Folha de S.Paulo – Ilustrada
4 de junho de 2012

por Vanessa Barbara

Semana passada, falamos de séries canceladas abruptamente pelos executivos das emissoras, em geral insatisfeitos com os índices de audiência. As ótimas “Carnivale”, com 24 episódios, “Deadwood”, com 36, e “Roma”, com 22, da HBO, são bons exemplos de séries que mal chegaram a ganhar uma chance.

Da CBS, “Jericho” existiu por 29 episódios e foi cortada. Da ABC, “Life on Mars” sustentou-se por dezessete e “My So-Called Life” (“Minha Vida de Cão”), dezenove. A lendária “Twin Peaks” durou apenas trinta e a comédia cult “Freaks and Geeks”, da NBC, teve uma breve existência de dezoito capítulos.

Uma ficção científica promissora chamada “Caprica” foi revogada pelo SyFy em 2010, pois, “apesar de sua qualidade inquestionável, não foi capaz de reunir a audiência necessária para justificar uma segunda temporada”.

Bem mais afortunada, “My Name is Earl” durou quatro anos. Preocupado com a crescente queda da audiência, seu criador, Greg Garcia, perguntou aos executivos da NBC se eles pretendiam cancelar a série ou renová-la. Ele considerava duas possibilidades para o último episódio: a primeira era escrever um final de série que amarraria todos os fios soltos da trama, e a segunda era optar por um “cliffhanger” (cena de suspense) que deixaria os espectadores ansiosos pela próxima temporada.

A emissora garantiu a renovação do programa. Feliz da vida, Garcia exibiu o “cliffhanger” e, logo em seguida, a série foi cancelada.

Fico imaginando como deve ter se sentido o pobre homem. Pior ainda deve ter sido para Bryan Fuller, criador de “Wonderfalls” (ver coluna de 21/08/2011), cancelada pela FOX após treze episódios e inúmeros remanejamentos na grade. Isso em 2004. No mesmo ano, ele emplacou “Dead Like Me” na Showtime, que sobreviveu por 29 episódios.

Em 2009 foi a vez de “Pushing Daisies”, morta aos 22 pela ABC.

Triste fim para uma série que definia o abraço como “um Heimlich emocional: alguém enlaça os braços ao seu redor, aperta bem forte e você se livra de todos os seus medos e ansiedades de uma vez, voltando a respirar”.

E que apresentava um detetive viciado em tricô, duas solteironas campeãs de nado sincronizado, um trio de advogados menonitas (que não conseguem mentir), um assassino maneta incapaz de ser algemado, um cachorro redivivo e dois meios-irmãos (que valem por um irmão).