O home theater do Pateta

Postado em: 3rd setembro 2012 por Vanessa Barbara em Crônicas, Folha de S. Paulo, TV
Tags: , ,

Folha de S.Paulo – Ilustrada
3 de setembro de 2012

por Vanessa Barbara

Em fins de 2007, os estúdios Disney lançaram um curta-metragem de animação tradicional, com ares de anos 50, intitulado “O home-theater do Pateta”.

Exibido no festival Anima Mundi e nos intervalos do Disney Channel, o vídeo foi recentemente incluído no DVD “Pura Risada com o Mickey: Volume 1”, coletânea de histórias clássicas do rato e seus amigos.

Nele, ao melhor estilo “Pateta nas Olimpíadas”, o protagonista decide comprar e instalar um sistema de home-theater para ver partidas de futebol.

Quem já precisou conectar um simples aparelho de videocassete numa tevê de tubo sabe do que estamos falando. O pomposo narrador, saído diretamente d’antanho, anuncia o passo a passo para usufruir dessa tecnologia avançada “que praticamente coloca o torcedor em campo”.

“A jornada celestial começa com alguns componentes fundamentais: o DVD, o CD, o LD, o DVR, o VCR, o receptor de áudio, cabos de vídeo, cabos de TV, antenas de satélite, o Blu-ray, o Green-ray, o Y de alta definição, o HDMI, o Pi e o E=mc2”, ele diz. “Ah! E não esqueça as pilhas. Elas não estão incluídas.”

Com sua alegria inquebrantável, Pateta empilha tudo num carrinho de supermercado e vai escolher a tevê. “Um modelo de tamanho conservador é a opção mais prudente”, sugere o narrador, enquanto Pateta tira o chapéu para uma tevê extravagante e diz: “Eu te amo”.

A excruciante ansiedade pela entrega do produto (das 8 às 5 da tarde) também é retratada. Por fim, a pilha de caixas chega, soterrando a casa de bolinhas de isopor.

Após remover os cabos de áudio e vídeo de sua amigável embalagem de segurança (mostra o Pateta com uma marreta), é preciso ligá-los aos conectores apropriados, “que estão convenientemente localizados na parte de trás da tevê”.

O moderno sistema de som inclui uma dezena de caixas para garantir uma acústica perfeitamente balanceada: “O canal central, equalizadores da esquerda e da direita, outro mais à esquerda, outro mais à direita, caixas de surround, caixas de surround com surround, bastante som para o caso de ter algum surdo na sala, e o super importante subwoofer”.

A essa altura, Pateta já pendurou um emaranhado de caixas acústicas no lustre, abriu um buraco na parede, encheu uma mesa de controles remotos e ganhou uma dezena de aparelhos piscando 12h00.

Quase perde o horário do jogo.

  1. […] home-theater do Pateta”, texto e vídeo (youtube). Rate this:Compartilhe:TwitterFacebookEmailGostar disso:GosteiSeja o primeiro a […]