Bial cede ao desvario

Postado em: 6th março 2011 por Vanessa Barbara em Crônicas, Folha de S. Paulo, TV
Tags: , , ,

Pedro Bial enlouqueceu de vez. Faltam três semanas para o fim do “Big Brother Brasil 11”, mas já dá pra eleger sua adesão definitiva ao nonsense como o destaque desta edição.

No discurso de eliminação de Adriana, no último dia 22, o sr. Nexo e a dona Coerência foram dar uma longa volta e esqueceram suas blusas de frio. O apresentador começou dizendo que “está rolando malícia demais e imaginação de menos”, e emendou afirmando que Adriana “do limão fez limonada, sem despentear o cabelo dele”. (Perceba a atordoante inversão dos elementos sintáticos.)

Comparou Rodrigão a Sansão e Wesley ao rei Artur, “que recebeu espada e queijo na mão. Desdenhou do queijo, vai entender. E ainda doou, com salamaleques, a faca ao rival.” Ele continua: “Espinafre também tem seu valor, é verdade”, referindo-se a Deus sabe o quê.

Àquela altura, muitos espectadores decidiram medir a febre. Boninho acionou os psiquiatras do Projac, que não são poucos. Bial concluiu: “E beleza por beleza, já foi dito por Safo, sete séculos antes de Cristo: ‘Quem é belo, o é naquele instante quando está diante dos olhos. Quem também é bom, o será agora e sempre.’”

E assim ele anuncia a eliminação de Adriana, cujos batimentos cardíacos oscilaram o tempo todo, numa vã tentativa de captar o sentido do discurso. Rodrigão era o mais calmo dos três, talvez porque desistira de entender. Há quem diga que efetuava mentalmente uma operação matemática de subtração.

Até então, Adriana fora a responsável por duas das melhores frases do programa: a primeira, ao vestir a fantasia de símio, quando perguntou: “Mas tem macaco hoje em dia?”. A segunda, antes do paredão, quando declarou que uma das coisas que mais gostou no confinamento foi ter aprendido palavras novas.

Em tempo: Adriana era também uma das mais fiéis executoras da Manobra Picard. O termo, tirado da série “Jornada nas Estrelas”, designa aquela ajeitadinha no uniforme que se dá ao levantar, muito comum na série de ficção científica (o figurino era justo) e mais ainda nos reality shows. Mil vezes ao dia, como numa coreografia, as participantes se erguem do sofá e repuxam suas microssaias.

Afinal, dizia Safo, “se você é sensível, não futuque os seixos da praia”.