Veja você, Milton Leite

Postado em: 19th junho 2011 por Vanessa Barbara em Crônicas, Folha de S. Paulo, TV
Tags: , , ,

“O Osório vai embora com o seu caderninho, com o seu suco de morango, com seu adoçante líquido…”

É assim que o locutor Milton Leite, do SporTV, narra a expulsão do técnico Juan Carlos Osorio, do Once Caldas, em partida contra o Santos no mês passado.

Milton Leite é meu locutor preferido. Com seu estilo “Rock & Gol” de se ater às irrelevâncias, ele passa longuíssimos minutos reparando no técnico colombiano, cujo pitoresco método de comunicação com o time é mandar bilhetinhos através do capitão. “Nunca vi nada parecido em 30 anos de profissão”, comenta.

Além de empregar adjetivos com estilo (“foi uma reclamação acintosa”), ele é o mestre do sarcasmo, divertindo-se praticamente o tempo todo. Com o bordão “Que beleza!”, condena os lances mais ridículos, e com “Que fase!” ironiza o desempenho fraco de um clube.

Na partida da Libertadores, afirmou, sem rodeios, que um dos atletas não tinha “nenhuma habilidade”. Outras vezes, aplaude escorregadelas e tropicões, ou declara que alguém apanhou vergonhosamente da bola. “Acho que a esquerda não é muito boa na finalização do Caíque… Olha o câmera. Olha o esforço do câmera para acompanhar essa bola. Meu Deus.”

Durante o jogo de despedida de Ronaldo da Seleção, no dia 7, chegou ao ápice de sua carreira ao apelidar o atacante romeno Zicu de “o galinho de Bucareste”.

Valendo-se da experiência como locutor de rádio, Milton Leite não tem medo de improvisar. Hesitante, um jogador do Vasco recebeu a bola na pequena área e ficou decidindo pra onde chutava, ao que ele narrou: “Jéferson… Dominou… O que que eu faço com a bola? […] Ele bateu pra fora! Inacreditável!”

Não há limites para seu sarcasmo, o que é sempre bom quando se trata de uma partida importante, sisuda, dramática. “Ô, Bruno Octávio… Que beleza, Bruno Octávio… Ele nunca fez um gol na vida de fora da área. Aí, no Palmeiras e Corinthians, aos 39 do segundo tempo, ele pensou: ‘Agora eu se consagro!’ [sic] e pegou de tornozelo na bola. Ela veio parar perto da bandeirinha de escanteio”.

Mesmo quando é ele quem escorrega, Milton Leite não perde a pose: “Gol do Barueri”, ele confessa, logo após anunciar que a bola foi fora. “Veja você.”

  1. Marcus disse:

    Texto ágil e divertido. A citação do lance do Bruno Octávio é deliciosa.