A gênese do coraçãozinho

Postado em: 17th julho 2011 por Vanessa Barbara em Crônicas, Folha de S. Paulo, TV
Tags: ,

A primeira vez que vi alguém fazendo um coração com as mãos foi na plateia do programa “Manos e Minas”, da TV Cultura. Fiquei imediatamente tomada de curiosidade antropológica.

Em meu afã investigativo, mal consegui me defender da avalanche de mãos em coraçãozinho que assolam a tevê, sobretudo em reality shows e programas vespertinos de fofoca. Há sites com extensas compilações só de celebridades fazendo o tal gesto e confusas especulações sobre quem teria lançado a moda.

No Brasil, diz-se que o precursor foi Alexandre Pato. Ao marcar seu primeiro gol no Milan, há três anos, o atacante comemorou fazendo um coração às câmeras, dedicando-o a Sthefany Brito, sua namorada na época.

Daí em diante, aderiram à moda jogadores como Vágner Love (Flamengo), Ronaldo (Corinthians), Dagoberto (São Paulo) e Rildo (Vitória). Em vez de irem celebrar com os companheiros de time, o técnico ou a torcida, eles procuram as câmeras e sacam um empolgado S2 ao éter. (S2 é o “emoticon” que representa o coração, assim como <3.)

No exterior, o “hand heart” é atribuído a artistas adolescentes como Taylor Swift e Justin Bieber, além de Lady Gaga e Selena Gomez, que costumam acenar aos fãs dessa forma.

O símbolo pode também ser remetido ao Claddagh, tradicional anel irlandês de compromisso que traz uma figura dourada de coração envolvido por duas mãos e uma coroa. Ou, ainda, a uma gangue de traficantes de cocaína em Chicago, chamada Gangster Disciples, que adotava o símbolo do “coração com asas”, com os dedos erguidos, sabe-se lá por quê.

Certo é que o gesto tem relação íntima com a exibicionice popular, visto que é prontamente acionado quando há uma câmera por perto. Trata-se de uma versão mais espontânea do “Filma eu, Galvão” ou dos antiquados tchauzinhos.

Embora não se possa identificar com precisão histórica o criador dessa moda, sei exatamente quem a consagrou, elevando-a ao status de arte: o cantor sertanejo Luan Santana.

Em perfil publicado pela revista “piauí” de janeiro, ele sobe ao palco e diz ter um presente para as fãs. “Finge então procurar alguma coisa nos bolsos, não encontra e finalmente ergue as mãos em forma de coração”. O público entra em êxtase.

É um mestre.

  1. Mauro Junior disse:

    Na minha honesta e singela opinião, coraçãozinho com as mãos deveria ser penalizado com a amputação das mesmas.

  2. João disse:

    Coitado deles, Mauro, imagina alguém sem poder fazer coraçãozinhos! Que pecado! Muito amor para todos.

  3. João disse:

    Já ia esquecendo, S2 beijos~