Sinistros

Postado em: 2nd abril 2013 por Vanessa Barbara em Crônicas, Folha de S. Paulo, TV
Tags:

Folha de S.Paulo – Ilustrada
1 de abril de 2013

por Vanessa Barbara

544479_439075569520383_1885129962_n

Num típico programa do canal Investigação Discovery, que estreou em julho, um assassinato hediondo ocorre numa cidadezinha de Ohio, Oregon ou Colorado. A comunidade fica chocada e dois homens são detidos, ex-presidiários em passagem pela região.

Os investigadores falham em colher evidências na cena do crime e não conseguem extrair uma confissão. Dias depois, os suspeitos apresentam um álibi e são liberados.

Durante uma quermesse, a polícia se depara com uma nova pista. Mal podem esperar pelas novas revelações que viriam, deslindando uma seita de rituais satânicos conduzida pelos próprios familiares da vítima.

Fim do primeiro bloco. Segue-se uma série de comerciais sobre programas da emissora: “Índice da Maldade”, “Sinistros”, “O Diabo a Seu Lado”, “Encontros Perigosos”, “Vizinho Assassino”, “A Sangue Frio”. Um anúncio convida os espectadores a participarem da comunidade do canal no Facebook, na qual um anônimo escreve: “Meu primo poderia ser um serial killer”.

Após o intervalo, o caso é retomado e se divulga a tal evidência, algo provavelmente encontrado antes e que só figura nesse momento para fins de suspense: a vítima frequentava um grupo gótico que se reunia no cemitério. Faz-se a reconstituição teatral de uma discussão ocorrida dias antes do crime.

Apesar dos novos rumos da investigação, os detetives não encontram um fio condutor que possa levar à violenta abreviação da vida de Tiffany, mas estão prestes a descobrir algo que mudaria para sempre o vilarejo de Yellow River.

Fim do segundo bloco. No intervalo são exibidos vídeos curtos e chocantes de pessoas se salvando por um triz de ocorrências alarmantes.

O decorrer do caso é detalhado mais uma vez, há nova leva de depoimentos chorosos com música dramática de fundo e uma evidência atordoante: manchas de sangue no cemitério. Sangue de cabrito – assim se encerra o terceiro bloco.

Cinco ou seis comerciais depois, o desfecho: os primos de Tiffany confessam ter matado a jovem num sacrifício ritualístico que envolvia caprinos; seguem-se o julgamento, a condenação e a prisão de membros da seita.

Cenas do coreto de Yellow River, jovens brincando, frases de efeito sobre cidades pacatas onde coisas terríveis podem acontecer. Fim do programa.

Vejam a seguir: uma prostituta lésbica que atraía os clientes para áreas afastadas e os alvejava à queima-roupa, em “Dementes”.