A Hortaliça

www.hortifruti.org

Bonito, mas não entendo direito.
Edição #045, de 28 de julho de 2003.
If at first you don't succeed, change the rules.
Para nós, os pouco animados.

hortalica@gmail.com

 

"Tão bonitinho", respondeu a índia, acariciando uma pasta de dentes.

 

O CADÁVER NÃO TARDARÁ A PASSAR
François Rabelais, agachadinho na margem do rio
 

Vocês, hipócritas de duas caras, por favor, fiquem do lado de fora.
Macacos velhos e de falsos sorrisos, barrigudos, bicudos e lamurientos,
Pescoços duros e cabeças de granito. Piores do que vândalos, sem dúvida...
Fiquem lá fora, todos os usuários e avarentos...
Mas sejam bem-vindos, e duplamente bem-vindos, todos os nobres cavalheiros
Este é um lugar onde não há impostos
E os ganhos são muitos...


:: SUGESTÃO DE HOJE ::
hmm, parece tão sexy

Teach Your Baby about Leaves.


:: VENDEM-SE INÍCIOS - AQUI ::
confeccionados por robôs velhos e bêbados

"Odeio chinelo de lacinhos!"...
disse o Diácono, furioso.


:: VENDEM-SE INÍCIOS - 2 ::
confeccionados por robôs loucos e escravizados

"Eu tenho band-aids redondos!", gritou a Estátua, animada, pouco antes de tombar ao chão e vomitar copiosamente.


:: UNIVERSO LENTO ::
por Ovidiu Bufnila, que apareceu aqui de repente e tornou o zine mais... romeno

Quando as gotas da noite caíram sobre a testa do famoso Magicoon, a NASA registrou a primeira velocidade em reversão e a China foi coberta de vapor, os Russos perderam seus submarinos em uma bolsa virtual e Magicoon o Mágico declarou pela primeira vez o princípio Daquele que multiplicava Ele Mesmo, perturbando os agentes secretos e pegando de surpresa os filósofos da escola de Weimar, o presidente do Nepal viu seu lagarto crescendo e transformando-se em um círculo mágico e Hoba Buba, o cantor de jazz das Nações Unidas, conseguiu a oitava mais longa da história da música, a camada de ozônio transformou-se em um portal estelar e Barishnikoff, o primeiro físico da Rússia, fez as pazes com Elvin, o primeiro físico da América, o furacão Gian Mora paralisou-se em uma formação escultural roubada dos piratas corsos, a Europa dividiu-se em duas conforme as escrituras escatológicas inventadas pelos jesuítas, a princesa Margaret perdeu-se dentro de uma nuvem prateada e membros importantes da Tin Party viram-se presos em uma pintura de El Salvador, o pôr-do-sol de Malta disparou em grande velocidade até Bornéu, incendiando as florestas dos trópicos, Magicoon proclamou-se Príncipe da Saturação enquanto os físicos alemães publicavam o Manual Exofísico da Septuagésima passagem do cometa Bantuliasan, o planeta todo passou por um rápido processo de reversão e o coro dos oficiais do Kursk também paralisou-se em uma nota menor, estamos perdendo velocidade, o imperador japonês teria sussurrado, chamando seu samurai secreto, vagarosamente, vagarosamente, as palavras espalharam-se, a linguagem perdeu sua cor, as estátuas racharam-se, os oceanos evaporaram, o satélite em atividade partiu-se também, o primeiro Som do Universo foi ouvido de todos os cantos dos padrões energéticos e os campos magnéticos enrolaram-se em círculo. E então a Voz dos Políticos foi ouvida.


:: HISTÓRIA BESTA ::
de qualquer maneira, desculpem

João Antonio estava menstruando. Aconteceu logo de manhã. Ninguém entendeu coisa alguma: João Antonio virou mocinha, e chamou as amigas pra comemorar. Os adultos compraram refri, as meninas levaram doce e os meninos, salgado.

João Antonio não sabia o que levar.


:: AFORISMOS ::
do velhinho Bioy Casares

Escribir es agregar un cuarto a la casa de la vida. Está la vida y está pensar sobre la vida, que es otra manera de recorrerla intensamente.


