As boas sinopses do ano

Postado em: 23rd outubro 2012 por Vanessa Barbara em Crônicas, Folha de S. Paulo
Tags: ,

Folha de S. Paulo – Ilustrada
23 de outubro de 2012

por Vanessa Barbara

Uma das melhores coisas da Mostra de Cinema é abrir o guia de programação na fila e proceder à leitura das sinopses dos mais de 350 títulos.

Algumas delas já valem pelo filme. Este ano, a vencedora do Prêmio Sinopse de Ouro eleita pelo meu júri particular foi:

Hot Hot Hot (Luxemburgo, 2011). Um homem de 40 anos introvertido libera sentimentos quando começa a trabalhar em um spa com sauna.

Mas há subcategorias importantes, como a de novela trágica, composta só por sinopses que tiram a nossa vontade de viver:

38 Testemunhas (França, 2012). Uma jovem é esfaqueada, agredida sexualmente e assassinada em público, e os vizinhos ignoram seus gritos de socorro.

O longa francês levou o caneco após competição acirrada com seu compatriota O resto do mundo. Neste, “Eve descobre estar grávida logo após o namorado cometer suicídio. Enquanto isso, a namorada de seu pai revela que ele não é o pai biológico de sua irmã”.

Em terceiro lugar ficou o equatoriano Melhor Não Falar de Certas Coisas: “Paco é um viciado que alimenta uma paixão proibida. Um dia, ele e o irmão entram na casa dos pais para furtar um cavalo de porcelana e trocá-lo por drogas.”

Ficaram de fora um filme sobre uma enfermeira casada com um paraplégico que tem um amante suspeito de ser um assassino serial, bem como um longa sobre um desempregado que é rejeitado por seu cão.

O franco-canadense Laurence Anyways entrou na categoria especial de protagonistas completando 30 anos, junto com A cara que mereces. Neste, o personagem tem uma alucinação existencial durante crise de sarampo, e no outro anuncia à namorada que vai mudar de sexo.

Menção honrosa para Num Lugar Conhecido, sobre dois irmãos obcecados em fechar um buraco no quintal. “Suas vidas irão mudar após uma série de coincidências e o aparecimento de um homem que se diz vindo do futuro.”

Por último, temos o Troféu Ai Que Preguiça, conferido por um popular na fila do Espaço Itaú Frei Caneca para a sinopse de um documentário sobre obesidade infantil. 

**

Extras

Troféu Nonsense Criativo

Whisky com Vodca (2009, Alemanha)
O renomado ator Otto é a personificação do homem problemático. Ele entende muito de cinema, mas não é confiável.

(2012, Grécia)
Um motorista vive só em seu carro. Sua mulher e seus filhos vivem em outro veículo. Ao ser demitido, ele entra em crise e decide abandonar a vida dentro do carro.