Sabedoria de Miss

Postado em: 31st julho 2011 por Vanessa Barbara em Crônicas, Folha de S. Paulo, TV
Tags: ,

Folha de S. Paulo – Ilustrada
31 de julho de 2011

por Vanessa Barbara

Ilustração: Águeda Horn

 

Em mais uma prova da acuidade jornalística desta coluna e de sua antecipação visionária dos assuntos que dominarão a pauta televisiva interplanetária, viu-se no sábado passado, na Band, um belo close do dr. Hollywood fazendo coraçãozinho com as mãos, em clara referência aos textos de 15/5 e 17/7.

O dr. Robert Rey foi um dos jurados do concurso Miss Brasil 2011, exibido pela emissora no dia 23. Com mais de duas horas de duração, o evento foi apresentado pela ex-miss Nayla Micherif e por Adriane Galisteu, que muito falaram sobre a “sensualidade da mulher brasileira” e cometeram falhas insólitas como anunciar um “biquíni de desfile”, em vez de “desfile de biquíni”.

Logo de início, elas pareciam estar à frente de um show beneficente estilo Teleton. “Você pode ajudar uma dessas garotas acessando o site”, disse Galisteu. Eu quase liguei para fazer uma doação à Miss São Paulo, que parecia estar em pânico, e para uma outra que listou como hobby as artes plásticas (pensei logo em Tupperware).

Mais tarde, Galisteu anunciou ao microfone que a torcida continuava enorme, como se estivesse surpresa com o fato de ninguém ainda ter ido embora. Depois passou à descrição dos estados (Acre significa “touca de penas”, o Ceará é conhecido por ser berço de talentos humorísticos, o Espírito Santo pelas moquecas de peixe e o Rio Grande do Norte pelo maior cajueiro do mundo).

De maquiagem pesada, saltos altíssimos, mão na cintura e sorriso congelado, todas as candidatas pareciam a mesma pessoa. Eram altas e morenas (só havia duas loiras) e flanavam pela passarela como se houvessem acabado de passar por uma cesárea e os pontos fossem explodir.

Quem ganhou foi a gaúcha Priscila Machado, sonoramente vaiada pela torcida, que apoiava outras candidatas e gritava “pelada”, em referência a fotos polêmicas que circularam pela internet.

Outro ponto alto da noite foi a entrega da faixa de Miss Simpatia Lux para a piauiense Renata Lustosa.

Na hora de parabenizá-la, Adriane Galisteu fez uma pausa grave, pousou as mãos no ombro da vencedora e disse, com um ar maternal: “Lembre-se de uma coisa, nunca se esqueça: com Lux, você mantém a sua pele macia e perfumada todos os dias”.