Decifrando itinerários

Postado em: 28th setembro 2013 por Vanessa Barbara em Crônicas, Folha de S. Paulo, Revista
Tags: , ,

Folha de S.Paulo – revista sãopaulo
28 de setembro de 2013

por Vanessa Barbara

Na coluna anterior, desvendei a precisão matemática por trás da numeração dos ônibus paulistanos. Agora pretendo abordar a lógica dos itinerários.

A meu ver, tudo foi decidido numa reunião de cúpula da antiga CMTC (Companhia Municipal de Transportes Coletivos), quando alguns engenheiros de tráfego tomaram absinto e passaram a visualizar figuras míticas no mapa da cidade.

Foi assim que surgiu o traçado da linha 177-H, que se assemelha a um dragão celta com pata de bode e cabeça de girafa. O coletivo vai do bairro de Santana ao Butantã passando, vejam só, pela Casa Verde, em 2 horas e 10 minutos de pura emoção (a certa altura você tem a nítida impressão de estar andando em círculos e reprime o desejo de jogar pela janela uma trilha de grãos de milho só para se certificar).

No traçado do 8528 (Jardim Guarani/Praça do Correio), a inspiração foi um ofídio mitológico que solta fogo pelas ventas. Já o 477-P (Ipiranga/Rio Pequeno) é uma píton sinuosa que costura a região sul de uma ponta a outra – mas não em linha reta. Há uma volta no Sacomã que desafia a geometria euclidiana.

Sem dúvida, o responsável pelo itinerário do 172-T tentou redigir uma mensagem de socorro que poderia ser lida do espaço, sobretudo quando o ônibus descreve uma parábola no Brás e desenha uma letra ômega na região da Vila Guilherme – então gira em torno de si mesmo, faz um balão brusco e sai a 800 metros de onde estava 15 minutos antes.

A linha 828-P (Lapa/Barra Funda) prova que a menor distância entre dois pontos é um hipogrifo dando cambalhota; imaginativo, o ônibus leva 80 minutos para chegar num ponto bem próximo da partida.

Para entender o caminho de um coletivo, às vezes basta ser versado em astronomia: o 117Y-10 (Pinheiros/Cohab Antártica) é uma homenagem à constelação de Ophiucus, uma das mais confusas do planisfério celeste. A linha vai da rua Sumidouro até o parque da Cantareira, passando pelo terminal Barra Funda.

Por pouco não faz escala na Casa Verde, esse vórtice místico que atrai todos os coletivos.

Minha sugestão é lançar um álbum de figurinhas com o itinerário das linhas paulistanas, como se fossem circuitos de Fórmula 1: minha coleção conteria o 875-A (Aeroporto/Perdizes), que é um número 3 enorme com um rabo de porco; o 702-C (Jardim Bonfiglioli/Belém), um gigante corcunda tropeçando no próprio pé; e o 178-T (Santana/Ceasa), aparentemente conduzido por um bêbado.

Fato é que nem drogas pesadas podem explicar o trajeto alucinógeno do 312-N (Cidade Tiradentes/São Miguel Paulista), um ziguezague de eletrocardiograma com claros indícios de taquicardia.