Excentricidade britânica

Postado em: 23rd outubro 2011 por Vanessa Barbara em Crônicas, Folha de S. Paulo, TV
Tags: , ,

Folha de S. Paulo – Ilustrada
23 de outubro de 2011

por Vanessa Barbara

Ilustração: Águeda Horn

A TV inglesa tem dessas coisas: você está zapeando sem esperanças e cai numa ópera de Berlioz dirigida por Terry Gilliam (ex-Monty Python e diretor de “Brazil, o Filme”).

Eufórico pela oportunidade, sai caçando uma emissora que exiba um episódio de “Doctor Who” ou “The Office”, mas acaba encontrando um talk show com o tema: “Meu filho gosta de inalar gás butano, e já faz 30 anos”.

Trata-se de uma grade de opções bastante perturbadora. A mesma BBC4 que transmitiu “A Danação de Fausto”, de Gilliam, e um episódio do “Wallander” sueco (resenhado na coluna de 30 de janeiro), veicula um documentário sonífero sobre a porcelana e um “Top of The Pops” com a banda Abba.

Das emissoras públicas britânicas, a BBC1 tem o apelo das massas. Mostra partidas de futebol, noticiários, programas de variedades e novelas como “EastEnders”. Títulos consagrados como “Planet Earth” também figuram na grade.

Já a BBC2 é mais erudita, com atrações nas áreas de arte, dramaturgia e política. É onde encontramos “Mixed Britannia”, um documentário de três partes sobre a miscigenação racial no Reino Unido.

No mesmo dia, pode-se aprender a plantar ervilhas num programa de jardinagem, assistir a um filme antigo com o Fred Astaire e conhecer os escritores mais cotados para o Booker Prize.

A BBC3 tem conteúdo jovem – séries e reality shows são o seu forte. A novidade é “Up for Hire”, um programa interativo em que jovens arrumam o primeiro emprego, sob as bênçãos da televisão estatal.

A cosmopolita BBC4 exibe uma mistura de documentários de arte ou ciência, séries antigas, peças de teatro, reprises e produções estrangeiras, como o original dinamarquês de “The Killing” (comentado na coluna de 24 de julho).

As duas primeiras BBCs são abertas e rivalizam com outros três canais comerciais: a ITV, o Channel 4 e o 5. Há outras emissoras fechadas, por exemplo a E4, onde no último domingo assisti a um episódio do instigante “How to Look Good Naked” (Como parecer bem estando nu).

Na referida atração, duas gêmeas britânicas e rechonchudas aprendem a amar seus corpos, posam peladas numa vitrine de Oxford Street e penduram suas calcinhas de zebra num varal em plena Trafalgar Square.