O Verão do Chibo – Canto dos Livros

Postado em: 30th agosto 2010 por Vanessa Barbara em Clipping
Tags: ,

Canto dos Livros
30 de Agosto de 2010

por Rodrigo Casarin

Viram que contei no último post sobre minha ida à Bienal do Livro de São Paulo e falei dos livros que comprei? Pois bem, o primeiro que escolhi para ler foi O Verão do Chibo. Excelente opção. Leitura rápida, gostosa, que flui facilmente. Suas 120 páginas podem muito bem combinar com uma tranquila tarde passada numa rede, por exemplo.

Resumidamente, o livro narra a história de uma criança de férias, que percebe que as coisas já não são mais como eram antes. Muitos dos seus amigos não querem mais se divertir com as antigas brincadeiras. Os mistérios que os instigavam agora não parecem mais tão interessantes. O universo lúdico que criaram parece abandonado. E, o mais importante, seu irmão mais velho, o Chibo, não é mais a mesma companhia de outrora.

Mais do que uma boa leitura, O Verão do Chibo é uma excelente reflexão sobre o crescimento. A emoção presente nas passagens narradas e nos pensamentos da criança é de deixar o leitor, no mínimo, comovido.

O romance foi escrito a quatro mãos, duas de Emilio Fraia e duas de Vanessa Bárbara, uma das minhas escritoras preferidas dentre aquelas (e aqueles) que são considerados a nova safra da literatura nacional, e que já teve livro analisado e até deu entrevista aqui para o Canto dos Livros.