:: PREOCUPAÇÃO ::
assuntos pertinentes devem ser levados a público

Eles vêm em ondas, os escritores romenos. Aparecem de repente e enchem sua caixa de email com romenices e ficção científica. É o tipo de coisa que vc devia poder optar: desejo conhecer romenos, escritores ou escritores romenos nos próximos 20 anos [ ] sim [ ] não e então só então eles invadiriam a sua sala e falariam sobre os fiordes, terremotos ou anões ruivos que devem existir lá na terra deles, dos romenos, o fantástico país especial dos escritores romenos.

Aí a gente tenta responder polidamente sem expressar pavor [*PAVOR*], e envia a mensagem ao mesmo tempo em que chega uma outra, vinda de nós mesmos com destino a nós mesmos, que nós nunca mandamos mas que está ali, sorrindo, como um maldito romeno deve sorrir, como um maldito romeno deve gargalhar pouco antes de enlouquecer o mundo com seus emails romenos e carecas, idem.

Eu me pergunto: por que eu.

Então descubro que não é só V. a Triste Figura Escolhida para integrar o Universo das Coisas Estranhas D´Além-Mar (apenas $7,99 nas casas lotéricas), e que há milhares, por que não milhões de pobres almas atormentadas pela sandice dos escritores romenos, pelas babas e ataques de exclamações descontroladas dos escritores romenos, os desnorteados psicóticos escritores romenos, de modo que, embora saibamos a verdade - nunca nos livraremos desses seres inexplicáveis - tudo pode ser menos doloroso se nos juntarmos e atacarmos (sem dó)
os escritores guatematelcos.
Até que um dia o mojo seja atingido pela corrente sem sentido dos escritores apátridas, e então será o fim.


:: WHAT IS FNORD ::
serviços gerais, 240-9000

Fnord is evaporated herbal tea without the herbs.

:: VENDEM-SE INÍCIOS - 3 ::
confeccionados por robôs pândegos e galhofeiros

"Não te doas de minhas galochas", resmungou a doce Geneviève, aos soluços.


:: VENDEM-SE INÍCIOS - 4 ::
confeccionados por robôs miseráveis e patéticos

...E as portas do castelo se fecharam lentamente, no mesmo ritmo em que o Grão-Vizir liberava as correntes que precipitariam a escrava branca ao calabouço
"Diabos", bradou a dita cuja, que de branca já estava verde, olhando a extensão de sua poltrona e a quantidade de bolinhas brancas sobre ela.

:: FRAGMENTOS PARA UM BEST-SELLER FRANCÊS ::
usem à vontade, particularmente durante o primeiro parágrafo

"Tudo tem gosto de pão", sentenciou o tenente-coronel, esfarelando nos dentes sujos um figo gelado e seco.
"Menos esse teco de unha", completou o militar, após retirar de dentro de seu delicioso figo a unha de porcelana de sua prima Brunhilde.
ou então: "Você não me leva a sério", reclamou Bianca, segurando para não deixar escorrer a lágrima que tanto satisfaria Marcos Paulo.
"Morra", gargalhou Marcos Paulo, cravando lentamente um punhal de cabo de marfim em sua omoplata, como planejara desde o início da gravidez de Helène.
"Dindililim, dadada", balbuciou Camille, a garota que queria ser má.
"Isto é apenas mais um adeus. Prometo", engasgou-se o vigilante noturno, em menção exagerada como se caísse morto. ("O sono é primo da morte", pensou a bruxa de Wisconsin, que achou melhor não causar polêmica)
O velho e sábio e parcialmente louco calmamente puxou seu cutelo, cortou o pé esquerdo da primeira-dama e o colocou no microondas por um minuto e meio.
Num ímpeto de carinho, ele mastigou lentamente o cotovelo da garota, dizendo "falta sal".

:: GAROTA PROBLEMA ::
por Paulo Jimenez, Don Viktor e André Deak

Estavam na melhor fase de suas vidas. Interessante notar, no entanto, que trata-se de uma fase nunca identificada no momento em que ocorre. Ou as pessoas lembram-se que “aquela foi a melhor fase da minha vida”, ou imaginam que “daqui a uns dez anos, aí sim, será a melhor fase da minha vida”. Bem, o caso é que é nesse período da vida deles que essa história se passa.

