Flip 2008 – Recortes

Postado em: 1st julho 2008 por Vanessa Barbara em Clipping
Tags:

http://recorte.org/flip2008/wp-content/themes/default/images/kubrickheader.jpg

 

Vanessa Bárbara é jornalista. Chegou a cursar Ciências Sociais, mas não concluiu. O Livro Amarelo do Terminal, que será lançado pela Cosac & Naify durante a FLIP foi seu trabalho de conclusão na faculdade de Jornalismo. Sua vida profissional começou na Companhia das Letras como preparadora de originais, atividade que ainda exerce. Aos poucos foi se envolvendo em outras fases do processo de produção de livros além de começar a fazer traduções. Cabeça-tubarão, de Steven Hall (Companhia das Letras) é um exemplo. Atualmente está traduzindo Três vidas, livro de novelas de Gertrude Stein que será lançado pela Cosac & Naify e o Guia da Molvânia, com lançamento previsto para o final do ano pela Companhia da Letras.

Em sua primeira participação na FLIP, Vanessa Bárbara chega com tudo. Além do O Livro Amarelo do Terminal e O Verão do Chibo (Alfaguara, 2008), escrito em parceria com Emilio Fraia, Vanessa preparou o livro de José Miguel Wisnik e revisou a segunda prova do livro de Humberto Werneck.

Vanessa trabalha como jornalista para a revista piauí (com letras minúsculas mesmo) desde o primeiro número. Escreve reportagens, esquinas, horóscopos e o que mais aparecer. “Por causa da piauí, tenho diplomas de hipnose, telemarketing e astrologia, cobri campeonato de ioiô e maratona de samba, enfim, só coisas realmente relevantes” diz ela.

A idéia do livro O Verão do Chibo escrito em parceria com Emilio Fraia, surgiu durante a FLIP 2005, quando os dois participaram de uma oficina literária ministrada por Milton Hatoum. Em 2006 começaram a escrever.

Há seis anos e 72 edições, Vanessa mantém a Revista Eletrônica A Hortaliça. Mora no Mandaqui, bairro da Zona Nordeste de São Paulo e não gosta de polvo.

Participação na FLIP
Quinta-feira, 03 de julho
10h – Mesa 1 – Primeiro Tempo
Adriana Lunardi, Emilio Fraia, Michel Laub e Vanessa Barbara, Mediador: João Moreira Salles