Folha de S. Paulo – Ilustrada
5 de março de 2012

por Vanessa Barbara

Três colunas atrás, falamos do “Jornal Hoje”, esse programa vespertino de variedades travestido de noticiário.

O leitor Edson Lucafó, de Piracicaba, jura que deve haver no teleprompter a indicação “notícia boa” ou “notícia ruim”, já que, antes mesmo de introduzir o assunto, a apresentadora assume uma expressão de alegria (sorriso) ou de indignação (testa franzida). As reações faciais são tão repentinas quanto as de um ator do Método tomado por uma iluminação mística.

Outro leitor, Roberto Bueno, questiona o caráter jornalístico de uma receita e vai além: diz que “a TV aberta é só uma reminiscência formal de algo do que, no caso, um dia foi um telejornal. É um desfavor, uma violação a sua natureza de concessão pública”. Ayrton Passos concorda: “A TV precisa melhorar a qualidade, deixar de pensar que o brasileiro é idiota”.

Outros lamentaram a falta de menções ao incidente do mamão, protagonizado pelo âncora Evaristo Costa na edição do dia 2 de janeiro. Antes de apresentar uma reportagem sobre os benefícios do mamão para a saúde, Evaristo perguntou à companheira se ela gostava da fruta. “Adoro. Como todo dia de manhã”, ela responde, com a alegria reservada apenas aos animais e legumes. Cedendo ao trocadilho, Evaristo estendeu a mão e a cumprimentou. “Uma mão aqui”, disse, rindo. “Que piada velha”.

Virou imediatamente meme de internet.

Chegará o dia em que Sandra e Evaristo se entregarão à bazófia e farão uso do tabuleiro temático do “Puxa Cachorra”, um gerador automático de edições do JH (puxacachorra.blogspot.com). Seria mais ou menos assim:

Sandra Annenberg dá início à partida, anunciando a queda de preços nos materiais de construção. Evaristo não se deixa intimidar e tira doze no dado, ganhando o direito de exibir bebês panda com suas mamadeiras. “Queimadas ameaçam parque do Trululu”, ela sentencia, e ao adversário resta uma matéria sobre finanças domésticas.

Na Tailândia, um elefante invade um casamento e Sandra noticia o fato, abocanhando também as pautas de frente fria e mofo nos casacos. Evaristo contra-ataca com os benefícios do chá de cacto. “Comprovado! Linhaça fortalece os ombros!”, ela apela, quase gritando, e se arremessa em direção à receita do dia: bolo de linhaça com cacto.

Evaristo ainda tenta apelar com o Festival da Água-Viva, em Tóquio, mas não há páreo para a primeira-dama do “Jornal Hoje”.

  1. rodrigo disse:

    vc tem que analisar o jornal da cultura das 21h, é bem engraçado quando os comentaristas começam a brigar… um querendo mostrar que sabe mais que o outro….

  2. CLAUDIO disse:

    Grande Vanessa!! Você incomodou hein garota? O homem de nome de cigarro, o Kamel, foi te agredir no Painel do Leitor da Folha! Ele, o grande “inventor” das caras e bocas dos âncoras globais. Eu imagino a patricia poeta tapando o nariz quando a reportagem for sobre o esgoto da cidade de São Paulo…kkkkk Uma das suas primeiras invenções foi a D. Fátima, que saiu do JN para fazer outro programa mas que até agora não vingou…ha quem diga que ela foi cuidar dos filhos. Mas, em se tratando de Globo, como acreditar? Afinal, a GLOBO NÃO É UMA TV PARA TODOS. É UMA TV PARA TOLOS..

  3. Vinício disse:

    Vanessa,
    a equipe do Puxa ficou toda orgulhosa aqui outra vez por sermos lembrados por você na coluna! Abrimos aquele sorriso que a Sandra Annenberg só guarda para quando a Flávia Freire anuncia que vai fazer 36 graus!

    Grande abraço

  4. Vladimir M. disse:

    Há uma versão apócrifa da piada do mamão, de acordo com a qual a resposta do Evaristo não seria “Uma mão aqui”, mas “Mama aqui”. O apresentador negou de maneira peremptória que a sua piada tivesse qualquer conotação sexual, mas alguns internautas postaram nas redes sociais a versão super slow motion que confirma o assédio ao vivo. A apresentadora Sandra Annemberg ainda não se pronunciou, mas circulam boatos pela internet que foi ela quem contou ao colega a piada adulterada. O Ministério Público já enviou para perícia as imagens em câmera lenta para averiguar a veracidade da gravação.