“Granta” anuncia na Flip os 20 autores de edição brasileira

Postado em: 6th julho 2012 por Vanessa Barbara em Clipping
Tags:

Folha de S.Paulo – Ilustrada
06 de julho de 2012

por Raquel Cozer, de Paraty 

Após um ano de suspense, foram anunciados ontem, na Flip, os 20 nomes que integram a edição “Os Melhores Jovens Escritores Brasileiros” da prestigiosa revista literária britânica “Granta”.

Carol Bensimon, Vanessa Barbara (colunista da Folha), Laura Erber, Carola Saavedra, Tatiana Salem Levy e Luisa Geisler compõem o time feminino. Os outros 14 são Cristhiano Aguiar, Javier Arancibia Contreras, Miguel del Castillo, João Paulo Cuenca, Emilio Fraia, Julián Fuks, Daniel Galera, Vinicius Jatobá, Michel Laub, Ricardo Lísias, Chico Mattoso, Leandro Sarmatz, Antônio Xerxenesky e Antonio Prata, colunista da Folha.

Eles foram selecionados entre 247 escritores nascidos a partir de 1972 e que enviaram textos para a Alfaguara, que publica a “Granta” no Brasil. Segundo Marcelo Ferroni, editor da casa e um dos jurados, houve uma pré-seleção. Os sete membros do júri avaliaram os 70 textos.

“Os 20 foram escolhidos unicamente com base na qualidade literária”, disse Roberto Feith, editor da Alfaguara. “São os nomes que definirão os rumos da literatura brasileira nos próximos anos.”

Feith contou que, antes do anúncio da “Granta” brasileira, a editora levantou nomes interessantes e a maioria deles enviou textos. Segundo Ferroni, a lista não interferiu na seleção feita a partir dos textos, embora 17 dos 20 estivessem no começo.

Além dele, integravam o júri Beatriz Bracher, Benjamin Moser, Cristovão Tezza, Ítalo Moriconi, Samuel Titan Jr. e Manuel da Costa Pinto.

O júri recebeu os textos entre outubro e novembro. Em fevereiro, cada um apresentou seus 20 escolhidos. Todos os que levaram de cinco a sete votos entraram na lista. Os que tiveram quatro votos também, a não ser que algum dos jurados se opusesse ao nome.

Na “fase do sigilo”, os textos foram formatados antes de avisar os autores, o que ocorreu entre abril e maio, para que lessem os textos finais e dessem informações biográficas.

Com 10 mil exemplares no Brasil, a edição sairá também nos países de língua inglesa e espanhola e na China.

O inglês John Freeman, editor da “Granta”, lembrou que “basicamente todos os autores que ganharam o Booker Prize nos últimos anos estavam nas listas de melhores autores de língua inglesa da ‘Granta'”, como Ian McEwan e Salman Rushdie.