Beijinho, dona Iara!

Postado em: 19th dezembro 2011 por Vanessa Barbara em Crônicas, Folha de S. Paulo, TV
Tags: , , ,

Folha de S. Paulo – Ilustrada
19 de dezembro de 2011

por Vanessa Barbara

Campeão de audiência em consultórios de ginecologista e salões de beleza, o programa “Mulheres” (Gazeta) é a atração de fundo mais sintonizada nesses locais. Parece durar a vida inteira, mas passa de segunda a sexta, das 14 às 18h, em quatro horas diárias de atração.

“Mulheres” é o programa feminino de maior longevidade da TV brasileira, no ar desde 1980. Tem quadros de culinária, artesanato, saúde, fofocas de celebridades, desfiles de moda e a presença ocasional de bebês.

Na última terça-feira, o programa começou com a participação de Mamma Bruschetta, interpretada pelo ator Luiz Henrique Benincasa, uma senhora italiana fofoqueira que comenta a vida das celebridades. O diálogo inicial foi algo insólito.

“Ah, deixa eu te perguntar”, disse Mamma à apresentadora Cátia Fonseca, após se queixar do calor e elogiar seu vestido. “O motorista que me trouxe aqui tem uma esposa chamada dona Iara, aí eu conversei com a dona Iara pelo telefone, porque ela é fã da gente (beijinho, dona Iara!) e ela quer saber o seguinte: o nome da tua sogra”.

Depois de ouvir a resposta, Mamma dispara: “É ela! Elas foram amigas há muito tempo. Diz que tem uma foto em que está o seu esposo, está a dona Elza…”. Cátia reflete por um instante e informa que “a dona Elza trabalhou na Caixa Econômica a vida toda. Quando se aposentou, foi para o Guarujá”.

Sou imediatamente teletransportada para uma conversa de comadres na manicure, ainda mais quando a apresentadora pede o telefone da referida senhora e diz que o mundo “não é um ovo comum, é um ovo de pardal”.

Logo mudam de assunto, passando a dar pitacos no planejamento familiar da atriz Angelina Jolie e no funcionamento intestinal do cachorro de Leonardo DiCaprio (que sofre de flatulência). Em meio a comentários sobre carma e doenças, Cátia apresenta receitas culinárias, como o “sonho com recheio recheado” – que na sala de espera do ginecologista incitou uma conversa sobre sopa de mandioquinha e seus benefícios para a saúde.

Mas o que verdadeiramente preenche a programação do “Mulheres”, além de receitas e artesanato (25 minutos só de patchwork), é o merchandising de produtos.

No programa de terça, foram anunciados uma frigideira antiaderente de titânio, uma pirâmide de cápsulas de ômega 3, uma centrífuga milagrosa, três tipos diferentes de implantes dentários e um remédio antivarizes.

Haja cutícula.