Folha de S.Paulo – Esportes
Especial Olimpíada
6 de agosto de 2012

por Vanessa Barbara

Em 17 de agosto têm início os Jogos Alternativos de Gales, em Llanwrtyd, no Reino Unido, uma espécie de competição composta só desses esportes que todo bêbado já quis ver nas Olimpíadas: Encantamento de Minhocas, Guerra de Frutinhas, Carregamento de Esposas, Regata de Gravetos (categoria infantil), Snorkel na Lama, Hóquei Subaquático e Corrida do Queijo.

O evento dá continuidade a uma temporada inesquecível para o desporto britânico, que começou, sem dúvida, com a Copa do Mundo da Luta de Dedão, modalidade em que dois pés desnudos entram em confronto. O torneio ocorreu em 14 de julho, em Derbyshire, e teve como campeão o lendário Alan “Asqueroso” Nash, conhecido por ter quebrado quatro dedos em uma só luta. “Quebrei nove dedos ao longo da minha carreira”, afirmou.

Pensando nisso, e como não queremos ficar pra trás na Olimpíada de 2016, aqui vão ligeiras adições às modalidades reinantes, com vistas a tornar o evento ainda mais emocionante.

Em primeiro lugar, trocar o futebol de campo pelo futebol de salão e, já que estamos aí, agregar também o futebol de sabão – em saibro, grama ou lona. Promover a inclusão do vôlei de lençol (dois times impulsionando a bola num jogo de cama bem esticado), da queimada, da batata quente e do arranca-toco com bola de capotão, no qual seríamos uma potência. Na ginástica, propor o pula-sela, desporto com grande número de luxações e traumatismos.

Em seguida, retomar o cabo de guerra, desastrosamente excluído dos Jogos Olímpicos em 1920, quando foi vencido por um time de policiais de Liverpool. Trata-se de um esporte que requer muita força, equilíbrio e trabalho em equipe. Em 1997, um cabo de guerra com a participação de 1.600 pessoas resultou na amputação de dois braços, e, anos antes, na Alemanha, dois competidores morreram após a prática.

No ramo de esportes aquáticos, a sentida ausência do biribol deveria ser corrigida, com o orgulhoso povo de Birigui ditando as regras para o resto do mundo. (Para quem não sabe, o biribol foi inventado nos anos 60 pelo professor Dario Miguel Pedro na portentosa Cidade Pérola.)

Uma das categorias mais nobres da Olimpíada, o atletismo, tem sofrido de uma estagnação criativa histórica e se beneficiaria de novas modalidades: a barra-manteiga atrairia multidões, bem como o pega-pega americano, o esconde-esconde clássico (um, dois, três, República Tcheca!) e a corrida de saco. Grandes emoções seriam esperadas na corrida do ovo na colher (sobretudo quando o atleta derruba o redondo) e na inebriante dança da laranja.

Essas modalidades, juntas, formariam o heptatlo contemporâneo, e pouco importa que sejam seis ao todo.

  1. Silvioacfaria disse:

    VANESSA, VOCÊ É BÁRBARA…CONTINUE ASSIM…