Em uma de suas paradas pelo Brasil, em seu apartamento duplex, bebericava algum drink exótico que ele mesmo havia preparado um pouco antes, cuidadosamente, misturando os ingredientes como se produzisse alguma poção mágica que lhe dava poderes. Enquanto sacudia a coqueteleira ao som de algum jazz clássico, sorvia seu charuto cubano e viajava pela fumaça exalada. A hidromassagem, ligada, aquecia a água que, dali a poucos instantes, também receberia seus ingredientes: óleos, champagne, rosas, e o principal deles, é claro, uma garota.

Como estava só, ainda, quando escutou o som da campainha pensou que era ela. O porteiro não deixaria subir alguém estranho sem avisar. Então, vestido de negro, com sua melhor camisa de seda índia, abriu a porta que dava acesso ao elevador. Não era ela.
- Cara, tem um corpo no meu porta-malas.

***

A primeira sensação que os dois grandes amigos sempre tiveram ao se encontrar era de alegria, pelos possíveis e prováveis bons momentos que teriam. Não foi o que ocorreu daquela vez. Sua expressão indicava que não estava brincando e o sangue espirrado na camisa lhe dava um tom mais sério que o usual.
- Entre.
Háum ditado que diz: “você sabe quando tem um amigo quando pode contar com ele para se esconder. Mas você só sabe que tem um verdadeiro amigo quando pode procurá-lo para esconder um corpo”. Esse era o caso.
- Temos que ligar para o outro também. Ele vai saber o que fazer.
- Não, não vamos fazer isso! Vai acabar com a vida dele! Cúmplice vai preso também!
- Mas só ele saberá o que fazer. Só ele pode nos dar um conselho decente. O liqüidificador jamais agüentaria. E onde arrumaríamos porcos famintos a essa hora da noite?
***

O melhor deles, o único que não tinha passagem na polícia (ou, pelo menos, nenhuma que não orgulhasse os outros dois), estava assistindo O Clube da Luta, de novo, em seu telão gigante. Where is my mind?, gritava a música enquanto a cidade toda explodia. Uma de suas partes prediletas. No quarto, duas garotas dormiam, satisfeitas e semi-nuas. Em sua prancheta, o rabisco do que viria a ser o desenho delas dormindo, satisfeitas e semi-nuas. Foi nesse momento em que o telefone tocou.

***

Trinta e seis minutos depois de dois telefones serem colocados no gancho, abre-se a porta de um elevador numa cidade que dorme. Veio o mais rápido que pôde, sem saber ainda o que havia acontecido, mas sabendo que era algo importante – e ruim. Todos aqueles minutos eram tempo suficiente para que sete tequilas fossem tomadas, uma banheira fosse esvaziada e um ótimo compromisso cancelado. Planos mirabolantes já haviam sidos traçados para dar sumiço naquela garota que habitava o porta-malas, mas nenhum deles eram sensatos ou mesmo praticáveis. Ácido. Fogo. Cimento. Terra. Formigas. Quantas histórias já haviam sido escritas, músicas feitas e filmes rodados sobre pessoas que tentam esconder outras pessoas mortas? Em todos eles, que se lembrassem, sempre prendiam o assassino no final.
- O Mistério do Lago. Nesse acho que não. Era francês, não?
- Holandês. Fizeram uma refilmagem recentemente, com outro final, mas ficou chato. Eles prendem o assassino.
Eis que o elevador chega. Menos de vinte palavras descrevem ao amigo a situação tenebrosa em que se encontram. “Morta”, “porta-malas” e “não sei como aconteceu” foram algumas expressões utilizadas.
- Porra, carinha! Que merda!
Silêncio. Ele não costumava usar palavrões. O negócio era sério mesmo.
- Mas não se preocupe. De acordo com a Lei, todos têm o direito de matar alguém uma vez. Réu primário não pega nada.
- Mas eu não posso ser réu. Temos que esconder a menina. Ninguém pode saber que ela morreu, que eu a matei. Senão morro de qualquer jeito.
Era uma sinuca de bico. Ao final daquelas frases, o sentimento dos três era aquele mesmo de quando se vê, num jogo de snooker, a sua bola branca indo para o buraco. A impotência de quem sabe o que vai acontecer e não se pode evitar.

