Mundos em miniatura

Postado em: 28th junho 2008 por Vanessa Barbara em Clipping
Tags: ,

RODAPÉ LITERÁRIO

São Paulo, sábado, 28 de junho de 2008
MANUEL DA COSTA PINTO

COLUNISTA DA FOLHA

 


Romance de Emilio Fraia e Vanessa Barbara e livro-reportagem da escritora marcam estréia literária


 

COM UMA ficção em parceria com Emilio Fraia e uma reportagem em tom de crônica, sobre o terminal de ônibus do Tietê, em São Paulo, Vanessa Barbara conseguiu fazer miniaturas de mundo com experiências localizadas no tempo e no espaço. É essa sensibilidade para o minúsculo que chama a atenção em dois livros recém-publicados.

O romance “O Verão do Chibo” foi saudado por conta da autoria a quatro mãos, mas não se percebem grandes alternâncias estilísticas. Sua qualidade é de outra ordem: reside na capacidade ímpar de incorporar o olhar de um garoto que transforma seus jogos com os amigos em aprendizado das relações afetivas e sociais.

O enredo se passa durante as férias do narrador e se desenrola quase exclusivamente num milharal em que os meninos da turma (incluindo Chibo, seu irmão mais velho) travam uma guerra de brincadeira. O intervalo de tempo (férias de verão) e o recorte geográfico (sítio interiorano) compõem um “correlato objetivo” da infância: materializam ficcionalmente o período de duração de fantasias que logo se chocam com uma realidade “adulta” pressentida apenas por seus efeitos -e que por isso permanece ameaçadora.

Aparece no livro aquilo que faz parte de um imaginário clássico da infância: a casa no tronco da árvore, a “zona proibida” e a transformação de tampas de garrafa e miolo de pão em utensílios de uma micro-sociedade com hierarquias e coordenadas próprias.

Sem cair numa linguagem infantilizada, Fraia e Barbara -que estarão na Flip- não se desviam do horizonte mental da criança que lida com o desaparecimento de Chibo ou com o surgimento de “homens barbudos de galochas” como capítulos de um enredo fantasioso.

Mas, ao longo do livro -que não deixa de ser um romance de formação em chave lúdica-, o narrador vai conectando esses seres alienígenas e acontecimentos misteriosos ao mundo de fora, aos lavradores que trabalham no milharal e ao fato de que “a gente passa pro outro lado”.

E o que encontramos do outro lado é justamente o caótico jogo adulto que Vanessa Barbara reconstitui em “O Livro Amarelo do Terminal”. Com base em reportagem sobre o terminal do Tietê, ela reuniu um caleidoscópio de histórias sobre pessoas que passam pelos corredores desse formigueiro humano, sobre as siglas e os códigos que regem um microcosmo cuja estrutura administrativa emula os meandros mais sinistros de nosso sistema político. Enfim, um outro mundo em miniatura, cujo lirismo e disparate nada ficam a dever às fantasias e traumas da infância.


O VERÃO DO CHIBO
Autor:
Emilio Fraia e Vanessa Barbara
Editora: Alfaguara
Quanto: R$ 23,90 (120 págs.)
Avaliação: bom

O LIVRO AMARELO DO TERMINAL
Autor:
Vanessa Barbara
Editora: Cosac Naify
Quanto: R$ 35 (256 págs.)
Avaliação: bom