Clichês natalinos

Postado em: 24th dezembro 2012 por Vanessa Barbara em Crônicas, Folha de S. Paulo, TV
Tags: , , ,

Folha de S.Paulo – Ilustrada
24 de dezembro de 2012

por Vanessa Barbara

“Papai Noel existe mesmo e mora lá”, garante uma propaganda imemorial de shopping center que todo fim de ano volta para nos assombrar.

Tempo de festas é, afinal, época de suprimir o bom senso e despejar todo tipo de sentimentalismo no espectador, que, paralisado por um espírito de congraçamento universal, sente que é impossível reagir.

Então ligamos a tevê e temos de encarar celebridades de branco com um sorriso angelical e taça de champanhe na mão, entoando: “Hoje a festa é sua, hoje a festa é nossa, é de quem quiser”, vinheta no ar desde 1971. Atores e jornalistas se abraçam, fazendo coraçãozinho com as mãos e acenando para as câmeras.

Muitos programas de auditório promovem especiais de Natal, que consistem basicamente em apresentadores vestindo gorrinhos e uma quantidade maior de frases edificantes.

Anteontem o “TV Xuxa” trouxe mensagens de amor e esperança do padre Marcelo, e depois, no telão, famosos dedicaram suas saudações de Natal ao som do grupo Roupa Nova.

O “Caldeirão do Huck” foi distribuir presentes no bairro Jardim Papai Noel, em São Paulo, numa “divertida e emocionante história”. Já o “Aventuras do Didi” contou a lenda de um camponês humilde contagiado pelo espírito das festas.

As expressões mais repetidas são: “é tempo de celebrar” e “acredite na magia do Natal”. Há uma avalanche de histórias de superação, solidariedade, famílias reconciliadas, amigo secreto dos famosos, milagres de Natal, sinos bimbalhando, crianças pobres sorrindo, coros de meninos vestidos de anjos e gente que deixou para comprar os presentes na última hora.

Alguma modelo-e-atriz dá uma entrevista sobre o verdadeiro significado da data.

Na tarde do dia 25, o filme mais exibido é “Esqueceram de Mim”, mas lembro de uma sequência de anos com o “Príncipe do Egito” na telinha. À noite, o especial do Roberto Carlos se repetindo há 38 anos na Rede Globo com as músicas de sempre e os convidados da vez.

Para fugir do lugar-comum, a Warner irá veicular uma maratona do seriado “The Big Bang Theory”, enquanto a Universal optou por “Grimm”.

Já o Discovery Home & Health foi além: na virada do dia 24 para o dia 25, exibirá um episódio da série “Complexado” especial sobre pés. “Neste programa: hérnia, problemas com piercing, gengivite, furúnculo, dermatite, linfedema, calos, hidrocele, psoríase das unhas e acne.”

… E um próspero Ano Novo para vocês.

  1. Luiz com Z disse:

    O espírito de natal se perdeu da mídia assim que pararam de passar Frank Capra, Cantando na Chuva e a Noviça Rebelde na TV aberta. Ou seja, acho que você não chegou a conhecê-lo… :D

  2. Silvio disse:

    Você captou bem e explicou melhor ainda a verdadeira verdade sobre o tão propalado “espírito de Natal”…Comilanças, beberagens e depressão….e pode contar que tudo vai se repetir no ano que vem…quem viver verá…mas, por via das dúvidas e em nome da educação que recebi de meus pais, desejo a você um feliz Natal e um próspero ano novo…ah, e muito obrigado por tudo…um grande abraço do leitor assíduo