O primo da irmã da avó do Parada

Postado em: 10th outubro 2010 por Vanessa Barbara em Crônicas, Folha de S. Paulo, TV
Tags:

“O meu pai gostava de contar causos. Ele me contô uma vez um causo do surdo, um surdo daqueles não totalmente surdo, daqueles meio surdo”, relata o ator, compositor e cantor Rolando Boldrin. “O tal do caboclo tava na roça tirando mandioca. E meu pai puxou assunto, né.”

Há cinco anos, Boldrin comanda o “Sr. Brasil” (Cultura, qui. às 22h), onde costuma fazer a mesma coisa que o pai fazia: sentar e tirar uns dedos de prosa.

É o programa preferido do meu avô, e uma das maiores audiências da TV no segmento da terceira idade. Trata-se de uma atração de palco – com plateia – focada em ritmos brasileiros como a música caipira, mas que também dá espaço a outras manifestações regionais (prosa, verso, dança e teatro).

Sempre bonachão, Boldrin emenda os números musicais com “causos” variados, como esse, do caboclo meio surdo. A história segue: o homem pergunta como vai a família, mas o matuto não escuta direito e diz que está colhendo mandioca. “E a mulher, como vai?”, indaga o outro. “Tá meio aguada, mas tô comendo mesmo assim…”, responde o caboclo. A plateia vai ao delírio.

Boldrin fala sem parar de um certo Dito Preto, ou Benedicto da Silva, que conheceu em sua cidade natal, São Joaquim da Barra (SP) – terra de outra grande figura das artes, o fotógrafo Renato Parada. “Ele é primo do marido da irmã da minha avó. É um cara totalmente especial, o centro das atenções onde quer que esteja. E o mais incrível de tudo: sem ser chato, sem forçar a barra”, conta. “No último jantar na casa do tio Mauro”, especifica, “ele cantou, declamou poesia, contou piada e passou trote por telefone na filha.”

No programa, Boldrin mistura histórias de Nhô Totico, Noel Rosa, Dominguinhos, João Macacão, Osvaldinho da Cuíca e da cearense dona Jandira, que tem a voz de uma diva negra do jazz. Canta chacoalhando uma caixa de fósforos. Recita poemas sobre gravatas coloridas. Em vez de dizer que alguém morreu, diz que “viajou fora do combinado”.

Entre uma cuíca e outra, uma viola e uma sanfona, não podemos deixar de notar que Boldrin é a cara do protagonista da série britânica “Inspetor Morse”. Só que mais simpático.

E haja comercial de cimentcola, farmácia, antena parabólica e remédio para osteoporose.