Episódio número cem

Postado em: 16th abril 2012 por Vanessa Barbara em Crônicas, Folha de S. Paulo, TV
Tags: , , , ,

Folha de S.Paulo – Ilustrada
16 de abril de 2012

por Vanessa Barbara

Nos últimos capítulos desta coluna, abordamos 99 assuntos dos mais disparatados, como suricatos, punção lombar, Ciro Bottini, futebol de várzea, Leilão de Muares e acumuladores de entulho.

Revelamos em primeira mão os segredos mais bem guardados da tevê brasileira, como o fato de que não há ninguém de plantão nos estúdios de transmissão dos canais a cabo – só uma sonolenta calopsita silvestre cujo ofício é botar a fita para rodar no primeiro dia de cada mês, copiando e colando os mesmos reclames em intervalos aleatórios.

Falamos muito cedo das lutas de MMA e seus protagonistas, o “Maníaco Hispânico”, o “Mestre da Maldade” e o “Ninja do Amor”. Pouco depois, demos espaço a Morgan Freeman, mais conhecido como Deus, apenas para provar que ouvimos os dois lados. Traçamos a gênese do coraçãozinho com as mãos, que remonta a Alexandre Pato, e da mística do controle remoto universal.

Assistimos com a mesma disposição cinco horas seguidas de Raul Gil, oito temporadas de “24 horas”, uma tarde inteira de programas femininos e um episódio especial de “Busão do Brasil”. Utilizamos vocábulos como “enchoiriçada” e  “lumbago”, e publicamos uma coluna só sobre rádio que passou despercebida dos chefes. Falamos de Big Brother, de zumbis e de Big Brother zumbi (não ao mesmo tempo).

Explicamos ao leitor leigo o que é o Teorema do Disco Riscado e da Persistência Recompensada, e a minha mãe finalmente entendeu por que o Van Damme entra numa banheira de gelo em “Soldado Universal”.

Fomos elogiados por um jornalista da ESPN americana por nossos conhecimentos sobre beisebol, saudados pela Leci Brandão e ofendidos por um anônimo, que nos acusou de ter comido cocô antes de escrever um texto. Foram dezenas de e-mails redigidos em letras maiúsculas com os mais variados xingamentos – do tipo “bobona” e “vá regar uma grama”.

Citamos o Pinheirinho e as queimadas no Parque do Trululu, celebramos a “Semana do Tubarão” no Discovery e falamos treze vezes da Globo, sete da Record, seis da Band e três do Animal Planet. Foram 29 colunas sobre séries e doze sobre reality shows. Dois concursos de misses, diferentes modelitos de pijama, 99 belas ilustrações da Águeda Horn e um controle remoto oleoso.

Nos próximos episódios: um humorista com cara de cachorro, mais implicância com os telejornais e a série de ficção científica mais longeva da televisão. Não mudem de canal.