondendo os olhos por entre as patas como um coelhinho modesto ou uma criança com sono.

Marciro é o lendário bisavô português que viveu 80 anos sem sobrenome. Aos 81, inventou uns três ou quatro e distribuiu-os entre os parentes. Chegamos atrasados na fila e nos restou um nome de menina pra usar no final.

41 anos é a idade do peixinho de aquário que viveu mais tempo. Seu nome era Fred.


:: INFORME EXTRAORDINÁRIO::
descobertas interessantes

Byron tinha quatro gansos de estimação e os levava consigo nas reuniões sociais.

[espaço para pensar em coisas estúpidas:


]


:: HISTÓRIA DO BRASIL - II::
por SN

(...) Nesse momento, a orquestra de bordo lança aos ares os vibrantes acordes iniciais do Hino D'Independência. Em majestoso coro, entoado por maracujos e capitães, ilesos ou feridos, ecoam pelas margens ensangüentadas e pelo céu de fuligens os magníficos e gloriosos versos:

Japonês tem quatro fiiilhoooos!
Todos quatro aleijaaadooos!
Um é mudo, outro é suuuurdooo!
Os outros dois são barriguuuuudos!


:: AVISO ENCONTRADO NO FUNDO DA ÚLTIMA GAVETA ::
verdade. surgido do nada, como uma santa de metal

PERIGO -- ESTE TANQUE CONTEVE GASOLINA COM CHUMBO TETRAETILA. NÃO ENTRE SEM TOMAR AS PROVIDÊNCIAS NECESSÁRIAS.


:: SENSACIONAL ::
palavras de Charles Duel, funcionário do Depto. de Patentes dos EUA, em 1899

"Tudo o que podia ser inventado já foi inventado"

:: CORRESPONDÊNCIA 7.666 / 03 ::
interceptados por um pacato nenúfar, que não tem nada com isto

...O Harpo e o Chico se vestem de Groucho e ficam dançando charlestone em frente ao espelho, de camisola e meias. E depois o mensageiro vem informar que o General Mills está sofrendo um gas attack, e o Groucho diz que ele deve tomar duas colheres de bicarbonato e soda com meio copo d'água.

Daí tinha uma velhinha extremamente velhinha sentada na minha frente, ela suspirava e ria e devia ter sido namorada do Zeppo, porque é Zeppo o nome do quarto irmão, mas eu prefiro o Harpo que é mais idiota, mas certamente a velhinha teria sido namorada do Zeppo em 1921, quando era também cantora de cabaré e amiga da Bessie Smith ou do Rosário Fusco, ou da minha bisavó sem sobrenome que tinha aquelas costeletas em forma de vírgula caindo do chapeuzinho redondo.

"Na compra de 3 ingressos para a mesma sessão de Acquaria, ganhe 1 porta CD* do filme."
É provável que a velhinha seja uma daquelas figuras que te acompanham pelo resto da vida, como um Puppy Guy ao contrário, e vc encontra em todos os lugares que você for a partir de agora [AGORA]; aposto que ela também vai estar na minha frente - tampando a tela - na mostra de cinema judaico mudo da época antes de Cristo e naquela maratona de filmes terminados em H, I ou J de diretores turcos radicados no Texas. Por isso vou parar de freqüentar locais que não têm cadeiras em estilo arquibancada ou treze propagandas do Unibanco uma atrás da outra e continuarei alugando coisas do Bond obstinadamente apenas para gritar O SEAN CONNERY NÃO FARIA ISSO NÃO POR DIABOS ELE NÃO FARIA ISSO, agora acabei de ver o que mostra o homem com o gato, que é no Japão, acho que é o sexto ou sétimo e é aquele Que Não Se Vive Duas Vezes, mas creio que ninguém aparece pelado desta vez.


EXPEDIENTE

Este Zine é impessoal, objetivo e imparcial. Computadores meticulosamente programados preenchem generators, desenvolvem os textos, se emocionam, revisam e publicam a visão neutra e apolítica da coisa toda. O único responsável é a instituição "Da Redação".


... Para ser lido na maldita hora da noite em que tudo é engraçado (que vem logo após a hora em que nada faz sentido e antes daquela em que tudo faz sentido) - Stephanie A.

## Você está recebendo !!O Poste!! porque estava na lista de indivíduos manquitolas da lista negra dos Illuminati. Ou então, ou então! Você está recebendo o !!DAMN!! Zine porque foi um dos 139 mil nomes escolhidos entre todos os possíveis do mundo, sorteados em uma grande urna chinesa. Você e Li-Ching-Yang. Caso não queira voltar a receber este monte de bobagens, mande um e-mail para vmbarbara@terra.com.br, e escreva na linha de assunto: "Me deixem em paz, pelas barbas de Tutatis!". (Fnord keeps a spare eyebrow in his pocket.)

"Em verdade, em verdade vos digo: Aquele que ri cuidado para que não babe".


God is coming.
Look busy.



2005 Vanessa Barbara