Maratona é isso aí

Postado em: 27th outubro 2011 por Vanessa Barbara em Crônicas, Folha de S. Paulo
Tags: , ,

Folha de S. Paulo – Ilustrada
Especial 35a. Mostra de Cinema

27 de outubro de 2011

por Vanessa Barbara

Na tarde de segunda-feira, sob um calor de 30 graus, esta peregrina que vos escreve percorreu 5,2 km de cinema em cinema, numa árdua busca por um filme da Mostra que estivesse disponível.

Fiquei com “Sindicato de Ladrões”, clássico de Elia Kazan, que, se não é exatamente uma novidade, ao menos é garantia de que não teremos surpresas desagradáveis como um frango gigante que surge na tela e tira o protagonista para dançar.

Assim como a vida, a Mostra de Cinema é feita de planos B. A gente não consegue aquilo que quer, mas acaba se virando com o que sobra.

Minha intenção original era assistir o belga “O Garoto da Bicicleta”, no Reserva Cultural, às 21h50. Não passava das três da tarde quando cheguei à bilheteria e dei de cara com o aviso: “Lotação esgotada”. Ao que parece, o guichê abriu ao meio-dia e em vinte minutos já não havia lugares.

Tentando aparentar indiferença diante do colapso dos meus planos, trotei para a Central da Mostra, no Conjunto Nacional, onde sem dúvida conseguiria agendar os filmes do resto da semana. Nada feito. Seria preciso apresentar uma credencial, uma arma ou uma autorização por escrito de um dos irmãos Dardenne.

Saí em desabalada carreira rumo ao Cinesesc, onde ao menos pude garantir meu lugar em “Sindicato”. Intrépida, ainda corri para o Shopping Frei Caneca na esperança de ver “Pater”, às 18h. Surpresa: a projeção fora cancelada e substituída por outro filme. Toca voltar para o Cinesesc.

E depois dizem que cinéfilo é sedentário.