Peixe ao molho de tucano

Postado em: 19th novembro 2012 por Vanessa Barbara em Crônicas, Folha de S. Paulo
Tags: , , ,

Nos dias de chuva, o aquário é um bom substituto ao jardim zoológico

Folha de S.Paulo – Cotidiano
19 de novembro de 2012

VANESSA BARBARA 

Um dos locais mais interessantes da cidade é o Aquário de São Paulo (Rua Huet Bacelar, 407 – Ipiranga). A 600 metros da estação de metrô Santos–Imigrantes, ele abre todos os dias das 9h às 18h, inclusive domingos e feriados.

A entrada custa 40 reais, mas às segundas-feiras cai para 25. É o maior aquário da América Latina, com 9 mil metros quadrados e 300 espécies nadando em 2 milhões de litros de água.

Na ala das florestas brasileiras, além de uma variedade multicolorida de peixes, há dois filhotes albinos de jacaré que dividem espaço com folgados cágados de água doce. Dá pra passar horas observando a interação entre os animais: as tartarugas pegando carona nas costas dos colegas crocodilianos, tirando comida da boca deles, sendo, enfim, espaçosas e inconvenientes.

(Segundo os biólogos do local, as espécies podem conviver no mesmo espaço porque são alimentadas diariamente, portanto não há risco de predação.)

A área de oceanário é impressionante, com uma réplica de navio naufragado cercada por tubarões e arraias. Os visitantes enxergam os animais passando pelo vidro sobre suas cabeças: são sete exemplares de tubarões-lixa brancos e um tubarão-mangona chamado Pancho que não para nunca de nadar, com seus dentes expostos e a aparência de poucos amigos.

Há também um peixe-boi de 120 quilos, gordo e bonachão, que pode ser apreciado do alto de uma ponte, um grupo de pinguins-de-magalhães e um lobo- marinho subantártico, além de macacos, morcegos, tucanos, lontras, dois bichos-preguiça e dois tamanduás.

Nos dias de chuva, o aquário é um bom substituto ao zoológico, com seus recintos fechados e relativamente tranquilos.

Os mais afeitos à ironia podem emendar a visita com uma refeição no bar e restaurante Pescado (av. Engenheiro Caetano Álvares, 5364 – Mandaqui, seg. a dom., das 9h à 0h), um dos meus preferidos para peixes e frutos do mar.

O salão é amplo e simples, com atendimento informal e bons preços. A moqueca de peixe na telha vem acompanhada de pirão e arroz e custa 108,80 reais. A caldeirada com frutos do mar sai por 104,60. Ambos servem de 3 a 4 pessoas.