Salvos pela TV

Postado em: 26th março 2012 por Vanessa Barbara em Crônicas, Folha de S. Paulo, TV
Tags: , ,

Folha de S.Paulo – Ilustrada
26 de março de 2012

por Vanessa Barbara

Aos que desprezam quem passa horas largado no sofá com o controle remoto apoiado na avantajada pança, aqui vai uma dica: assistir a programas de TV pode salvar a sua vida. Ou pelo menos é o que diz o especial “Salvo pelo Discovery” (hoje, às 18h), que reconstitui incidentes reais dos quais as vítimas se safaram graças a uma lição televisiva.

Com narração grave e catastrófica, o programa abusa dos adjetivos: “Uma bela tarde de surfe se transforma em terror quando um monstruoso tubarão branco surge em meio às águas escuras”. Os esforços da vítima são inúteis contra o espantoso poder do animal. “Ele pensa que eu sou uma foca.”

Seguem imagens da mandíbula do tubarão destroçando os ossos do surfista, que felizmente assistira à “Semana do Tubarão”, no Discovery. Lá, aprendeu que se deve golpear o focinho, a parte mais vulnerável do animal. (Apesar de tudo, Brian não guarda rancor dos tubarões.)

Outro testemunho é de um casal que passou doze dias preso na nevasca, dentro de uma caminhonete, e se lembrou de cortar o estofamento dos bancos para fazer botas de neve.

Até um adolescente fez uso dos ensinamentos televisivos para permanecer mais tempo submerso “numa água mortalmente congelada” enquanto esperava o resgate. “Ele fez exatamente o que Bear Grylls mandou”, disse um amigo, referindo-se ao apresentador de “À prova de tudo” e “No pior dos casos”. Questionado sobre o motivo de ter feito algo tão tolo, ele respondeu: “Somos adolescentes, não escutamos nada do que nos dizem”. Exceção feita a Bear Grylls.

Igualmente instruído pelo Discovery, um menino de 11 anos sobreviveu a uma avalanche criando bolsões de ar em torno de si, ao mover cabeça, mãos e pernas enquanto era atingido. Com essa providência, passou 39 minutos soterrado e burlou a morte.

O melhor exemplo, porém, é a luta de Corey Workman, 16, com um jacaré gigante. “O animal pretende fazer de Corey o seu jantar”, diz o narrador. O predador já executava seu rolamento mortal quando o rapaz lembrou de algo que vira na tevê: golpear o jacaré bem no olho

E foi o que fez, espancando repetidamente o pobre réptil até que ele desistisse de sua promissora refeição. Em seguida, o amigo de Corey foi resgatá-lo e aproveitou para dar mais uns sopapos no jacaré, que pelo visto não aprendeu nada assistindo “Predadores Letais” no canal NatGeo.