***

Na garagem do prédio, madrugada pesada, um porta-malas se abre.
- Puta merda.
- Ela é linda.
- Eu sei.
Parecia dormir, inocente e profundamente, como dorme uma criança satisfeita que sujou-se toda de calda de morango. Seu rosto lembrava a garota de algum filme noir. Era daquelas pela qual qualquer homem faz favores impossíveis, difíceis e demorados, apenas em troca de uma possibilidade remota, seja um sorriso ou uma noite de amor. Coisas que ela, com certeza, não cedia a muitos – e talvez a ninguém.

O dono do apartamento, ao volante, acena ao porteiro, que observa mas não estranha aquele Cadillac rabo de peixe sair com os três amigos noite adentro.
- Esses sabem se divertir, pensa ele, enquanto a lanterna traseira vira a esquina.
(continua...)


:: "MERDA", DISSE A MADRE SUPERIORA ::
mais um início subutilizado

"Inveja, inveja, inveja, inveja", repetiu o supervisor de almoxarifado em gritos guturais e uma torrente de saliva que deixava claro que estava louco. Parcialmente.


:: CORRESPONDÊNCIA ::
e-mails reais, alcalinos e suspeitíssimos, interceptados por um inocente nenúfar.

Sabe de uma coisa? Aquilo não foi só uma alusão a um provérbio anônimo.
Eu fiquei rindo muito por dentro.
Mas por fora continuei séria e triste.

Olha só o que eu andei pensando. A gente podia só falar archaísmos, doravante. Não, não. A gente podia não falar nada, a partir de agora, e mostrar ao mundo que nós somos tão melhores que os outros. Não, não. A gente podia construir um foguete e colonizar os húngaros e estocar barras de ouro para conquistar Mercúrio e ...

...tudo correu bem, até que percebi que conversava há algum tempo com o púlpito da sala. Que me olhava, compreensivo, e até anotava algumas coisas (ou fazia desenhos). Púlpito. Se alguém te puxasse no meio da rua e gritasse, apaixonadamente: "Eu púlpito por você", então vc:

a) Gritaria BUSH BOMB TERROR NITROGEN LIQUID para eles virem escalando dos arranha-céus e te salvarem daquela situação, mesmo que isto signifique a perda de parte do teu cérebro e alguns testes para a CIA (além de alguns favores culinários).

b) Responderia: "por Zeus, estão esmagando meu cérebro com um mísero aparador de gramas", e sairia rodando sua bengala, como o Gene Kelly.

c) Imobilizaria a pessoa em questão com uma chave de fenda e tiraria suas córneas para dar aos pobres (as suas ou as dela, tanto faz).

d) Apertaria as extremidades da sua gravata borboleta, lançando, assim, um jato de ácido nítrico bem na testa de tamanho audaz.

e) Iria para a página 259 e perceberia, enfim, que tudo não passava de uma grande farsa.


EXPEDIENTE

Este Zine é impessoal, objetivo e imparcial. Computadores meticulosamente programados preenchem formulários, desenvolvem os textos, se emocionam, revisam e publicam a visão neutra e apolítica da coisa toda. O único responsável é a instituição "Da Redação".


... Para ser lido na maldita hora da noite em que tudo é engraçado (que vem logo após a hora em que nada faz sentido e antes daquela em que tudo faz sentido) - Stephanie A.

## Você está recebendo o !!DAMN!! Zine porque estava na lista de indivíduos manquitolas da lista negra dos Illuminati. Ou então, ou então! Você está recebendo o !!DAMN!! Zine porque foi um dos 139 mil nomes escolhidos entre todos os possíveis do mundo, sorteados em uma grande urna chinesa. Você e Li-Ching-Yang. Caso não queira voltar a receber este monte de bobagens, mande um e-mail para vmbarbara@brfree.com.br, e escreva na linha de assunto: "Me deixem em paz, pelas barbas de Tutatis!". (Fnord keeps a spare eyebrow in his pocket.)

"Em verdade, em verdade vos digo: Aquele que ri cuidado para que não babe".


God is coming.
Look busy.



2005 Vanessa Barbara